Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Londres inaugura seu maior jardim vertical, com 350m2

 Um jardim vertical de 21 metros de altura, contendo dez mil plantas e 16 toneladas de terra, foi inaugurado na capital britânica nesta semana. Com área de 350 metros quadrados, a parede viva, projetada por Gary Grant, da consultoria inglesa Green Roof, se tornou a maior parede de plantas de Londres.

Pior seca em 30 anos na África agrava situação de insegurança alimentar

Atualmente, a África enfrenta sua pior seca em 30 anos, com efeitos particularmente devastadores para o norte da Namíbia e o sul de Angola. São dois anos de escassez de chuvas nas regiões, que normalmente já sofrem por serem desérticas, e os resultados são aproximadamente dois milhões de habitantes africanos prejudicados, sendo que destes, cerca de 100 mil crianças encontram-se em risco de desnutrição aguda.

Saiba porque o transporte público de qualidade reduz doenças e mortes

Mais do que melhorar a qualidade do ar e reduzir a emissões de gases de efeito estufa (GEEs), uma rede de transporte público eficiente auxilia no combate de problemas na saúde, como acidentes de trânsito, estresse, sedentarismo e obesidade. Estopim dos protestos que atingiram o país, a mobilidade urbana vinculada a saúde e a qualidade de vida faz parte de mais de 300 estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Praias de São Sebastião serão transformadas em área de proteção ambiental

A construção de uma área de proteção ambiental com mais de um milhão de metros quadrados foi aprovada em duas das praias mais movimentadas de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Implantada nas praias da Baleia e da Barra do Sahy, a área protegida vai formar uma faixa que liga as praias, o mangue e a Serra do Mar.

Proposta que regulamenta o funcionamento de meios de comunicação é lançada na Câmara

A proposta de projeto de lei (PL) que regulamenta o funcionamento de meios de comunicação, conhecida como Lei da Mídia Democrática, foi lançada ontem (22), na Câmara dos Deputados pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O texto, proposto por meio de iniciativa popular, terá de reunir cerca de 1,3 milhão de assinaturas para ser validado e tramitar no Congresso. Os nomes já começaram a ser colhidos.

FAO levará experiência brasileira com merenda escolar para América Latina e África

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vai levar a experiência do Brasil em alimentação escolar para países da América Latina e África. A intenção é que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sirva de base para que os países aprimorem os próprios programas de oferta de merenda.

Não podemos aceitar a naturalização da violência e dos impactos das Mudanças Climáticas

O aquecimento global também deverá deixar as pessoas com a cabeça mais quente, aumentando o número de conflitos sociais em todo mundo. A previsão é de pesquisa publicada na edição desta semana na revista “Science”, que congregou dados de 60 estudos realizados nos últimos anos em busca de ligações entre períodos de mudanças climáticas e eventos meteorológicos extremos com casos de violência, abrangendo desde brigas domésticas na Índia e Austrália a assaltos, assassinatos e estupros nos EUA e Tanzânia, brutalidade policial na Holanda, invasões de terras no Brasil, guerras civis na África ou mesmo o colapso da civilização Maia no primeiro milênio depois de Cristo. (Leia a matéria na íntegra )

Fukushima mede quantidade de césio e estrôncio no Oceano Pacífico

A operadora da central nuclear de Fukushima calculou em 30 trilhões de becquerels a quantidade de césio e estrôncio radioativos que teriam chegado ao Oceano Pacífico desde maio de 2011 através da água subterrânea acumulada no subsolo da central, segundo informações da AFP.

Modelo informático permite detectar arsênico em águas subterrâneas


Cientistas europeus e chineses criaram um modelo informático para determinar a taxa de contaminação por arsênico nas águas subterrâneas na China, onde milhões de pessoas correm risco de intoxicação, segundo estudos publicados esta quinta-feira nos Estados Unidos.

Empresa desenvolve equipamento para estudantes com baixa visão

A Bonavision – empresa fundada por um pesquisador da clínica oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – desenvolveu um sistema para que estudantes com visão abaixo de 30% ou subnormal – que enxergam em um campo de visão a até 20% do normal – possam enxergar de forma ampliada e com maior comodidade o que está na lousa e o que eles copiam no caderno, em sala de aula.

Vírus da dengue é mais estável do que se pensava

Em um artigo publicado em agosto na revista PloS One, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descrevem que o vírus da dengue (DENV) sofre mutações em um ritmo muito mais lento do que se imaginava – o que aumenta as chances de se encontrar uma vacina eficaz contra a doença.

RJ: redes clandestinas de esgotos provocam morte de peixes

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Companhia de Águas e Esgotos (Cedae) localizaram uma ligação clandestina de esgoto de uma loja de departamentos, da Barra da Tijuca, em uma galeria de águas pluviais, que pode ter provocado a morte de 10 toneladas de tilápias na Lagoa de Tijuca, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Juiz "louco" por fazer a máquina do Judiciário funcionar


O polêmico caso do juiz Fernando Cordioli Garcia, afastado pelo TJ de Santa Catarina por supostas irregularidades - que teriam sido praticadas enquanto ele era magistrado na comarca de Otacílio Costa - pode estar perto do fim depois de nove meses. A cidade fica a 250 km de Florianópolis.

Escócia abastece 9 mil residências com energia gerada por uísque

A usina Helius Energy transforma uísque e seus subprodutos em energia limpa, e tem capacidade instalada superior a 8 MW, quantidade suficiente para abastecer nove mil casas. Situado na cidade de Rothes, na Escócia, o centro de geração de energia utiliza o destilado para substituir as convencionais usinas de carvão mineral, evitando a emissão anual de mais de 46 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Agroecologia: um novo marco para o país


O governo federal lançará em breve o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), depois de mais de um ano de discussão com dezenas de entidades da sociedade civil e representantes de 10 ministérios. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas disse que o plano será importante não só para a agricultura familiar, mas para todo o país. Os investimentos em 134 iniciativas envolvendo 14 metas dentro de quatro eixos principais – produção, uso e conservação de recursos naturais, conhecimento, comercialização e consumo. O secretário Valter Bianchini, da Agricultura Familiar do MDA disse em Botucatu recentemente que o PLANAPO contará com um volume importante de recursos, na ordem de R$7 bilhões, e contará com diretrizes definidas até 2015. A Política Nacional de Agroecologia foi definida pelo decreto 7.794 no ano passado.

Cidadãos poderão participar ativamente da administração da cidade em conselhos regionais

Começa nas próximas semanas a abertura da participação da população na administração de São Paulo. Isso por que serão montados os conselhos regionais que, a partir de 2014, ajudarão o prefeito e seus secretários a decidirem questões importantes da cidade. Cada uma das 32 subprefeituras terá o seu grupo de conselheiros.

Medindo o bem-estar das pessoas

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Essa máxima do meio empresarial começa a ser estendida para áreas bem menos cartesianas. O desafio que se apresenta é o de construir indicadores para mensurar o bem-estar, visando ao aumento da felicidade das pessoas. No ano passado, às vésperas da Rio+20, o Banco Itaú lançou o seu Índice de Bem-Estar Social, que reúne uma série de indicadores econômicos e sociais, incluindo inflação, desemprego, expectativa de vida e desigualdade. O índice ainda precisa considerar variáveis importantes para avaliar o bem-estar dos brasileiros, mas a preocupação aponta para um novo caminho, impensável poucos anos atrás.

"A educação integral deixa a escola mais humana"

Antes observada mais frequentemente em pequenos grupos de escolas ou de unidades-modelo, a discussão sobre educação integral está cada vez mais na agenda das escolas brasileiras, principalmente as públicas. Presente tanto nos projetos políticos de governos, como em debates propostos por entidades da organização civil, os conceitos envoltos nessa metodologia ganharam mais força dentro do debate pela melhoria da qualidade do ensino no país.

SBPC e ABC enviam carta à presidente Dilma Rousseff solicitando a suspensão da licitação para a exploração do gás de xisto

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram, hoje, carta à presidente da República, Dilma Rousseff, manifestando a sua preocupação com o anúncio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) da decisão de incluir o chamado “Gás de Xisto”, obtido por fraturamento da rocha (shale gas fracking), na próxima licitação, em novembro, de campos de gás natural em bacias sedimentares brasileiras.

Todo entulho de obra é desperdício de dinheiro e recursos naturais, artigo de Fernando de Barros

Ao ser obrigado pela legislação ambiental, em especial pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e Resolução CONAMA 307/2002, a segregar os resíduos nas obras, é comum que a primeira reação seja adversa.

Preservar é bom, mas desenvolver com ecoeficiência é melhor, para os amazônidas! artigo de João de Deus Barbosa Nascimento Júnior

A Amazônia é uma das regiões do mundo aonde será decidido o futuro ambiental do planeta, com a maior biodiversidade e a que mais produz serviços ecossistêmicos, como: regulação do clima, manutenção das funções hídricas e cultural (Cardoso et al., 2005; Boerner et al., 2007). Considerando-se o estabelecimento do objetivo de limitar a 2°C (dois graus centígrados) o aumento da temperatura, isso só será possível, se houver a interrupção completa do desflorestamento (Richardson et al., 2009). Além disso, existe o perigo que como consequência do desmatamento, chegue-se a um limite irreversível, além do qual a floresta não mais poderá ser mantida (Mahli et al., 2009).

Rio de Janeiro é uma das cidades mais expostas a mudanças climáticas

Nos próximos 30 anos, a cidade do Rio Janeiro é a que mais sofrerá, entre os municípios do Estado, com o aumento do nível do mar, chuvas intensas, inundações, perda de biodiversidade, além do aumento de casos de doenças causadas pelas mudanças climáticas.

Produtores, intermediários e consumidores: o enfoque da cadeia de preços

A visão que herdamos é que o lucro se gera na empresa, que paga aos trabalhadores menos do que o valor obtido. Isto sem dúvida é verdadeiro, quer chamemos o valor obtido de lucro, de mais valia, ou de maneira mais neutra de excedente. Não há muito a acrescentar neste debate. O que queremos aqui focar é como este lucro se desloca na cadeia produtiva. É cada vez menos o produtor que se apropria do resultado do valor agregado de um determinado produto, e cada vez mais o intermediário. Um exemplo prático, extraído do excelente estudo sobre a aplicação de ciência e tecnologia à economia agrícola, nos dá a dimensão do problema.(2)

PUC do Rio promove curso de liderança sustentável para adolescentes

O Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA) promoverá, do dia sete de setembro até nove de novembro, a primeira edição do Gaia Jovem no Brasil, um curso de liderança verde para jovens que estão no penúltimo ano do ensino fundamental, cursam o médio ou já se formaram.

300 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque da usina nuclear de Fukushima

Operadora de Fukushima anuncia grande vazamento radioativo – Cerca de 300 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque da usina nuclear japonesa de Fukushima, no pior acidente desde o início da crise causada pela destruição da central após o terremoto seguido de tsunami de março de 2011, informou a operadora nesta terça-feira. Matéria da AFP, no UOL Notícias.

Fracking, para extração do gás de xisto, é relacionado a terremotos em uma cidade Ohio, EUA

Desde que os registros começaram, em 1776, o povo de Youngstown, Ohio, nunca experimentou um terremoto. No entanto, a partir de janeiro de 2011, 109 tremores foram registrados e nova pesquisa [Induced seismicity associated with fluid injection into a deep well in Youngstown, Ohio], publicada na Geophysical Research-Solid Earth, revela como isso pode ser o resultado do fracking.

O pico dos combustíveis fósseis e a próxima crise econômica internacional, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Ao contrário do otimismo da Agência Internacional de Energia, existem estudos mostrando que o pico da oferta de combustíveis fósseis e urânio está mais próximo do que se imagina e contrasta com a visão panglossiana da mídia sobre este assunto. O preço do barril de petróleo (WTI) a mais de US$ 100,00 o barril, como se encontra atualmente, já reflete um aumento do custo de extração (em poços cada vez mais profundos) e é um motivo que ajuda a desacelerar a economia global.

Rio: cigarro é o grande vilão do 1º dia de multas por lixo na rua

Agora não há mais desculpas. No primeiro dia de ação efetiva do programa Lixo Zero (lei municipal 3273), que aplica multas para quem jogar lixo nas ruas do Rio de Janeiro, 110 pessoas foram multadas até as 17h no centro da capital fluminense, primeira zona onde as infrações estão sendo aplicadas, de acordo com a Comlurb, que gere o projeto junto com a PM e Guarda Municipal. A grande maioria por atirar guimbas de cigarro fora da lixeira, como explica o coordenador operacional da empresa municipal, Fernando Alves Pinto.

Terra entra no vermelho em termos de ‘dívida ecológica’, segundo ONG

Os habitantes da Terra entraram novamente no ‘cheque especial’ em termos de ‘dívida ecológica’, depois de terem esgotado em apenas oito meses o equivalente aos recursos naturais que o planeta pode utilizar em um ano sem comprometer sua reposição, anunciou a Global Footprint Netwart.

Pesquisadores criam biossensor para detectar pesticida

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com colegas da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), criaram um sensor biológico (biossensor) que detecta em minutos, na água, no solo e em alimentos, a presença de um pesticida altamente tóxico que está sendo banido no Brasil, mas que ainda é usado em diversas lavouras no país: o metamidofós.
terça-feira, 20 de agosto de 2013

Males do consumo excessivo de refrigerante são comparados aos do uso de drogas

Os viciados em refrigerantes têm mais um motivo para se preocupar com o consumo excessivo deste tipo de bebida. É que, além de engordar, o hábito também pode comprometer a saúde dental do indivíduo. Um estudo da Temple University, na Filadélfia, aponta que quando consumido sem limites, o refrigerante (com ou sem açúcar) é tão prejudicial para os dentes quanto o uso de metanfetamina, cocaína e crack.
Após o consumo do refrigerante, o ideal é lavar a boca com água corrente e escovar os dentes 30 minutos depois

A agricultura do futuro

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou no fim de junho uma análise dos indicadores de desempenho agroambiental de seus países-membros entre 1990 e 2010. Nas duas décadas avaliadas, os países da OCDE mostram melhorias na gestão de nutrientes, pesticidas, energia e água, usando menos desses insumos por unidade de volume de produção. Mas duas ressalvas precisam ser feitas antes de comemorar: o ritmo de crescimento da produção agrícola foi lento ao longo dos anos 2000 e o volume de área cultivada diminuiu, tomando se os 34 países da OCDE em conjunto.

A mobilidade urbana não pode esperar mais, artigo de Washington Novaes

Serão extremamente úteis para o País, qualquer que seja o desfecho, as conclusões do atual debate que se trava em toda parte sobre mobilidade urbana, a partir das recentes manifestações de rua, assim como da criação de faixas exclusivas para ônibus na cidade de São Paulo. A discussão adequada do problema, a adoção de políticas principalmente nas regiões metropolitanas, poderá talvez evitar ou reduzir custos imensos e hoje progressivos.

A sustentabilidade que traz lucro, artigo de Fernando de Barros

Ser ou não ser sustentável, eis a questão. Afinal, uma pergunta que sempre se coloca para qualquer empresário é “O que eu ganho com isso?” Embora exista resistência quanto ao tema da sustentabilidade no meio empresarial, a adoção de diretrizes de sustentabilidade na gestão de uma empresa mostra-se cada vez mais crucial, inclusive se torna oportunidade de novos bons negócios.

Combater as perdas de água, por Gesner Oliveira, Rogerio Pilotto e Fernando S. Marcato

A cada 100 litros de água tratada produzida no Brasil, cerca de 40 litros não chegam aos usuários ou não são cobrados. Esta é uma das evidências alarmantes destacadas em estudo realizado pela International Finance Corporation – IFC, braço para o setor privado do Banco Mundial.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros