Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Água do mar quente na costa de Santa Catarina

A água do mar deste ano esta mais quente quando comparada aos anos anteriores para essa época do ano.  Os mapas abaixo (figura 1) mostram que a água da superfície do mar esta aproximadamente 2°C mais quente, em relação aos anos de 2012 e 2013.

A água quente que atinge a costa catarinense se deve a Corrente do Brasil, que nesta época ano, ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região sul do Brasil.

Outro fator que pode estar relacionado a este aumento de temperatura da água do mar na costa são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas.  Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resultou no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.

Quando temos vento do quadrante norte soprando por vários dias, a água da superfície do mar quente é deslocada para o oceano aberto e ressurge água mais fria do fundo, deixando a água da costa mais fria, independentemente da temperatura de ar. Ou seja, na areia tem-se forte calor, mas a temperatura da água do mar fica fria.

Fonte: Ciram

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros