Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Fukushima detecta vazamento de 203 toneladas de água radioativa

Cerca de 203 toneladas de água com alto teor radioativo da usina nuclear de Fukushima, no Japão, foram despejadas por erro a instalações que não estavam preparadas para coletar este vazamento, segundo confirmou nesta segunda-feira a operadora da central.


O vazamento é parte de água usadas para refrigerar os reatores 1, 2 e 3 da unidade, que habitualmente é levada para depósitos antes de ser processada para reduzir sua contaminação radioativa, segundo disse à Agência EFE um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco).

As 203 toneladas de água contaminada foram extraídas por quatro bombas “que não deviam estar funcionando” e enviadas de forma errada para um porão da central em vez de rumo aos depósitos especialmente concebidos com este fim, explicou a mesma fonte.

A operadora considera que “não há risco” que o vazamento alcance a área externa da usina, já que não há nenhuma comunicação direta entre o porão do prédio em questão e o exterior, acrescentou o porta-voz.

A água contém vários milhões de becquerels por litro de césio radioativo, segundo estimativas da Tepco, que continua investigando os motivos da falha das bombas que causou o vazamento.

Os vazamentos para o mar e as emissões radioativas ao ar provocadas pelo acidente na central, o pior desde o de Chernobyl em 1986, ainda mantém fora de suas casas cerca de 50 mil pessoas que viviam junto à usina e afetou gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca local.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros