Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Mundo vai ter de gastar U$ 48 trilhões em revolução energética até 2035

Dados são de relatório divulgado hoje pela Agência Internacional de Energia


Atender a crescente demanda de energia mundial vai exigir mais de U$ 48 trilhões em investimentos até 2035, de acordo com relatório especial divulgado hoje pela Agência Internacional de Energia.

A análise revela que o investimento anual atual de U$  1.6 trilhão no fornecimento de energia precisa crescer nas próximas décadas para U$ 2 trilhões. Os gastos anuais com eficiência energética, usando 2012 como ano base, terão de aumentar dos U$ 130 bilhões de hoje para mais de U$ 550 bilhões em 2035.

“A confiança e a sustentabilidade de nosso sistema futuro de energia dependem de investimento,” disse Maria van der Hoeven, diretora-executiva da agência “Mas isto não vai se materializar, a menos que existam políticas realistas, assim como acesso a fontes de investimento a longo prazo.”

“Nenhuma destas condições está garantida. Há um risco real de escassez, com efeitos na segurança energética regional e global, assim como a possibilidade de que os investimentos sejam mal direcionados se os impactos ambientais não forem refletidos  nos preços,” afirmou ela.

Dados recentemente compilados mostram que os investimentos anuais em novos combustíveis e oferta de eletricidade mais que dobraram em termos reais desde 2000, e que os investimentos em fontes renováveis de energia quadruplicaram no mesmo período.

“Aqueles que elaboram políticas têm pela frente escolhas complexas para tentar conseguir fazer progresso em relação à segurança energética, competitividade e metas ambientais,” disse Fatih Birol, economista-chefe da agência. “Isto não será conseguido sem a mobilização de investidores privados e capital, mas se governos mudarem as regras de forma imprevisível vai ser difícil atrair investidores,” acrescentou, segundo o Daily Telegraph.

Fonte: Planeta Sustentável

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros