Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

‘A escola é só uma pequena parte da educação’

A psicóloga Camila Piza é uma das criadoras do livro Volta ao Mundo em 13 escolas, projeto que percorreu nove países em busca de iniciativas inovadoras de ensino. No próximo dia 31, durante sua palestra no TEDx Unisinos, a psicóloga vai compartilhar a experiência de ter conhecido de perto os objetivos, os métodos e as rotinas dessas instituições. Experiência esta que – segundo texto publicado no blog do Coletivo Educ-ação – proporcionou a percepção de que “educação, vida e autoconhecimento andam lado a lado” e que “a escola é só uma pequena parte da educação”.

BMW promete fabricar versões elétricas de todos os seus carros

A BMW anunciou recentemente que vai fabricar uma versão elétrica para cada veículo de sua linha regular, começando pelo X5 SUV. Uma das marcas mais estimadas do mundo, atualmente a alemã vem concentrando esforços para produzir carros livres de combustíveis, como o i3, primeiro veículo elétrico da BMW, que chega ao Brasil no ano que vem.

Japoneses instalam painéis solares em lavouras

Um grupo de agricultores japoneses aproveitou a terra em que se desenvolvem as culturas para implantar, ao mesmo tempo, sistemas de geração de energia fotovoltaica. Com a eletricidade obtida dos raios de sol, os produtores fornecem eletricidade para a fazenda, e, ainda, aproveitam em totalidade o espaço em que ficam plantados os alimentos.

Quase metade dos brasileiros compra produtos que nunca usa, revela pesquisa

Apesar de se declarar moderado na hora das compras, o brasileiro não resiste aos impulsos e leva para casa produtos sem planejamento, revela pesquisa divulgada na terça-feira, 22 de outubro, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento mostra uma contradição no comportamento do consumidor: 88% dos entrevistados declaram-se moderados ou conservadores na hora de fazer compras, mas 47% admitiram terem comprado produtos que sequer chegaram a usar.

Energia eólica pode responder por 18% da eletricidade mundial até 2050

Atualmente a energia eólica responde por 2,5% de participação na matriz elétrica mundial, mas esse número pode saltar para 18% até 2050, segundo dados de um relatório lançado na segunda-feira, 21 de outubro, pela Agência Internacional de Energia (AIE). De acordo com o documento IEA Technology Roadmap: Wind energy – 2013 Edition, os cerca de 300 gigawatts que essa fonte renovável entrega pode aumentar pelo menos sete vezes.

Proteína de lagarta age contra vírus do sarampo e H1N1

Mais da metade de todas as espécies animais conhecidas são insetos. Mas como espécies com um sistema imune tão pouco desenvolvido – principalmente se comparado aos mamíferos – evoluíram ao longo de 350 milhões de anos e sobrevivem hoje nos mais diversos ambientes do planeta, até nos mais hostis?

Anvisa analisa legislação que trata do uso de animais para fins científicos

A legislação que trata do uso de animais para fins científicos e didáticos está sob análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autarquia avalia se há lacunas referentes à fiscalização das pesquisas para produção de medicamentos e cosméticos que podem ter impacto no uso de cobaias.

A legislação de agrotóxicos e a ‘pseudoirresponsabilidade’ do usuário. Entrevista com Paulo Engel

“Os operadores do direito não devem se curvar diante das dificuldades por falta de normas ou incoerências das existentes, devendo, assim, lançar mão da criatividade e buscar a tutela da qualidade ambiental com as ferramentas disponíveis; amparando-se, portanto, na Constituição da República de 1988, na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei dos Crimes Ambientais e até mesmo no Código Penal”, afirma o mestre em Direito.

Aviação brasileira faz primeiro voo comercial com bioquerosene

Decolou no início da tarde de ontem (23) do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, o primeiro voo comercial brasileiro com bioquerosene. A operação com combustível renovável, feita pela companhia Gol Linhas Aéreas, pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa. A empresa espera disponibilizar cerca de 200 rotas com essa tecnologia durante a Copa do Mundo de 2014. O evento marca o Dia do Aviador, celebrado na data em que Santos Dumont fez o primeiro voo em um avião.

Alimentos agroecológicos em tempos de crise, artigo de Esther Vivas

Muitas vezes, associamos comida agroecológica com comida cara. E, em tempos de recessão, pensamos que não podemos gastar tanto dinheiro em comida. De fato, estima-se que 41% das famílias no Estado Espanhol mudaram seus hábitos de consumo como resultado da crise, a fim de economizar, de acordo com o Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS).

Manaus/AM: Oficina vai demonstrar como construir e manter a saúde do solo sem uso de produtos químicos

Integrar saberes e experiências científicas, tradicionais e populares que indiquem o caminho da construção e manutenção da fertilidade e saúde do solo por meio de práticas agroecológicas. É com este propósito que a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), em conjunto com diversas instituições parceiras, promove, de 28 a 30 de outubro (segunda-feira a quarta-feira), a II Oficina Museu Vivo de Construção e Manutenção da Saúde do Solo.

Rotulagem Ambiental, por Antonio Silvio Hendges

A rotulagem ambiental é uma ferramenta de mercado que ao evidenciar características e atributos ambientais, busca influenciar as decisões dos consumidores para a aquisição de produtos menos agressivos ao meio ambiente. Além desta demanda comercial, a rotulagem também tem características relacionadas com a gestão ambiental, estímulo às inovações tecnológicas e educação ambiental para o consumo de produtos menos agressivos e com impactos controlados.

A Percepção Ecológica da Vida, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

Num texto datado de 1882, um mestre da comunidade dos Himalaias (próximo ao planalto tibetano) escreveu que “a natureza uniu todas as partes do seu Império por meio de fios sutis de simpatia magnética, e há uma relação mútua até mesmo entre uma estrela e um homem”.

Especismo e ecocídio: a extinção dos tigres, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

No espaço de um século a população de tigres selvagens diminuiu de cerca de 100.000 (cem mil) para 3.500 indivíduos. Três subespécies – Javan, Bali, e Caspian tigres – desapareceram durante o século 20. Uma quarta subespécie, o tigre do Sul da China, não foi vista na natureza há mais de 25 anos e foi assumida como extinta durante a década de 1990.

Agência dos EUA alerta donos sobre guloseimas para cães e gatos

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) alertou donos de cães e gatos sobre possíveis problemas nos animais após o consumo de guloseimas direcionadas a eles importadas da China. A agência pediu que os donos relatem qualquer mal estar dos animais.

Uma minicidade verde brotará no aeroporto da Coreia do Sul

A Coreia do Sul não parece estar satisfeita em ter um dos melhores aeroportos do mundo: o país quer ter, também, o mais sustentável. Como planeja fazer isso? Construindo uma minicidade sustentável no interior do Aeroporto Internacional de Incheon, o segundo melhor do mundo no ranking da consultoria Skytrax, perdendo apenas para o de Cingapura.

Radiação registrada em canal de escoamento de Fukushima duplica

A radiação registrada em um canal de escoamento da central de Fukushima, situado junto a um tanque que em agosto vazou 300 toneladas de água contaminada, duplicou em relação às medições realizadas um dia antes, informou nesta quinta-feira (24) a operadora da usina.

Cidades serão desafio do Brasil na sustentabilidade, diz secretário

O maior desafio do Brasil na área da sustentabilidade envolve a adequação das grandes cidades, disse na quinta-feira (24) o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre, que participou de encontro da Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

STF começa julgamento sobre demarcação de terras indígenas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar por volta das 14h30 desta quarta-feira (23) se as regras de demarcação adotadas em 2009 para a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, devem ser aplicadas em todas as outras terras indígenas do país.

Austrália sedia reuniões para criação de áreas protegidas na Antártida

A criação de duas áreas de proteção para a Antártida é o tema principal da reunião anual da Convenção sobre a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártica (CCAMLR, sigla em inglês) que começou nesta quarta-feira na cidade de Hobart, na Austrália.

Primeira escola a adotar cardápio 100% vegetariano comemora rendimento dos alunos

Enquanto o Congresso Nacional está para aprovar no Brasil um projeto de lei que proíbe as cantinas das escolas de vender bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio, uma escola pública de Queens, nos Estados Unidos, já colhe os frutos por ter sido a primeira do país a adotar um cardápio 100% vegetariano.

Brasileiro ainda desconhece fatores de prevenção do diabetes, mostra pesquisa

Cuidar da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumar ainda não são fatores reconhecidos pela população como medidas para prevenir o diabetes do tipo 2, mostra pesquisa divulgada ontem (22) pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A maioria dos entrevistados (87%) acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Essa percepção, segundo a entidade, é um antigo mito que dificulta o tratamento.

‘O grande desafio desse século: migrarmos para uma economia mais ‘amigável’ com o meio ambiente. Entrevista com André Lima

“O Brasil se orgulha de ser o celeiro, o canteiro de obras e de extração de minérios do mundo e não está se preparando para de fato ser a nova economia, apesar do seu enorme potencial comparativo (em biodiversidade, florestas, clima e água)”, constata o assessor do IPAM

Selos Ambientais, por Antonio Silvio Hendges

Os selos são as certificações ambientais atualmente mais requeridas e com maior visibilidade. Podem ser restritos a um produto ou amplos em relação às matérias primas e processos, atestando a aprovação com base em critérios pré definidos através de auditorias independentes que verificam as condições objetivas em que são realizadas as atividades de produção ou serviços.

A destruição das florestas do Paraná e a extinção das onças do Parque do Iguaçu, por José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil está acabando com o verde da sua bandeira. O desflorestamento do país é um crime de ecocído e um crime de especismo, que provoca a extinção de incontáveis espécies vegetais e animais. Em uma região tão rica em biodiversidade, os brasileiros – para atender a demanda interna e internacional – já destruíram 93% da Mata Atlântica. Para piorar, os mesmos crimes estão sendo cometido nos demais ecossistemas brasileiros, sendo que 20% da Floresta Amazônica já foi eliminada e a destruição continua a passos largos.

Dados mostram redução de emissão de CO2 no setor energético dos EUA

As emissões de dióxido de carbono relacionadas com a produção e o consumo de energia nos Estados Unidos foram reduzidas em 2012 pra 5,29 bilhões de toneladas métricas, seu nível mais baixo desde 1994, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.

Bill Gates investe em reator movido a lixo nuclear

Num prédio discreto em Bellevue, no Estado de Washington, engenheiros, físicos e especialistas nucleares estão investindo num sonho de Bill Gates: um novo tipo de reator nuclear que possa ser movido pelo lixo nuclear de hoje, fornecer toda a eletricidade que os Estados Unidos vão precisar pelos próximos 800 anos e, possivelmente, reduzir o risco de proliferação de armas nucleares.

Nitrato de fertilizantes pode afetar solo por décadas, sugere estudo

Fertilizantes de nitrato sintético, usados na agricultura de larga escala, podem deixar um legado de poluição que persistiria por décadas no solo e na água subterrânea, advertiram cientistas da França e Canadá, que publicaram estudo na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA, a “PNAS”.

China diz que condição climática dificulta dispersão de poluição

A luta da China contra a poluição atmosférica, problema que praticamente paralisou uma cidade de 11 milhões de habitantes nesta semana, está sendo atrapalhada pelas condições climáticas adversas, disse uma autoridade ambiental nesta terça-feira (22).

Prefeito oferece escola em local livre de radiação a crianças de Fukushima

A partir de abril, os pais que vivem na região de Fukushima poderão enviar seus filhos para estudar na cidade de Matsumoto, que fica a cerca de 300 km do local onde ocorreu o acidente nuclear em 2011. A cidade pagará US$140 mil por ano por uma casa de seis quartos e por cuidadores; os pais não pagarão mensalidade, mas cobrirão despesas como refeições e outros gastos.

Comunidade científica debate propostas para fomentar a inovação

A necessidade de valorizar os pesquisadores, diminuir a burocracia e fortalecer os mecanismos de incentivo à inovação, como os parques tecnológicos e as incubadoras de empresas, foram alguns dos temas debatidos no seminário São Paulo, Cidade da Inovação, realizado segunda-feira (21/10) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Estudo indica que HIV ganha diversidade genética em São Paulo

Ao analisar amostras sanguíneas de 51 crianças e adolescentes soropositivos da cidade de São Paulo, nascidos entre 1992 e 2009, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) observaram uma variabilidade genética do vírus HIV maior que a apontada em estudos anteriores, feitos com adultos.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros