Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dois problemas, duas soluções, um material

Pensando em melhorar a situação das escolas de comunidades carentes da Índia, um projeto criado pela ONG Aarambh reutiliza caixas de papelão. O material é doado pelos donos de comércio do país e transformado em mochilas e carteiras escolares.

Assim como acontece em algumas regiões do Brasil, nas áreas rurais da Índia as escolas não possuem a estrutura adequada para que seus alunos estudem de maneira confortável. A falta de cadeiras e mesas é constante e isso dificulta o aprendizado.

Junta-se a isso mais dois agravantes: a impossibilidade de comprar mochilas para carregar o material escolar e a falta de alternativa para a grande quantidade de papelão descartada. Daí nasceu a ideia de transformar o material em mochila, com um corte que ainda a levasse a ser uma carteira.

A ideia é simples. As caixas de papelão doadas por estabelecimentos comerciais e cooperativas de reciclagem são colocadas em uma máquina de corte e depois é necessário apenas fazer as dobras nas marcações.

Os alunos podem usar a bolsa para carregar o material escolar até a sala de aula e lá, basta desmontá-la e fazer o segundo tipo de encaixe que a caixa se transforma em uma pequena mesa. A opção melhora a postura dos alunos, reduz o cansaço físico e permite maior aproveitamento intelectual.

Cada uma das mesas, apelidadas de Help Desk, custa apenas 50 centavos. Os baixos gastos tornam o projeto ainda mais atrativo e replicável em outras localidades.




Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros