Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"O aluno de hoje não pode ser educado como seus avós"

Diferentemente da educação do passado, a escola contemporânea precisa articular diversos espaços para garantir a aprendizagem de seus alunos. Além de expandir o potencial criativo de crianças e jovens e criar laços com as famílias, as instituições de ensino do século 21 têm a tarefa de abrir suas portas e estabelecer parcerias e vínculos com as comunidades onde estão inseridas. Ou seja, a criança que entra na escola hoje não pode encontrar a mesma estrutura pedagógica de quando estudaram seus avós.

O crescente mercado de produtos orgânicos: o consumidor

No Brasil, ocorreram até hoje duas pesquisas de mercado e de consumidores. A mais recente foi feita em 2005, pela Dra. Roberta Teixeira da Costa, com apoio do Carrefour, do Pão de Açúcar e do IBD. Os dados foram levantados em supermercados da zona Sudoeste de São Paulo e continuam sendo uma interessante fonte de informações.

Imóveis sustentáveis de Salvador podem ter desconto de 10% no IPTU

A prefeitura de Salvador pretende conceder desconto de 10% no IPTU dos imóveis que forem construídos ou adaptados com base às normas de sustentabilidade, informou na quarta-feira, 28 de agosto, o site do jornal Correio*. Se enquadram as casas ou apartamentos que fazem o uso racional dos recursos, como aproveitamento da água da chuva e tratamento do que for utilizado na obra.

Carteira 100% reciclável tem design arrojado e minimalista para quem não gosta de excessos

Nos tempos de escola, o designer norte-americano Dave Zuverink tinha uma carteira muito fina e eficiente, que sobreviveu há vários anos. Ao perceber que os modelos atuais são cada vez mais espaçosos e avessos à praticidade, ele então resolveu criar a SlimFold Micro, 100% reciclável pós-consumo e produzida com 25% de material reciclado e 75% com polietileno.

Nada de comerciais de comida para crianças

Esse foi um dos dados levantado pela Pesquisa Nacional sobre Obesidade, realizada pela Alianza por la Salud Alimentaria, conjunto de organizações e profissionais preocupados com a crise de obesidade no México. Além dessa informação, o estudo revelou que 81% dos mexicanos concordam com a proibição da venda de comidas não saudáveis em escolas e 85% acreditam que os rótulos dos produtos devem ser mais claros. 77% ainda acreditam que deve ser proibido o uso de brinquedos e promoções para venda de alimentos não saudáveis aos pequenos e 87% consideram que o uso de personagens infantis na publicidade de alimentos influencia no que consomem as crianças.

Ensino em casa questiona socialização na escola

Atualmente no Brasil há registro de cerca de 1.000 famílias que optam por educar seus filhos em casa, prática que não tem regulamentação no País e que não é reconhecida pela Justiça. As razões que levam os pais a não mandarem seus filhos para a escola são analisadas em pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da USP e estão relacionadas ao questionamento da qualidade do ensino (tanto público quanto privado) e também a problemas com violência dentro das escolas. De acordo com a pedagoga Luciane Barbosa, autora do estudo, a prática do “homeschooling” mostra a necessidade de discutir o papel da escola como espaço de socialização e formação da cidadania das crianças e jovens.

Paraná vai cobrar água usada por indústrias e grandes usuários

A partir do mês de setembro, aproximadamente 76 indústrias e grandes usuários que utilizam a água dos rios da Bacia do Alto Iguaçú e Afluentes do Alto Ribeira com finalidades comerciais, em seus processos de produção e operação, terão que pagar pelo uso da água.

Operação do Ibama combate o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia Legal

Dentro das estratégias traçadas pelo Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental – PNAPA/2013, o Ibama está executando a operação Hiléia Pátria, cujo objetivo é combater o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia, nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Maranhão.

Dez alimentos indispensáveis para as crianças

A alimentação durante a infância tem poder de determinar a qualidade do desenvolvimento físico e intelectual para o resto da vida. A gerente de nutrição da Clínica da Primeira Idade, Renata Esteves, preparou uma lista com dez superalimentos que não podem faltar no cardápio dos pequeninos.

Alimentação, saúde, emprego e sustentabilidade

Já passou da hora de encararmos com coragem a questão da qualidade de tudo aquilo que comemos e de sua relação estreita com outros aspectos de nossa vida, seja no plano individual, seja na organização em sociedade. Afinal, a frase “somos o que comemos” é atribuída a Hipócrates, há mais de 2 mil anos atrás.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013

De revólver na mão

 

Mensagem postada na rede social Facebook pelo magistrado Fernando Cordioli Garcia, temporariamente afastado de suas atividades, por força do Processo Administrativo Disciplinar número 2013,007865-6 que tramita perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Suas decisões brilhantes, irretocáveis, pautadas pela legalidade e pelo real interesse de distribuir justiça devem ser amplamente divulgadas:  

A extrema arrogância do Império: a espionagem universal

O sequestro do Presidente da Bolívia Evo Morales, impedindo que seu avião sobrevoasse o espaço europeu e a revelação da espionagem universal por parte dos órgãos de informação e controle do governo norte-americano (NSA) nos levam a refletir sobre um tema cultural de graves consequências: a arrogância. Os fatos referidos mostram a que nível chegou a arrogância dos europeus forçadamente alinhados aos EUA. Somente foi superada pela arrogância pessoal de Hitler e do nazismo. A arrogância é um tema central da reflexão grega de onde viemos.

Um ministro “verde” comanda o Itamaraty

Como negociador-chefe do Brasil na COP-15 (a maior e mais importante de todas as Conferências do Clima realizadas até hoje, em Copenhagen, na Dinamarca) Figueiredo teve de interromper reuniões de trabalho com os colegas diplomatas para assessorar diretamente a então pré-candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, que apareceu por lá para marcar pontos na corrida eleitoral juntamente com os demais pré-candidatos Marina Silva e José Serra. Dilma ficou marcada pela gafe cometida durante uma entrevista coletiva quando disse que “o meio ambiente é um obstáculo ao desenvolvimento sustentável”. Pano rápido. E cara de paisagem para Figueiredo demais autoridades presentes.

Negras médicas e domésticas, por Marcos Romão

Poderia ser natural em meu Brasil, qualquer criança ou pessoa me perguntar qual a minha profissão, se eu responder, que sou médico, mesmo vestido de branco, feito respondi uma vez à uma balconista negra que me servia café, ela olhou desconfiada e me disse que pensava que eu parecia mais pai de santo, quando lhe afirmei que na verdade sou sociólogo, ela me olhou mais espantada ainda, dizendo, feito o presidente Fernando Henrique?

Greenpeace protesta em Brasília contra leilão de usina de carvão

O Greenpeace protestou nesta quarta-feira (28) em frente ao ministério de Minas e Energia, em Brasília, contra a proposta do governo de oferecer a empresas privadas as operações de três novas usinas térmicas movidas a carvão. O leilão, que será realizado na quinta-feira, representa a retomada do carvão como fonte de energia depois de quatro anos sem ser ofertado no mercado elétrico brasileiro.

Em uma semana, Programa Lixo Zero aplicou 467 multas no Rio

Na primeira semana do Programa Lixo Zero, foram aplicadas 467 multas a pessoas flagradas jogando lixo nas ruas da capital fluminense, segundo balanço divulgado na quarta-feira (28) pela prefeitura. No período, houve redução de 34% nos resíduos sólidos jogados nas ruas do centro da cidade, de acordo com os dados oficiais.

Brasil deve atingir meta de redução do desmatamento antes de 2020, diz secretário

O Brasil deve atingir antes do fim do prazo a meta de reduzir em 84% o desmatamento, principal fonte das emissões de gases de efeito estufa no país, disse na quarta-feira (28) o secretário nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink. Sem informar ano exato, ele disse que o país chegará antes de 2020 a um patamar inferior a 4 mil quilômetros desmatados por ano, compromisso estabelecido na Conferência do Clima de Copenhague, em 2009.

Experiência japonesa em prevenção de desastres naturais é usada em projeto no Brasil

O conhecimento japonês na área de prevenção de desastres naturais vai ser aplicado em um projeto piloto que será desenvolvido nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, na região serrana fluminense, e em Blumenau, em Santa Catarina. O assunto foi um dos temas de um seminário internacional sobre prevenção de desastres naturais que está ocorrendo na capital fluminense.

Governos têm de se adaptar e ser mais interativos, afirma enviado da ONU

O mais jovem representante da Organização das Nações Unidas (ONU) se define como “a voz de uma geração” – e sabe toda a responsabilidade que o cargo acarreta. Nascido na Jordânia, Ahmad Alhendawi, 29 anos, foi escolhido pelo secretário-geral Ban Ki-moon como o primeiro enviado para a juventude da história da agência. Ele dedica seu trabalho a ouvir as vozes dos mais novos em todo o planeta – vozes que, ele entende, sobrepõem a dele próprio. Entre as principais preocupações identificadas por Alhendawi estão necessidades básicas, como educação, saúde e emprego, mas também pedidos de maior participação no cotidiano dos governos.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Maioria dos brasileiros com mais de 18 anos está acima do peso

Pesquisa divulgada hoje (27), pelo Ministério da Saúde, mostra que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal. O excesso de peso atinge 54% dos homens e 48% das mulheres. A pesquisa é feita desde 2006 e é a primeira vez que o percentual de maiores de 18 anos com excesso de peso supera os 50%. Em 2006, 43% dessas pessoas estavam acima do peso ideal.

Do barro do chão

“Certa vez, um cientista político me disse que na escola há apenas disciplinas para que escolhamos uma futura pro fissão. Temos aulas de Matemática, Geogra a, História etc. Mas não nos ensinam sobre algo que teremos que fazer certamente até os 60 anos: ‘votar’”. Quem se lembra da re exão é Caroline D’Essen, coordenadora de campanhas da Avaaz, a plataforma de maior relevância global quando o assunto é ativismo político na internet.

É difícil discutir sustentabilidade com milhões ainda excluídos, diz ministra

 
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta sexta-feira 23 que não é mais possível discutir sustentabilidade sem uma correlação entre as agendas ambiental, social e econômica. De acordo com ela, o mais adequado seria que os governos comecem a pensar um projeto de médio e longo prazo que incorpore as três questões de forma equilibrada. “Dificilmente se pode discutir sustentabilidade com milhões de pessoas, infelizmente, ainda excluídas de tudo – excluídas até do consumo – e acreditar que as pessoas aceitem continuar a ser excluídas”, afirmou.

Milhões carecem de vaso sanitário, outros os têm computadorizados

Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) lamenta pelo fato de mais de 2,5 milhões de pessoas no Sul em desenvolvimento ainda carecerem de saneamento adequado, no Japão e na Coreia do Sul são oferecidos vasos sanitários automatizados e com música incorporada. Estes inovadores artefatos também atraem a atenção de especialistas em computação. Em uma conferência de piratas da informática, realizada no mês passado na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, concluiu-se que praticamente todos os dispositivos computadorizados, incluindo esse tipo de vaso sanitário, podem ser vítimas dos hackers.

A degradação dos oceanos: mais água-viva e menos peixe? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Todos os rios correm para o mar. Existe uma expressão popular que diz: “o oceano só é grande porque teve a humildade de colocar-se abaixo do nível dos rios”. Porém, esta humildade não tem sido boa para a saúde dos oceanos, pois a maior parte da poluição dos rios desaguam e se acumulam nos mares, colocando a vida marinha em perigo.

Chuveiro "iluminado" avisa que o tempo do banho acabou após 7 minutos

Um dos principais vilões da conta de luz, o chuveiro elétrico costuma gastar uma boa quantidade de água e energia quando não é utilizado com consciência. Para facilitar a vida das pessoas, três estudantes norte-americanos de energia mecânica criaram o Uji, um chuveiro iluminado que passa da luz verde para a vermelha depois de sete minutos de banho. Eles também vão trabalhar em outro modelo que permita o usuário programar o tempo de acordo com a necessidade dele.

Virologista esclarece dúvidas sobre gripe e resfriado e alerta para formas de prevenção

Com sintomas parecidos, mas causadas por vírus diferentes, gripe e resfriado se tornam mais comuns no inverno. Em 1918, foi a gripe espanhola. Em 1957, a gripe asiática e, dez anos depois, a de Hong Kong. Nos anos 2000, a gripe aviária trouxe preocupações intensas e levou à preparação global para uma possível pandemia. No entanto, ao contrário do que as expectativas poderiam apontar, o vírus permaneceu restrito a regiões da Ásia. Foi em 2009 que a gripe inicialmente conhecida como “suína” tomou de assalto a comunidade científica, surpreendida pela entrada de uma nova variação do vírus H1N1 na população humana – fruto da combinação de cepas virais que circulam entre porcos, aves e humanos.

No Brasil do desperdício, a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de comida são jogadas fora

O Brasil esbanja recursos naturais. De tudo se perde. A cada ano, 26,3 milhões de toneladas de comida são jogadas fora: volume suficiente para distribuir 131,5 kg para cada brasileiro ou 3,76 kg para cada habitante do planeta. Toda essa comida alimentaria facilmente os 13 milhões de brasileiros que ainda passam fome, nas contas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Poderia ainda facilitar o trabalho do Banco Central no combate à inflação. Com uma oferta maior de produtos, os preços não subiriam tanto e o país poderia até mesmo diminuir a importação de feijão preto da China. Matéria no Correio Braziliense, socializada pelo ClippingMP.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros