Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Rumo à sociedade do bem estar

Consumidor Moderno Consciente

A felicidade do brasileiro está diretamente relacionada ao consumo. É o que aponta um levantamento realizado pelo Instituto Akatu, a pesquisa é a oitava edição da série de publicações sobre Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo consumidor brasileiro, realizada desde 2000. Os dados da pesquisa foram apresentados durante o VII Fórum ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de Sustentabilidade, em São Paulo, pelo Gerente de Conteúdo e Metodologia do Instituto Akatu, Dalberto Adulis.

Estados Unidos vão limitar emissões de novas usinas de energia

O governo Barack Obama anunciará ainda nesta sexta-feira (20) que novas usinas de geração de energia a gás natural deverão emitir no máximo 453,59 kg (1000 libras) de dióxido de carbono por megawatt-hora e as de carvão 498,95kg (1100 libras). Atualmente, a média das termoelétricas seria de 816,47kg (1800 libras).

Cultura segregacionista

A segregação é uma cultura e impregna o instinto. A reação ao diferente é impulsiva, irracional. Como a do ianque que despreza muçulmano por identificar nele um terrorista em potencial; do judeu sionista em relação a árabes; do branco racista frente ao negro; do cristão homofóbico diante de um homossexual.

Carta Pública ao Papa Francisco pela convocação de uma Assembleia Global para a defesa da vida na Terra

Caríssimo Irmão Papa Francisco,

Nós, abaixo-assinados, cristãos e membros de outras religiões, apoiamos a proposta da 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviando-lhe essa carta pública com um pedido muito especial: que o senhor convoque uma Assembleia Global para a defesa da vida na Terra.

Precisamos ser pássaros e não devemos ser rei ou imperador, artigo de Gilmar Passos

Dentro da história da humanidade há grandes relatos sobre grandes reinos e impérios. Duas dimensões que ganham destaque e encantam a muitos. O encanto vem da imagem que ficou dentro da história e na psicologia das pessoas. Reis e imperadores são apresentados como aqueles que se fixavam numa região geograficamente estratégica, de onde partiam para conquistar terras e pessoas de um modo ambicioso e sem limites.

Enxame Humano? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Durante a maior parte dos 200 mil anos de história do Homo Sapiens o crescimento populacional foi lento. Segundo dados históricos de Angus Maddison, a população mundial era de 226 milhões de habitantes no ano 1 da era Cristã e gastou mais de um milênio e meio para dobrar de tamanho.

Em 2 anos, dengue cresce 469% no DF, mas número de agentes cai 28%

Embora a quantidade de casos confirmados de dengue no Distrito Federal tenha crescido 469% nos últimos dois anos, o número de agentes que atuam em campo para combatê-la caiu 28% no mesmo período. Foram 1.499 ocorrências da doença em 2011, contra 8.534 até setembro de 2013, incluindo os casos “importados” (quando a pessoa é contaminada fora da cidade onde reside). Já o total de servidores, de acordo com a Secretaria de Saúde, passou de 711 para 510. A pasta informou que aguarda a realização de concurso público para a área.

Campanha mundial engaja 35 milhões para limpar praias

Melhor seria que ninguém sujasse as praias, mas, como isso ainda é apenas um desejo, a ONG Ocean Conservancy (OC) promove o Dia Internacional de Limpeza das Praias todos os anos, no terceiro sábado de setembro, que mobiliza cerca de meio milhão de pessoas de 87 países diferente.

Mudanças climáticas parecem ter se amenizado em 15 anos, diz agência

Cientistas prestes a divulgar um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas estão lutando para explicar por que as mudanças climáticas parecem ter diminuído de intensidade nos últimos 15 anos, mesmo com o aumento das emissões de gases de efeito estufa pelos países.

CCJ do Senado aprova fim do voto secreto em todas as votações

Após muita polêmica e divergência, principalmente entre senadores do PT e do PSDB sobre o fim do voto secreto em todas as votações do Poder Legislativo ou apenas nos casos de deliberação sobre cassação de mandato, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou a proposta de emenda constitucional (PEC) da Câmara dos Deputados que extingue o sigilo de todas as decisões.

Quais ecossistemas são mais vulneráveis às mudanças climáticas?

Uma nova pesquisa, publicada no periódico Nature Climate Change, é a primeira a combinar os impactos esperados das mudanças climáticas com a degradação das ações humanas para criar uma lista das mais vulneráveis regiões do planeta. Entre as áreas em maior perigo estão o sul e sudeste da Ásia, o oeste e a parte central da Europa, o centro-leste da América do Sul e o sul da Austrália.

Imprensa ainda ajuda a disseminar confusão sobre mudanças climáticas

O jornalismo tem um papel muito importante na conscientização da sociedade sobre as consequências das mudanças climáticas ao “traduzir” estudos científicos para que os cidadãos saibam o que já está acontecendo ao seu redor e quais serão os impactos em suas vidas caso nada seja feito para lidar com o aquecimento global.

Educação a distância cresce mais que a presencial

A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC).

Ministro lança campanha de conscientização contra violência no trânsito


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro lançou hoje (17) campanha de trânsito com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a gravidade das consequências dos acidentes de trânsito, em grande parte provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas ou pelo consumo de drogas.

Evidências da influência do homem no aquecimento global são "esmagadoras"

A dez dias de o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) publicar seu novo relatório, pesquisadores do Grupo Earth League, que reúne alguns dos mais renomados climatologistas do planeta, atestam que as mudanças climáticas são antropogênicas.

Ministra Izabella Teixeira ganha prêmio da ONU por ação ambiental

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, recebeu na noite desta quarta-feira (18), em Nova York, o prêmio “Campeões da Terra”, destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que tiveram atuação ambiental destacável.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bem-estar do brasileiro continua melhorando, apesar de ritmo de crescimento menor

A segunda edição do Índice Itaú de Bem-Estar Social (IIBES), indicador que avalia a melhoria das condições de vida dos brasileiros, revela que nas últimas décadas o Brasil conseguiu crescer com mais distribuição de renda e melhores condições de vida. Entretanto, a partir de 2008, o avanço do bem-estar ocorre com menos intensidade, já que alguns aspectos das condições econômicas e humanas cresceram menos ou pioraram marginalmente. Essa dinâmica, inclusive, pode ser uma das explicações por trás das manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil no meio do ano.

Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para mais de 7 mil crianças

O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®, iniciativa da BASF – empresa química líder mundial, implementado pela Fundação Espaço ECO®, leva para quatro cidades brasileiras o projeto Teatro Mata Viva®. A iniciativa, que tem como objetivo abordar o tema da sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas, beneficiará mais de 7 mil crianças de escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Esforço para viabilizar o carvão

O governo brasileiro continua investindo no carvão mineral como fonte complementar da matriz elétrica. O combustível fóssil recebeu desoneração de PIS/Cofins para sua comercialização, quando da destinação à geração de energia elétrica. A despeito dos esforços, o leilão de energia promovido em 29 de agosto não conseguiu compradores para nenhum dos três projetos de instalação de termelétricas a carvão. A prioridade dada à alternativa suja foi repudiada por entidades ambientalistas, como WWF, The Nature Conservancy e Greenpeace.

Cozinha ‘slow’ para ir longe, artigo de Esther Vivas

Ao defender outro modelo de agricultura e de alimentação, pensamos sempre no papel chave dos que trabalham a terra e dos que consumimos; porém, esquecemos que nessa cadeia, cada dia mais longa, que vai do campo ao prato, encontram-se também outros atores que jogam importante papel na hora de apostar em práticas de produção, distribuição e consumo mais justas: cozinheiras e cozinheiros à frente de fogões e de restaurantes vários têm muito a dizer sobre o que cozinham e o que comemos.

Política energética em debate. Os casos do ‘gás de xisto’ e o ‘leilão de Libra’

A análise da Conjuntura da Semana é uma (re)leitura das Notícias do Dia publicadas diariamente no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, parceiro estratégico do IHU, com sede em Curitiba-PR, e por Cesar Sanson, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, parceiro do IHU na elaboração das Notícias do Dia.

STJ obriga Google a quebrar sigilo de usuário

O Google Brasil sofreu uma segunda derrota, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), relativa à quebra de sigilo de mensagens eletrônicas do Gmail em investigações policiais. Por unanimidade, a Corte Especial manteve decisão proferida no início do ano que obrigou a empresa a fornecer e-mails de usuários que contam com foro privilegiado, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Eles são investigados no Distrito Federal por formação de quadrilha, corrupção, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Japão quer avaliar reduzir dependência da energia nuclear

O ministro do Comércio e Indústria do Japão, Toshimitsu Motegi, disse nesta terça-feira (17) que o governo quer avaliar a redução da dependência da energia nuclear, dois anos e meio depois de um terremoto seguido de tsunami que danificou a usina de Fukushima, no nordeste do país.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros