Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Água extraída de minerais faz plantas sobreviverem a períodos de seca

As plantas podem sobreviver a períodos de seca ao extrair água de mineiras como a pedra de gesso (ou gipsita). A descoberta, feita por biólogos da Espanha, pode ter implicações em estudos sobre a vida em outros planetas.


Um artigo sobre a descoberta foi publicado no periódico científico na Nature Communications. Para os cientistas, alguns minerais, como a pedra de gesso, conseguem reter a água em sua estrutura cristalina. O uso dessa água por plantas indica uma nova fonte de sobrevivência em locais muito secos.

A água proveniente de minerais como a pedra de gesso representa uma fonte de água importante para as plantas. Em alguns casos, é possível extrair de 70% a 90% da água necessária para a sobrevivência de plantas com raízes superficiais.

Como a pedra de gesso é um mineral muito abundante, principalmente em terras secas, os pesquisadores acreditam que os resultados do estudo podem ter implicações importantes para a recuperação de terras áridas. Eles acreditam que é possível desenvolver novas tecnologias para reflorestamento e cultivo em zonas secas.

A descoberta também pode ser útil em estudos sobre a biologia em outros planetas. A pedra de gesso, por exemplo, também está presente em Marte. Por isso, a descoberta pode ter implicações importantes na análise de como a vida pode se adaptar a ambientes extremos. 

Fonte: Info Online

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros