Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

52% dos pais cedem às chantagens dos filhos no consumo, revela pesquisa

Segundo pesquisa do Portal Meu Bolso Feliz em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 52% das pessoas afirmaram já ter comprado produtos para os filhos mesmo sabendo que essa atitude iria comprometer o orçamento da família.

Quando o assunto é finanças, a maioria dos pais não sabe educar seus próprios filhos. A maioria ainda cede a chantagens de consumo. Basta o filho pronunciar frases como “se você me der, eu prometo que faço isso” e outras que os pais fazem a vontade dele, afirma a pesquisa.

Os pesquisadores ouviram 694 pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, de todas as classes econômicas, nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais.

Quando os pais foram perguntados sobre os produtos mais comprados para os filhos nos últimos três meses, eletrônicos (como jogos, celulares e notebooks) aparecem em primeiro lugar, seguidos por roupas, programas de passeio, calçados e brinquedos.

Argumentos e chantagens

“Não me espanta o fato de que jogos, celulares e notebooks sejam os itens mais comprados pelos pais, porque são exatamente estes itens que deixam as crianças entretidas por mais tempo, inocentando os pais pela ausência de afeto e dedicação às crianças”, explica a psicóloga Maria Teresa.

Para a psicóloga, a criança aprende no convívio com os pais quais são os argumentos e até as chantagens mais eficientes. Na avaliação da especialista, o atual bombardeio publicitário ao qual as crianças estão expostas colaboram para despertar novos desejos e ânsias pelo consumo.

O blog No Azul, do Estadão, listou três sugestões para ajudar os pais:

Não positivo: experiências de frustração na infância são imprescindíveis para que a criança desde cedo aprenda a lidar com situações difíceis e de desconforto. Aprenda a dizer não as vezes, explicando porque o desejo está sendo negado.

Raiz do problema: identifique porque a criança está com tais desejos. Pode ser um problema de autoestima ou de insegurança.

Dê exemplo: entre os entrevistados que têm filhos, 76% já ficaram inadimplentes, e 53% compraram alguma coisa sem precisar nos últimos três meses. Além disso, 74% não reservam uma parte dos ganhos mensais para poupança e 37% está pagando atualmente cinco ou mais parcelas ao mesmo tempo, entre compras parceladas no cartão de crédito, crediário, cheque pré-datado e empréstimos. Um mau exemplo para os pequenos.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros