Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

Tecnologia permite que cegos “enxerguem” por meio de sons

O neurocientista Amir Amedi e seus colegas da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram um aplicativo que possui uma tecnologia, com base em algoritmos, capaz de fazer com que deficientes visuais “enxerguem” imagens ao escutarem uma sequências de sons.

No vídeo, um homem cego desde o nascimento consegue descrever rostos desenhados, apontando até o formato da barbar e se a figura está usando óculos. O experimento foi relatado na revista Current Biology, em 6 de março.

Apesar de não terem referência visuais, depois de apenas 70 horas de treinamento, os indivíduos que já conseguiam “ouvir” os pontos e linhas simples passaram a “ver” as imagens integrais, como rostos.

A tecnologia, com base em algoritmos, não só dá “visão” para o deficiente visual, mas também questiona a forma como os neurologistas acreditam que o cérebro está organizado.

Amedi acredita que o cérebro na verdade é uma máquina de tarefas e não sensorial como se achava, ou seja, as partes do cérebro responsáveis por tarefas semelhantes, como a fala , leitura e linguagem estariam intimamente ligadas entre si.

Fonte: Ambiente Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros