Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de março de 2014

Sustentabilidade e economia com a captação de água da chuva

Com a cidade vivendo um déficit de abastecimento de água de 15%, o itabirano José Afonso do Couto, de 54 anos, criou uma alternativa para um consumo consciente e sustentável em Itabira.


Ao construir sua nova casa, o motorista de transporte escolar e aposentado da Vale elaborou uma forma de captação da chuva, utilizando a água coletada para lavagem de seus veículos, da garagem e cuidados com o jardimO motorista, ao construir sua casa, criou duas caixas d’àgua de 500 litros exclusivas para a captação de chuva. De acordo com ele, não há nada de especial no projeto. “Eu só peguei a calha do telhado e desviei certa quantidade de água para essas caixas”, explicou. Ambas as caixas possuem um sistema de filtragem com uma camada de cascalho fino, para eliminar a sujeira.

Tudo começou quando José Afonso morava em um condomínio no bairro Amazonas, onde o consumo de água era coletivo. Com a necessidade de lavar suas vans pelo menos duas vezes por semana, ele sentia que não era justo com os demais moradores, já que todos pagavam partes iguais pela água e ele utilizava mais que os vizinhos. Quando começou a construção de sua nova casa, o motorista implementou o projeto de captação.

Desta forma, José Afonso economiza muitos litros de água por mês ao usar a chuva captada para serviços gerais que não demandam água tratada. “A princípio não visei muito o lado econômico. Eu via a água sendo desperdiçada e pensei que poderia aproveitá-la de outra forma”, contou o motorista. “À medida que as caixas d’àgua enchem, o excedente segue para a rede pluvial”.

O aposentado da Vale espera que outras pessoas e também os órgãos públicos passem a projetar suas construções com ideias sustentáveis, trazendo economia aos bolsos das pessoas e, principalmente, ajudando o meio ambiente.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros