Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Energia solar: sem incentivo não há esperança

Segundo o Worldwatch Institute, a capacidade instalada da energia solar no mundo cresceu 41% em 2012, atingindo a marca de 100.000 MW instalados. Dados extra oficiais apontam que no final de 2013 poderá chegar próximo a 150.000 MW. Em 2007, eram menos de 10.000 MW.

Falar palavrão é doença?

Pode até ser. A compulsão por falar coisas obscenas é um distúrbio que, no vocabulário médico, recebe um nome que já é um palavrão: coprolalia. Quem sofre de coprolalia incorpora, no meio de frases cotidianas, palavras ou frases inconvenientes, grunhidos e gemidos com conotação sexual. Tudo isso sem preceber. O sujeito pode falar “Bom dia, seu Alfredo, como vai a ... da sua mãe?” com a maior naturalidade.

Construções sustentáveis se tornam opção para consumidor consciente

A exemplo de outros setores da economia, a construção civil começa a mudar parâmetros para ofertar no mercado as chamadas construções sustentáveis ou verdes, cada vez mais procuradas por consumidores conscientes de que é preciso evitar o desperdício de recursos naturais que estão cada dia mais escassos e que, assim, representam uma ameaça às futuras gerações.

Grupo pede mais ação e coerência do governo brasileiro

Pouco antes do walk out que mobilizou a maior parte das organizações da sociedade civil que participavam da Conferência do Clima de Varsóvia, representantes de entidades e de coletivos da juventude brasileira participaram de uma coletiva de imprensa oficial no Estádio Nacional, palco das negociações internacionais desse ano, e abordaram alguns pontos que consideram problemáticos para o Brasil nas discussões multilaterais e em sua política interna de enfrentamento das mudanças climáticas. 

Sustentabilidade, muito além da questão ambiental, artigo de Gelma Reis

A ideia de planejamento de política ambiental surge do principio de sustentabilidade, que compreendemos como o que fornece as bases sólidas para um estilo de desenvolvimento humano que preserve a qualidade de vida da espécie do planeta. A sustentabilidade política é uma forma de fazer política sem degradar os outros meios, ou seja, é uma ideia de equilíbrio em todos os campos, seja ele social, econômico, político ou ambiental.

O uso abusivo de agrotóxicos frente ao direito do consumidor, por Aluer Baptista Freire Júnior e Jarbas de Sá Viana Filho

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o controle da aplicação indiscriminada de agrotóxicos nos produtos agrícolas em face ao direito do consumidor. A falta de interesse, motivada por questões econômicas e políticas, está nos levando a um quadro extremamente preocupante, quanto à qualidade de produtos consumidos e a saúde dos consumidores, produtores e trabalhadores rurais e a conservação do Meio Ambiente. Dessa forma se faz necessário observar as normas consumeristas para que o destinatário final do produto tenha consciência daquilo que esta adquirindo e o possível risco a saúde que poderá ocorrer em virtude da ingestão de produtos em que foram utilizados agrotóxicos durante todo procedimento de cultivo.

Cariocas terão pontos de coleta de equipamentos eletrônicos

A população pode descartar, da forma adequada, aparelhos eletrônicos que contenham substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente. Uma grande caixa de metal foi montada na Estação da Carioca, no centro, pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) para o depósito de computadores, televisores e teclados, a fim de lançar a quarta edição da Campanha Natal da Eletrorreciclagem, que vai até o dia 20 de dezembro.

Minc reconhece que despoluição da Baía de Guanabara está longe do ideal

Apesar de reconhecer que as águas da Baía de Guanabara ainda estão longe das condições necessárias à realização dos Jogos Olímpicos de 2016, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse nesta quinta-feira que os programas do governo do Estado já em andamento, aliados a outros que estão “saindo do papel” garantirão o cumprimento dos compromissos firmados para os Jogos de 2016.

Pesquisadores de Taubaté/SP estudam impactos ambientais na Antártica

Pesquisadores de Taubaté (SP) estão preparando as malas para viajar à Antártica nos próximos dias, onde passarão por um período de estudos sobre os impactos ambientais e a vida dos peixes na região. A iniciativa faz parte de um projeto financiado pelo governo federal, por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do qual participam 16 universidades do país.

Material cerâmico converte energia solar em combustível veicular

Converter energia solar em combustível que pode ser estocado e disponibilizado para o abastecimento de veículos já é realidade, pelo menos em laboratório. O experimento, realizado por Sossina Haile, do California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos, abre uma nova via para a produção sustentável de energia – um dos maiores desafios da atualidade.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Plano de saúde é obrigado a autorizar internação de dependente

O Juiz de Direito da 22ª Vara Cível de Brasília deferiu liminar para determinar que a Amil, no prazo de 48 horas, autorize a internação de dependente químico em clínica para tratamento, sem limitação temporal, sob pena de multa diária no valor de R$ 2.000,00.

A ponta do iceberg

Há uma semana, o negociador das Filipinas, Yab Sano, anunciava uma greve de fome, que deveria ser levada até que os negociadores da COP-19 alcançassem algum resultado significativo. Se na internet seu abaixo assinado já conquistou mais de 500 mil assinaturas, entre seus pares parece ter havido pouco eco – a segunda semana da COP começa sem nada de significativo. E em um clima de desânimo e indignação.

Mais de 300 anos após a morte de Zumbi, negro ainda sofre com discriminação

Comemorado dia 20, data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra deve servir para que os brasileiros reflitam sobre a desigualdade, a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade. É o que revela nota técnica do Instittuto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ao mostrar, por exemplo, que, em Alagoas, os homicídios reduziram a expectativa de vida de homens negros em quatro anos.

‘Apenas 5% dos consumidores brasileiros podem ser considerados conscientes’. Entrevista com Moacir Darolt

“Atualmente o estado do Paraná está dominado pela semente transgênica (no caso da soja e do milho). O princípio da precaução não foi observado no caso do Paraná e do Brasil. As consequências, saberemos no futuro próximo”, afirma o pesquisador e agrônomo.

Cearês com legendas, artigo de Montserrat Martins

“Que tranqueira!”, eu disse, e foi um constrangimento geral. Me senti como se, num país exótico, tivesse falado um palavrão na língua deles. Estava no interior de São Paulo, perto da fronteira com Minas, num engarrafamento de carros na estrada, que aqui no sul chamamos de “tranqueira”, mas que pela reação deles devia ter outro sentido lá. “Tranqueira” lá significa uma pessoa “mal conceituada”, digamos assim, foi o que consegui entender afinal.

Decifrando os segredos da genética

Doenças genéticas atingem entre 2% e 3% das crianças nascidas de pais sadios. Um “erro” em um único gene, mutações inesperadas ou genes que, de acordo com o ambiente, aumentam nossa predisposição a doenças complexas podem resultar em mais de 20 mil condições como distrofias musculares, mal de Parkinson, Alzheimer, cardiopatias, autismo, nanismo, entre outras.

Londres vai usar calor do metrô para aquecer residências

Pensa em quantas vezes já não passou sufoco dentro do metrô em dias abafados? Atento a essa experiência “sudorenta”, que não é exclusividade brasileira, a prefeitura de Londres vai utilizar o calor produzido no agitado metrô para suprir a demanda de energia para aquecimento das residências.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ana Paula Maciel ganha liberdade provisória

A Justiça russa decidiu, nesta terça-feira, conceder liberdade provisória à ativista brasileira Ana Paula Maciel. A gaúcha foi a quarta pessoa, dentre os 30 presos, a ter o pedido de fiança aceito, e a primeira que não é de nacionalidade russa. Ontem, o fotógrafo freelancer Denis Sinyakov, a médica Ekaterina Zaspa e o ativista Andrey Allakhverdov – todos russos – também ganharam liberdade. O tripulante australiano Colin Rusell teve a prisão preventiva estendida por mais três meses. Todos, porém, continuam sob as acusações de vandalismo e pirataria. O grupo foi preso no dia 19 de setembro, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.

Austrália, Canadá e Japão formam o 'trio do retrocesso'

A semana decisiva da COP-19 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) em Varsóvia, na Polônia, não traz notícias otimistas para quem esperava medidas mais ambiciosas dos países. Enquanto os Estados Unidos demonstram disposição em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, outros países desenvolvidos parecem regredir. Depois do Canadá e da Austrália, foi a vez do Japão dar um passo atrás e anunciar cortes em sua meta de redução de emissões.

ONU: Indústria do carvão deve se transformar radicalmente para evitar piora do aquecimento global

A indústria do carvão deve sofrer uma transformação radical para que os impactos das mudanças climáticas sejam diminuídos, afirmou a secretária executiva da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, em uma reunião com os chefes da indústria na Polônia, na segunda-feira (18).

Brasil e Alemanha: lei internacional e direitos humanos para a espionagem sem limites, artigo de José Rodrigues Filho

As denúncias de espionagem de Edward Snowden levaram o mundo a conhecer o poder dos Estados Unidos sobre a Internet e seus usuários. Em fóruns da área, o Brazil tem defendido um novo modelo de governança da Internet, contrariando a dominação e interesses dos Estados Unidos e de suas principais corporações. Por que os Estados Unidos tem este poder de impor regras e espionar seus cidadãos e cidadãos estrangeiros?

Amizade, artigo de Gilmar Passos

A amizade é o que de mais sagrado se tem entre os relacionamentos humanos. É uma riqueza processual adquirida por um longo processo entre os seres envolvidos e que possibilita uma vivência profunda e prazerosa. Por ela as relações humanas se solidificam constantemente, sem regressão. O mundo, então, torna-se mais humano, mais saudável.

‘Brasil não precisa expandir uso do carvão’, diz especialista em energia

Após mais de quatro anos sem a participação de energia produzida com carvão em leilões públicos, o governo brasileiro voltou a permitir essa oferta. A primeira vez foi no fim de agosto e a próxima está marcada para o dia 13 de dezembro – um movimento que já despertou a atenção de especialistas.

Fragmentação florestal afeta biodiversidade de aves

Processos de deflorestação são conhecidos como obstáculos para a manutenção dos ecossistemas em florestas, mas suas consequências, distintas para espécies da flora e da fauna, podem ser ainda piores para determinados grupos de animais. É o que indica uma pesquisa liderada pelo professor Mauro Galetti, do Departamento de Ecologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro.

Rio lança programa de reciclagem de óleo em escolas públicas

As escolas públicas do estado começaram a adotar, a partir dessa segunda-feira (18), as medidas de reciclagem e de sustentabilidade ambiental previstas no Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove). A iniciativa visa estimular a reciclagem do óleo de cozinha para o uso como matéria-prima na produção de sabão e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel. O lançamento ocorreu no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcth, no bairro da Taquara, zona oeste da cidade.

Ativistas protestam contra reunião da indústria do carvão em Varsóvia

Conferência do clima COP 19 A última semana da conferência mundial do clima começou movimentada. Ativistas ignoraram o frio e se dividiram em vários protestos pela cidade. O alvo, dessa vez, foi a indústria do carvão, que começou na segunda-feira (18) seu encontro mundial também na capital polonesa, em uma “coincidência” de datas que foi considerada uma afronta aos ambientalistas.

Emissões de carbono ameaçam planos de Copa verde no Brasil

A quantidade de emissões de gases do efeito estufa durante a competição em 2014 pode prejudicar os planos brasileiros de realizar uma Copa sustentável – promessa assumida quando fora escolhido como anfitrião. O País tem avançado em diversos pontos, como a certificação ambiental dos estádios, mas pode finalizar o evento com uma conta alta de C02 por neutralizar.

Clima causou prejuízo de US$ 200 bi por ano na última década, diz relatório

Perdas econômicas globais causadas por situações extremas no clima aumentaram para quase US$ 200 bilhões (R$ 453,6 bilhões) por ano na última década, e parece certo que vão subir ainda mais, já que as mudanças climáticas estão piorando, segundo um relatório do Banco Mundial divulgado nesta segunda-feira (18).

Primeiro ônibus elétrico a bateria brasileiro começa testes em SP

O primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria foi apresentado nesta terça-feira (19) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com a empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), uma unidade do veículo fará a operação de testes, a partir de dezembro, percorrendo o corredor Diadema-São Paulo.

Saneamento básico é negado a um terço da população mundial, diz ONU

Cerca de um terço da população mundial, o equivalente a 2,5 bilhões de pessoas, não tem acesso a serviços de saneamento adequados e 1,1 bilhão de pessoas ainda são obrigadas a fazer suas necessidades básicas ao ar livre, advertiu nesta terça-feira a ONU por conta do Dia Mundial dos Banheiros.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros