Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Proliferação de algas tóxicas deixa cidade sem água potável nos EUA

Uma proliferação de algas no lago Erie deixou milhares de pessoas sem água por dois dias na cidade de Toledo, em Ohio (EUA).


Na imagem feita por satélite é possível ver uma mancha verde na água azul do lago, no canto inferior esquerdo.

O prefeito da cidade proibiu o consumo da água, na última segunda-feira (4), depois de dois dias em que os moradores foram avisados de que a água da estação de tratamento foi contaminada com uma toxina produzida pela alga de água doce Microcystis. A estação de tratamento atende 500 mil cidadãos em Toledo.

Se ingerida, a toxina provoca sintomas como tontura, vômito e dormência. Embora não haja relatos de mortes de seres humanos, ela também pode causar danos ao fígado, de acordo com o escritório de Avaliação de Risco de Saúde Ambiental (OEHHA), na Califórnia. Animais de estimação e criaturas selvagens morreram por conta da toxina, de acordo com OEHHA.

Ferver a água não remove as toxinas, por isso os moradores estão fazendo fila nas lojas e centros de distribuição em busca de água engarrafada. Agricultores de fora da cidade têm bombeado água de poço e levado para a cidade para dar de graça aos vizinhos, de acordo com a imprensa local.

A proliferação de algas acontece pelo escoamento de fertilizantes, o que traz de nitrogênio e fósforo na água. 

Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros