Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Apetite chinês por barbatana de tubarão despenca

Os problemas ambientais da China são presença frequente nos noticiários do mundo. Mas um estudo divulgado nesta semana traz uma boa nova: o maior mercado de barbatana de tubarão do mundo está em franco declínio.


Segundo relatório da organização não governamental WildAid, entidade americana de defesa dos animais, o consumo de barbatana de tubarão, considerada uma iguaria e símbolo de status social, caiu de 50% a 70% nos principais centros consumidores do país em pouco mais de dois anos.

De acordo com a WildAid, cerca de 70 milhões de tubarões são mortos anualmente por suas barbatanas, prática que colocou sob risco de extinção 17% das espécies conhecidas.

Com a mudança de hábitos à mesa na China, diminui a pressão da pesca predatória sobre as populações de tubarões. É uma ação de sucesso ambiental em curso.

Tal façanha foi alcançada graças a campanhas de conscientização ambiental e, especialmente, ao envolvimento do governo chinês, cujo exemplo inspirou outros comensais a abandonar o hábito.

Pequim anunciou em julho de 2012 que iria abolir do cardápio oficial a sopa de barbatana de tubarão como parte dos esforços dos departamentos financeiros para restringir os gastos com alimentos de luxo em recepções oficiais.

Apesar da pouca motivação ambiental, o anúncio foi ovacionado por entidades ativistas de proteção à natureza em todo o mundo. 

Fonte: Exame.com

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros