Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estudantes criam bicicletário ecoeficiente em Lorena (SP)

Um grupo de estudantes de engenharia ambiental da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentou um protótipo de um bicicletário ecoeficiente, feito de concreto reutilizável, pneus antigos e alumínio. 


O mobiliário urbano foi projetado para aumentar a oferta de vagas para quem usa a bike como meio de transporte na cidade de Lorena, no interior paulista.

O estacionamento para bicicletas conta com 56 vagas e recentemente foi apresentado à Câmara Municipal de Lorena. Com objetivo de diminuir o problema da falta de infraestrutura para ciclistas na cidade, os bicicletários sustentáveis poderão ser espalhados em diversos locais , caso o projeto seja aprovado.

Além dos materiais utilizados na construção do bicicletário, o modelo também conta com placas fotovoltaicas instaladas na parte superior. Segundo a reportagem do G1, o bicicletário ecoeficiente já conta com o aval do secretário de trânsito da cidade, Jaime Silva, e será apresentado ainda em janeiro para o prefeito de Lorena, Fabio Marcondes (PSDB). “Fiz algumas sugestões para que ele possa ser adaptado, simplificado e colocado na realidade do nosso município”, contou a estudante Larissa Mota, uma das idealizadoras do projeto.

Lorena é conhecida como a capital das bicicletas no Vale do Paraíba – dados apontam que cerca de 80 mil habitantes do município utilizam as bikes como principal meio de transporte. Em contrapartida, faltam vagas para os ciclistas, principalmente na região central. De acordo com a idealizadora do projeto, a prefeitura de Lorena reconheceu que falta de estacionamentos para as bicicletas é um problema a ser enfrentado.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros