Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Rota da Reciclagem completa seis anos com 880 mil acessos e mais de 5 mil pontos de coleta seletiva

O processo de reciclagem não só é direito, como também dever do cidadão que tem consciência da importância de sua participação nesta ação.
Rota da Reciclagem é um site idealizado pela Tetra Pak®, em plataforma do Google Maps. Ativo há seis anos e com a marca de mais de 880 mil visitas, a página informa mais de 5 mil pontos de coleta seletiva cadastrados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, e auxilia os consumidores a encontrarem locais para destinarem as embalagens longa-vida pós-consumo e outros materiais para a reciclagem.

Para localizar um ponto de entrega dos materiais recicláveis, o consumidor só precisa digitar o seu endereço e o site apontará as cooperativas, pontos de entrega voluntária (PEV) e comércios ligados à cadeia de reciclagem que estão mais próximos dele.

De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak®, a empresa possui grande conhecimento na área de coleta seletiva e reciclagem, funcionando como catalisadora neste processo. “O Rota da Reciclagem surgiu com o intuito de prestar um serviço à população, disponibilizando os locais da coleta seletiva e com isso aumentar o volume de material enviado para a reciclagem”, afirma.

Aplicativo Rota da Reciclagem

Para facilitar ainda mais o acesso dos consumidores, a Tetra Pak® tem, além do site, um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store para os usuários de iPhone e iPad. Ele mostra como qualquer pessoa pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem, e também informa sobre a localização para estas entregas.

“O sucesso da ferramenta brasileira nos estimulou também a lançar uma versão em espanhol, que traz os principais pontos mapeados na Argentina, Chile, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Paraguai e Uruguai. Hoje, o www.rutadelreciclado.com tem cerca de 500 pontos cadastrados e ainda deve ser ampliado para toda a América Central e do Sul”, completa Fernando.

Outros aplicativos do segmento

App Recicle RJ

Surgiu com o objetivo de que qualquer pessoa possa encontrar um ponto de descarte correto do lixo reciclável, no estado do Rio de Janeiro. O app tem endereços para descarte de vidro (oito), papel/papelão (22), eletrônicos (seis), plástico (20), metal (18), madeira (dois), óleo (sete), cartuchos de tinta (16), roupas (quatro) e livros (cinco).

Zero Impacto

Situada em Brasília, a Zero Impacto trabalha no gerenciamento de resíduos tecnológicos e oferece soluções para as pessoas, empresas e órgãos públicos. A empresa lançou, em novembro de 2012, um aplicativo para iphone com localizador de ecopontos para descarte adequado de lixo eletrônico, além de informações relevantes sobre o e-lixo.

Coleta Seletiva 1.0

Desenvolvido pela VWA – empresa especializada em serviços e consultoria na área de conservação e de proteção ao meio ambiente – o Coleta seletiva 1.0 é um jogo que tem como objetivo somar pontos acertando onde jogar o lixo. A última atualização do aplicativo foi feita em março deste ano.

Reciclagem

Resumo de informações que auxiliam profissionais a realizar campanhas de comunicação dedicadas ao tema da reciclagem, de forma rápida e eficaz. O aplicativo requer android 2.1, e sua última atualização foi em maio de 2012.

Aplicativos que informam o que fazer com o resíduo

Reciclagem: Plásticos

Este aplicativo informa como fazer a reciclagem dos plásticos que são utilizados diariamente. Ele requer android 2.2 ou superior, e sua última atualização foi realizada em novembro de 2013.
Reciclagem de garrafas

Informa como reutilizar as garrafas de vidro, transformando-as em pontos de luz. Ele também requer android 2.2 ou superior, e sua última atualização foi realizada em novembro de 2013.

Portais Rota da Reciclagem, Google Play, Apple Store, e Assessoria de Imprensa.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros