Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

África pode perder 20% de seus elefantes em dez anos; Em 2012, 22 mil animais foram abatidos ilegalmente

Somente no ano passado, 22 mil animais foram abatidos ilegalmente em 27 países africanos; apreensões de marfim já são as maiores dos últimos 25 anos; destino do contrabando geralmente é a China e a Tailândia.

Fiscalização do Ibama atua na destinação de pneus inservíveis e fecha empresa

O Brasil alcançou um índice de aproximadamente 95% da destinação adequada prevista para fabricantes nacionais e importadores de pneus dentro das metas para 2012. Para prevenir a degradação ambiental causada pela destinação final inadequada desses pneus, o Ibama lançou em 2012 a Operação Pit Stop, que até o momento já vistoriou 186 empresas, localizadas em 17 estados e no DF.

O ‘evangelho’ segundo o agronegócio, crônica de Mayron Régis

Para cada comunidade havia uma recompensa. Ele só precisava abatê-las antes de aprenderem a voar. Assim que chegavam no Baixo Parnaíba, os plantadores de soja ou de eucalipto convocavam o Pedrão. Ele mantinha uma lista particular das várias comunidades que abatera. Não conhecia a derrota naquelas Chapadas de Urbano Santos, Anapurus, Santa Quitéria e Barreirinhas.

Leilão sem regulação

Sem regras bem definidas para a exploração do gás de xisto – gás natural encontrado em rochas de folhelho – a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) concluiu a 12a Rodada de Licitações. Dos 240 blocos ofertados, apenas 72 foram arrematados no leilão, principalmente nas Bacias de Sergipe-Alagoas e do Recôncavo Baiano.

Empresa brasileira cria plástico feito com mandioca

Em 2007, pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um filme plástico à base de amido de mandioca e açúcares projetados para ser utilizado em embalagens. O plástico seria biodegradável, comestível, teria propriedades antibacterianas e poderia mudar de cor de acordo com o estado de conservação do produto.

5 soluções naturais para acabar com a poluição da água

Para enfrentar a poluição da água, que compromete a qualidade de vida, a economia, e, principalmente, a sobrevivência das pessoas, a comunidade científica vem desenvolvendo alternativas simples e bem inusitadas, que utilizam apenas recursos naturais de baixo custo para “virar o jogo” em nome da sustentabilidade. Separamos cinco soluções que a ciência encontrou, na própria natureza, para garantir o consumo de água limpa para todas as pessoas.

Buscador alternativo ao Google planta uma árvore por pesquisa realizada

O buscador Ecosia possui o mesmo mecanismo do Google, no entanto, a cada pesquisa realizada no sistema, uma nova árvore é plantada no planeta. Somando mais de dois milhões e meio de usuários em todo o mundo, que realizam cerca de 20 milhões de buscas por mês, o site cumpre papel fundamental para a sustentabilidade de forma inspiradora, desenvolvendo, ainda, outras ações em nome do meio ambiente.

Ciclista cria bike elétrica movida a energia solar

Adaptada para receber auxílio elétrico, a Solar-Cross é uma bicicleta de alto desempenho abastecida por painéis fotovoltaicos instalados em sua própria estrutura. Idealizado pelo ciclista Terry Hope, o equipamento produz energia quase incessantemente – desde que a bike esteja estacionada ou em percurso ao ar livre, recebendo os raios solares. Segundo informou o criador da Solar-Cross, o equipamento dá auxílio para que o ciclista alcance uma velocidade máxima de 50 km/h.

Urina será utilizada para substituir fertilizantes em Amsterdã

A companhia de tratamento de água de Amsterdã desenvolveu um projeto que utiliza a urina armazenada nos sanitários públicos como fertilizante para os telhados verdes da cidade. Embora seja bizarro, o projeto reduz a utilização dos produtos agrícolas que fornecem para as plantas nitrogênio, potássio e fósforo, propriedades organicamente encontradas na urina, e que, nem sempre, são extraídas da natureza de maneira sustentável.

Lagartas têm substâncias capazes de neutralizar o vírus H1N1, diz pesquisa

Pesquisadores do Instituto Butantan, na capital paulista, identificaram substâncias promissoras em lagartas que podem ser usadas no combate a vírus, bactérias e fungos. Um dos estudos, coordenado pelo virologista Ronaldo Zucatelli Mendonça, descobriu uma alta potência antiviral em lagartas da família Megalopygidae. Apesar de a pesquisa ainda estar em curso, já se comprovou que a substância encontrada conseguiu neutralizar o vírus influenza H1N1, além de tornar 2 mil vezes menor a replicação do picornavírus (parente do vírus da poliomielite) e 750 vezes menor a do vírus do sarampo.

Colégio público do Rio é certificado 1ª escola sustentável da América Latina

Quase três anos depois de sua primeira aula, realizada em fevereiro de 2011, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, continua rendendo bons frutos. Além de possuir a segunda melhor média de rendimento escolar do Estado, a escola se tornou oficialmente a primeira instituição de ensino totalmente sustentável da América Latina, ao receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização internacional Green Building Council.

Humanos são fruto de acasalamento entre chimpanzé e porco, diz geneticista

A espécie humana começou como a cria híbrida de um porco macho e uma chimpanzé fêmea – pelo menos é o que sugere um geneticista americano. A afirmação foi feita por Eugene McCarthy, da Universidade da Geórgia, detentor de um pós-doutorado na área e considerado uma autoridade na “hibridização” de animais. Ele argumenta que, enquanto os humanos têm muitas características em comum com os macacos, também têm um grande número de atributos distintivos que não são encontrados em outros primatas. As informações são do Daily Mail.

CEPID guarda o mais importante banco de tumores da América Latina

Quando a FAPESP e o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer lançaram o Projeto Genoma Humano do Câncer, em 1999, o hospital A.C. Camargo – ao qual o Instituto estava associado – começou a armazenar amostras de tecidos tumorais de pacientes com câncer. Esse material deu origem ao primeiro, maior e mais importante biorrepositório da América Latina, com amostras de tumores de mais de 30 mil pessoas.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Urbanização incompleta é estratégia do capital"

Com a usual camisa vermelha, o sorriso miúdo e uma calma que contrasta com sua densa teoria crítica, o geógrafo britânico marxista David Harvey se preparava para uma palestra que lotaria neste sábado (23/11) o Teatro Rival, no Centro do Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores pensadores da atualidade, ele recebeu o Canal Ibase uma hora antes do início de sua fala e não deixou pergunta alguma sem resposta.

Educação para combater a desigualdade

Qual a melhor estratégia para enfrentar a desigualdade social, uma das grandes barreiras para a sustentabilidade global? Cientistas reunidos no 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC), que ocorreu no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (27) sob o tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável”, concordam que um dos caminhos é por meio da redução das iniquidades em áreas como saúde e educação.

Seremos uma célula cancerígena a ser extirpada?

Há negacionistas da Shoah (eliminação de milhões de judeus nos campos nazistas de extermínio) e há negacionistas das mudanças climáticas da Terra. O primeiros recebem o desdém de toda a humanidade. Os segundos, que até há pouco sorriam cinicamente, agora veem dia a dia suas convicções sendo refutadas pelos fatos inegáveis. Só se mantem coagindo cientistas para não dizerem tudo o que sabem como foi denunciado por diferentes e sérios meios alternativos de comunição. É a razão ensandecida que busca a acumulação de riqueza sem qualquer outra consideração.

Mundo em extremos

A escalada de números a cada relatório do IPCC – estamos no quinto relatório, divulgado parcialmente em setembro último – nos mostra cenários em que o aumento de temperatura pode chegar a 4,8 graus até 2100. O aumento entre 1,4 grau e 3,1 graus estimado pelos cientistas refere-se ao patamar intermediário na variação de cenários traçados pelo IPCC.

MPF quer impedir ANP de explorar gás de folhelho (conhecido também como gás xisto)

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) ajuizou ação civil pública para tentar impedir, por meio de liminar, a suspensão do oferecimento da exploração de gás de folhelho (conhecido também como gás xisto) na 12ª Rodada de Leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, ou, caso essa suspensão fique inviabilizada, que seja anulada, na parte do oferecimento de blocos para exploração do gás de folhelho com uso da técnica do fraturamento hidráulico (fracking) e que não se realize outros procedimentos licitatórios a exploração desse gás, enquanto não forem aprofundados os estudos a respeito dos graves riscos ao meio ambiente e à saúde humana. A ação tramita na Subseção Judiciária de Floriano.

Ambientalistas e moradores de regiões afetadas consideram novo Código de Mineração um retrocesso

A proposta de novo Código de Mineração (PL 5807/13) mexe com interesses diversos, como os do setor produtivo, dos trabalhadores e dos moradores das cidades que abrigam minas. Em debates promovidos pela comissão especial que analisa a matéria na Câmara dos Deputados, não faltaram críticas ao texto do Executivo, principalmente por parte de ambientalistas e habitantes de regiões afetadas pela extração mineral.

A vida entre as duas abóbadas, artigo de Washington Novaes

Segundo o noticiário, termina amanhã o prazo concedido por instituições ruralistas ao Ministério da Justiça para que o governo federal solucione os “conflitos fundiários” que envolvem terras ou reivindicações indígenas. Já em carta aberta à presidente da República, organizações indígenas pedem nada menos que intervenção federal em Mato Grosso do Sul para solucionar esses mesmos conflitos – uma “situação urgente e gravíssima” (Instituto Sócio-Ambiental, 22/11). Trata-se, diz a carta, de uma “tragédia anunciada”, pois os fazendeiros partiriam para o confronto, em que haveria “derramamento de sangue”, conforme anunciado por um dirigente da Associação de Criadores do Estado.

Pesquisa estuda efeito da erva-de-passarinho no tratamento do câncer

Os resultados de um estudo realizado desde o ano de 2002, no Amazonas, com erva-de passarinho (Struthantus flexicaulis), vêm sendo considerados promissores no combate ao câncer, segundo a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A pesquisa é realizada pelo doutor em química de produtos naturais e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Anderson Guimarães e foi divulgada nesta sexta-feira (29). Os primeiros resultados do estudo apontaram indícios de atividade antineoplásica, o que pode se transformar numa alternativa no tratamento da doença.

Parceria busca linhagem segura de células-tronco para tratar lesão medular

A obtenção de linhagens seguras de células-tronco pluripotentes para serem usadas, por exemplo, no tratamento de lesões medulares e doenças genéticas como distrofia muscular é o principal objetivo de um projeto que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da North Carolina State University, nos Estados Unidos.

Colesterol ‘alimenta’ câncer de mama, diz estudo

Um estudo feito por cientistas nos Estados Unidos afirma que um subproduto do colesterol pode ajudar o câncer de mama a crescer e se espalhar pelo corpo. A pesquisa sugere que o uso de medicamentos que diminuem o nível de colesterol – as chamadas estatinas – pode prevenir tumores.

Saúde no Brasil evolui, mas ainda precisa melhorar qualidade, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) relatório em que avalia indicadores sociais brasileiros de 2013. No que diz respeito à saúde, afirma que o setor apresentou “relevantes evoluções” nos últimos anos, “com crescente (mesmo se ainda insuficiente) investimento público”.

Falta de saneamento básico é pior no Norte e no Nordeste

Quase 30% dos domicílios urbanos não tinham acesso aos serviços básicos de saneamento (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e iluminação elétrica) em 2012. A informação faz parte da Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros, divulgada na sexta-feira (29) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa informa também que 93,5% não tinham esgotamento sanitário. Nesse indicador, os maiores percentuais foram das regiões Norte e Nordeste (95,3% e 96,0%, respectivamente).

Brasil é referência mundial na reciclagem de embalagens de agrotóxicos

O Brasil é líder mundial na reciclagem de embalagens de agrotóxicos. Grande parte delas se transforma em recipientes para substâncias químicas ou em produtos que não têm contato contínuo com pessoas. Apesar do sucesso, em algumas regiões o programa ainda é deficiente e há dificuldades de lidar com os descartes dos defensivos agrícolas ilegais.

Mudanças climáticas ameaçam desenvolvimento humano no Peru, alerta ONU

O Peru obteve melhoras em desenvolvimento humano na última década, mas avanços como a redução da pobreza estão ameaçados por efeitos das mudanças climáticas se não forem adotadas medidas para mitigá-lo, destacou um relatório do Pnud, divulgado esta quinta-feira.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros