Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de junho de 2014

França apresenta ambicioso projeto energético para um país mais verde

A França apresentou, nesta quarta-feira, um esperado projeto para reduzir a dependência do país de energia nuclear e combustíveis fósseis, depois de meses de um intenso debate sobre um dos projetos mais caros ao governo socialista.


A proposta de lei, apresentada ao gabinete pela ministra de energia e meio ambiente Segolène Royal, visa a transformar a França em um país mais verde e em reduzir os custos energéticos do país.

O projeto é uma oportunidade “para desenvolver novas tecnologias, transporte limpo, eficiência energética e, consequentemente, melhorar a competitividade das empresas”, declarou Royal à imprensa, após reunião de gabinete.

Ele objetiva diminuir o consumo final de energia no país pela metade até 2050 e diminuir o uso de combustíveis fósseis em 30% até 2030, em comparação com os níveis de 2012, quando François Hollande foi eleito presidente.

Também pretende reduzir de 75% para 50% a enorme dependência da França de energia nuclear para geração de eletricidade – uma das promessas de campanha de Hollande – e aumentar o uso de fontes renováveis.

O projeto apresenta várias medidas, inclusive a obrigação de tornar prédios e casas mais eficientes energeticamente durante reformas e a instalação de sete milhões de postos de recarga para veículos elétricos nos próximos 15 anos.

O projeto, que ainda precisa passar por um longo processo parlamentar, foi tema de 9 meses de intensos debates, com empresas, ONGs, parlamentares e sindicatos defendendo, cada um, seus interesses.

Especialistas estimam que o projeto custará ao país entre 15 e 30 bilhões de euros em investimentos a cada ano até que a chamada “transição energética” seja concluída.

Um comunicado oficial apresentado no gabinete destacou que o investimento “terá um forte efeito de alavancagem para acelerar o crescimento verde e a criação de empregos”.

Segolène Royal disse aos jornalistas que o objetivo é criar 100 mil empregos no setor da energia. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros