Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Consumismo infantil: uma grave moléstia social

As crianças brasileiras passam uma média de cinco horas na frente da televisão, número que figura entre os maiores do mundo. Ou seja, 35 horas semanais (quase uma jornada de trabalho) de bombardeio por comerciais e exposição a toda a sorte de produtos, de fast food, a brinquedos. Além disso, 15% da população infantil do país é obesa.

Mais Médicos legitima discriminação injustificável

Ganha o país um grande debate público sobre os méritos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Pelas regras da Medida Provisória 621/2013, ante a carência de profissionais para o SUS em locais onde é necessário fortalecer os serviços básicos de saúde, poderão ser para lá destinados, na condição de “bolsistas”, tanto médicos formados em instituições nacionais (ou com diplomas aqui revalidados), como os chamados médicos intercambistas (habilitados no exterior).

Paraná vai formar 40 consórcios intermunicipais para gerenciamento do lixo

O Paraná deverá ter, até agosto de 2014, 40 consórcios intermunicipais para o gerenciamento e o tratamento dos resíduos sólidos. Este foi um dos temas debatidos durante a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que começou nesta quinta-feira (5) e segue até sexta (6), em Foz do Iguaçu.

RJ: São mais de 2 bilhões gastos – basta de paliativos para limpar nossas lagoas

Nós do LAGOA VIVA e parceiros, não vamos nos omitir jamais, nem perder a oportunidade de cobrar dos governos o compromisso que integra o CADERNO DE ENCARGOS DAS OLIMPÍADAS, para despoluir de verdade o COMPLEXO LAGUNAR Barra da Tijuca/Jacarepaguá.

Minc defende parcerias para ampliar coleta seletiva de lixo no Rio

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc avaliou na quinta-feira (5) que, apesar de o Rio de Janeiro ter acabado com os lixões, o estado precisa avançar no que diz respeito à coleta seletiva. A declaração foi feita durante a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente da capital fluminense, que reuniu governantes, autoridades, empresários e membros da sociedade civil no Parque da Quinta da Boa vista, na zona norte da cidade.

Pressão chinesa teria levado Equador a buscar petróleo em reserva amazônica

A polêmica decisão do presidente do Equador, Rafael Correa, de explorar petróleo numa reserva em plena Amazônia equatoriana – que indignou ambientalistas, já mobiliza parte da sociedade civil no país e gerou mal-estar até com a Alemanha – teria sido motivada também por pressão da China, segundo levantamento feito pela Deutsche Welle.

Menos ciência, mais poluição

Em um artigo publicado em agosto na revista Nature Reviews Cancer, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apresentam um mapa da poluição atmosférica no mundo e mostram que os países com piores índices de qualidade do ar são justamente aqueles com menor produção científica sobre o tema.

Limitar desmatamento não prejudica economia

Em 2009, o Brasil promulgou a Lei da Política Nacional sobre Mudança Climática (Nº 12.187/09) em que se compromete, até 2020, a reduzir entre 36,1% e 38,9% das emissões de gases que causam o efeito estufa. Para alcançar essa meta, uma das principais medidas é diminuir 80% do desmatamento na Amazônia Legal e 40% no cerrado. A partir disso, um estudo de mestrado desenvolvido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP analisou qual o impacto da redução do desmatamento nessas áreas sobre o setor agropecuário e a economia brasileira.

Celibato: as lacunas de uma formação decadente, artigo de Gilmar Passos

O assunto tratado no momento não vem ser o que estamos acostumados a ouvir, ou seja, não tem a intenção de contrariar a lei atuante da Igreja sobre o celibato. Se ele deve ser opcional ou não, já é reflexão profunda de grandes nomes respeitosos na teologia. No mais, a opinião popular eclesial, em sua maioria, não aprova a decisão da Igreja em continuar determinando o celibato como regra para quem se sente chamado à vida sacerdotal.

A cozinha é o principal elo entre a natureza e a cultura

“Cada prato pode ter um gosto amargo da natureza”. Provocantes, reflexivas e ao mesmo tempo inspiradoras. Assim foram as palavras de Alex Atala, chef do badalado restaurante D.O.M. e fundador do Instituto Atá, durante palestra ministrada na tarde desta terça-feira (03), na Conferência Ethos 2013.

Ministra do Meio Ambiente diz que o modelo do Acre sobre resíduos pode ser exemplar

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, voltou a destacar, na terça-feira (3), em Rio Branco o desafio que as cidades têm na gestão adequada dos resíduos sólidos. A afirmação foi feita durante a abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente do Acre. “O povo brasileiro que vai definir, daqui para frente, como vai andar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, disse.

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cáries

Uma goma de mascar feita com probióticos microencapsulados, que são liberados com a mastigação, produz compostos que inibem a ação de microrganismos cariogênicos. A descoberta é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos três anos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

Lobby por agrotóxico na Anvisa é um inferno, diz ex-gerente de toxicologia

Luiz Cláudio Meirelles, ex-gerente de toxicologia da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi exonerado do cargo em novembro de 2012 quando denunciou um esquema de corrupção para aprovar 7 princípios ativos de agrotóxicos mais rapidamente. Nesta entrevista, ele relata como era a abordagem para que se apressasse as aprovações e diz que vê sua saída como algo já desejado há muito tempo pela bancada ruralista do congresso.

Surge plataforma brasileira para viagens sustentáveis

Garupa, a primeira iniciativa brasileira de financiamento público de turismo sustentável foi ao ar, nesta segunda (2). Ela tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pequenos empreendedores de turismo, responsáveis por garantir a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural em vários cantos do país.

Fechados em Rio Claro/RJ sete fornos clandestinos de carvão

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) dinamitou na terça-feira (3) sete fornos clandestinos de carvão, prendeu um caçador e desarmou armadilhas para animais em Rio Claro, na região do Médio Paraíba. Dos fornos dinamitados, cinco estavam ativos. A ação ocorreu perto do local onde o ambientalista espanhol Gonzalo Alonso foi assassinado no início de agosto.

Mais de 1 milhão de hectares na Floresta Amazônica poderão ser explorados por madeireiras

Mais de 1 milhão de hectares na Floresta Amazônica poderão ser explorados por madeireiras a partir do ano que vem. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou, na semana passada, o terceiro edital deste ano de concessão florestal, na Floresta Nacional de Altamira, no Pará, com área de 360 mil hectares, para a exploração sustentável de madeira tropical.

Piauí realiza Conferência Estadual de Meio Ambiente e elege delegados

Sociedade e governo começaram a discutir, em Teresina, na manhã desta terça-feira (3), a Conferência Estadual do Meio Ambiente do Piauí. Participaram da abertura do evento o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, os secretários estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira e das Cidades, Merlong Solano, além de autoridades locais. 

Rio: Lixo Zero chega a Copacabana e terá blitz para flagrar quem suja as ruas

O programa Lixo Zero, que pune quem joga lixo nas ruas do Rio de Janeiro, chegou nesta terça-feira ao bairro de Copacabana, na zona sul do município, após dez dias de operação no centro da cidade. Foram aplicadas, até o momento, um total de 681 multas, cujos valores vão de R$ 157 a R$ 3 mil.

Porto Alegre: prefeitura protocola projeto que multará quem jogar lixo no chão

A prefeitura de Porto Alegre (RS) protocolou nesta terça, dia 3, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei complementar que institui o novo Código Municipal de Limpeza Urbana da capital. Com o objetivo de atualizar as regras atuais, estabelecidas em 1990, para adequá-las às necessidades e exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o documento traz como destaque o endurecimento da punição para quem descartar qualquer resíduo de forma irregular.

Apesar de desmatamento, Brasil está acima da média em ranking de preservação do meio ambiente

O Brasil tem desempenho acima da média mundial em relação à preservação do meio ambiente, apesar de registrar elevados níveis de desmatamento, informou na terça-feira (3) o Fórum Econômico Global. A conclusão consta do Relatório de Competitividade Global de 2013-2014.

FAPESP sedia Conferência de Mudanças Climáticas Globais

A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), a FAPESP, no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) realizam em São Paulo, de 9 a 13 de setembro, a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, no Espaço Apas, Rua Pio XI, 1200, Alto da Lapa.

Urgente pra quem?

Um dos segmentos que mais crescem no mundo, a indústria da mineração está em franca expansão no Brasil. O governo federal prevê que até 2030 as atividades do setor vão no mínimo triplicar, ou até quintuplicar. A atividade mineradora, porém, é regida por um marco legal obsoleto e não dá à sociedade um retorno compatível com suas agigantadas dimensões. 

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros