Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de maio de 2014

Estudos indicam que Antártica Ocidental tem geleiras em declínio

O colapso de parte da camada de gelo na Antártica Ocidental parece ter começado e há indícios de que o processo é irreversível, mostram dois estudos publicados nesta segunda-feira (12) pelas revistas “Geophysical Research Letters” e “Science”.


Uma das pesquisas, realizada por cientistas da Nasa e da Universidade da Califórnia em Irvine revela que uma parte da cobertura de gelo da Antártica Ocidental parece estar em um estado irreversível de declínio, sem que nada possa evitar que as geleiras nesta área do derretam e caiam no mar.

O estudo apresenta diferentes linhas de evidência e incorpora 40 anos de observações que levam à conclusão de que as geleiras próximas ao de Mar de Amundsen “passaram do ponto de não retorno “, segundo o glaciologista e autor principal, Eric Rignot.

Essas geleiras já contribuem significativamente para a elevação do nível do mar, liberando quase tanto gelo no mar anualmente quanto toda a camada de gelo da Groenlândia. Eles contêm gelo suficiente para elevar o nível global do mar em 1,2 metros, segundo a Nasa, e estão derretendo mais rápido do que a maioria dos cientistas esperavam. Rignot disse que estes resultados vão exigir uma revisão das previsões atuais de aumento do nível do mar.

“Esta região será um dos principais contribuintes para o aumento do nível do mar nas próximas décadas e séculos”, disse Rignot . “Uma estimativa conservadora é que pode demorar vários séculos para todo o gelo a fluir para o mar. ”

Thwaites – O outro estudo concluiu que a Geleira de Thwaites, também na Antártica Ocidental, possivelmente vai desaparecer em questão de séculos – não menos que duzentos anos -, potencialmente elevando o nível do mar em mais de meio metro.

Os dados para a pesquisa foram colhidos com radar aerotransportado e então trabalhados com mapas detalhados de topografia e modelagem computacional.

A Geleira de Thwaites atua como uma barragem de gelo que estabiliza e o movimento da camada de gelo da Antártica Ocidental. A camada de gelo contém gelo suficiente para causar mais de 3 a 4 metros de elevação global do nível do mar, segundo os pesquisadores.

“Tem havido muita especulação sobre a estabilidade das camadas de gelo marinho, e muitos cientistas suspeitavam que este tipo de comportamento está em curso “, disse Ian Joughin , glaciologista da Universidade de Washington. “Este estudo fornece uma ideia mais quantitativa das taxas às quais o colapso poderia ocorrer.” 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros