Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mau sinal: dois novos ministros do STF mudam decisão do STF e protegem parlamentares condenados; mensaleiros gostaram da decisão

Ainda voltarei ao assunto. Mas começo assim: eu bem que adverti, não é? Luís Roberto Barroso, novo ministro do Supremo, não me surpreendeu. Começou cumprindo as minhas piores expectativas. Leiam o que informa Laryssa Borges, na VEJA.com:

Carne de laboratório pode substituir corte de gado no futuro

O biólogo holandês Mark Post, da Universidade de Maastritch, na Holanda, criou uma carne artificial utilizando as células-tronco extraídas dos músculos de duas vacas orgânicas. Apresentado nesta semana em forma de um hambúrguer, o alimento criado em laboratório pode diminuir a produção de gado de corte, reduzindo também a matança de animais e o aquecimento global, além de melhorar a saúde das pessoas e suprir a demanda de alimentos nas regiões mais carentes do mundo.

Rio Grande do Sul ganha nova fábrica de torres eólicas

Uma fábrica de torres eólicas foi inaugurada nesta quarta (7) em Canoas, no Rio Grande do Sul, e vai produzir 120 torres de aço por ano, o suficiente para gerar cerca de 350 MW de eletricidade. Construída pela Alstom, a unidade de produção vai abastecer dois parques eólicos futuramente construídos na região sul do Brasil.

Cinco razões para não beber água engarrafada

Apesar de ser responsável por grandes debates sobre a quantidade ideal para sua ingestão, os benefícios da água para a saúde são inegáveis. Segundo a nutricionista Amélia Duarte, o líquido está presente em 50% a 75% do peso corporal de um adulto e é um dos principais transportadores de nutrientes do nosso corpo e age também como suporte para o bom funcionamento intestinal.

O esvaziamento tecnológico do estado brasileiro e suas terríveis consequências, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

O longo e radical processo de esvaziamento tecnológico do estado brasileiro vem passando ao largo das atenções da sociedade e, desgraçadamente, de seus representantes nos três grandes poderes da república. Mas, certamente, não suas gravíssimas consequências, ainda que nem sempre percebidas em uma relação direta de causa e efeito.

O déficit ambiental dos Estados Unidos e o superávit ambiental do Canadá, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá são dois países da América do Norte com aproximadamente a mesma dimensão territorial. Mas enquanto o Canadá enfrenta temperaturas muito baixas e grande volume de gelo durante o ano, os EUA possuem um clima mais diversificado e maiores oportunidades de recursos naturais.

Dilma inaugura neste sábado, em Porto Alegre/RS, o 1º aeromóvel do País

A presidente Dilma Rousseff participa na manhã do próximo sábado (10), em Porto Alegre (RS), da cerimônia de início das operações a linha do aeromóvel entre a estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Projeto pioneiro no País, com tecnologia nacional, o aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de aço, graças a uma “vela” posicionada sob seu assoalho, que é empurrada em um duto localizado dentro da via elevada.

Projeto de sustentabilidade tenta revitalizar Detroit em meio a falência

Cidade que cultua os carros como poucas no mundo, desde os anos 1950, a norte-americana Detroit vive hoje uma crise econômica e estrutural sem precedentes. Em 18 de julho, a metrópole apresentou falência de US$ 18 bilhões (cerca de R$ 40 milhões), sendo que até mesmo a coleção de 65 carros clássicos do Museu Histórico estão entre os ativos que podem ser vendidos para pagar os credores, segundo reportagem da Bloomberg.

População foi induzida a acreditar que Copa resolveria problemas crônicos e se frustrou, diz especialista

A euforia com o anúncio de que o Brasil sediaria a Copa fez as autoridades e os organizadores cometerem um erro de comunicação, que levou a população a acreditar que o evento resolveria problemas crônicos do país e gerou frustração, disse ontem (7) o coordenador de Projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), Pedro Trengrouse, no 2º Seminário de Gestão Esportiva da FGV. “Nós prometemos demais e entregamos de menos, porque a Copa do Mundo nunca teve esse poder e nunca vai ter”.

CTNBio pode liberar plantas transgênicas resistentes a componente do agente laranja

Os herbicidas à base de glifosato, anunciados em anos anteriores como solução definitiva contra pragas na agricultura, já não exercem a mesma eficácia sobre plantas daninhas. Como resultado, as espécies invasoras ocupam lavouras e resistem à pulverização, prejudicando ou até inviabilizando safras inteiras. Uma solução apresentada propõe o plantio de variedades transgênicas de soja e milho resistentes a um defensivo mais agressivo, o 2,4-D (ácido diclorofenoxiacético).

‘Teses’ sobre junho de 2013, artigo de Montserrat Martins

Na época em que eclodia a primavera árabe, por acaso estava em Porto Alegre o Fernando Gabeira e ele apresentou numa palestra a tese da falta de alimentos na região como o fator subjacente àquele movimento, descrente do poder de influência das redes sociais no comportamento das multidões. Seria necessário um fator concreto, como a fome, para manifestações daquela magnitude.

Estudo indica redução da resistência térmica da floresta amazônica

A resistência da floresta amazônica ao estresse térmico, como em situações de seca, poderia estar se debilitando, segundo um estudo da Universidade de Valência, no lesta da Espanha. Esta é a principal conclusão do estudo que avaliou os efeitos das secas de 2005 e 2010 nas florestas tropicais do Amazonas e que foi publicado no Journal of Geophysical Research.

Proposta de lei sobre patrimônio genético segue em discussão

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) deve encaminhar à Casa Civil da Presidência da República, até o final de agosto, proposta de construção do novo marco regulatório para uso do patrimônio genético e repartição de benefícios. Representantes de diversos setores da sociedade, pesquisadores e comunidades tradicionais estão reunidos em Brasília para alinhavar os pontos de consenso que deve constar do novo instrumento jurídico. 

Água contaminada com radiação tem vazado para o Pacífico há dois anos

O governo do Japão acredita que, durante os últimos dois anos, água contaminada com radiação tem vazado para o oceano Pacífico a partir da usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse uma autoridade do Ministério da Indústria nesta quarta-feira (7). As informações são da Reuters.

Prefeituras discutem em Brasília logística reversa de embalagens

Representantes de entidades municipais de meio ambiente e saneamento ambiental apresentaram, na tarde desta quarta-feira (7), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, proposta de acordo setorial para implantação de sistema de logística reversa de embalagens em geral, com uma série de pontos que mostram a visão do setor. O documento, recebido pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, será avaliado em conjunto pelo ministério e associações proponentes.

Senado aprova punição mais dura para juízes e promotores


O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (6) proposta de emenda à Constituição que permite ao Judiciário e ao Ministério Público afastar, demitir e cassar a aposentadoria de juízes, procuradores e promotores envolvidos em irregularidades. Atualmente, a punição máxima nesses casos, em âmbito administrativo, é a aposentadoria compulsória.

Campeche pode ganhar área de lazer no terreno do antigo campo de aviação

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr. se comprometeu em angariar recursos junto aos ministérios das Cidades e dos Esportes para construção de um parque de lazer no Campeche, na localidade onde ficava o antigo "Campo de Aviação". As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal.

Equipamento promete melhorar diagnóstico do câncer de pele

Uma nova tecnologia conhecida como tomografia de coerência óptica (OCT, na sigla em inglês) promete tornar o diagnóstico do câncer de pele mais preciso e menos invasivo. Em teste no A.C. Camargo Cancer 
Center, o método permite fazer uma espécie de biópsia virtual da lesão, confirmando a malignidade nos casos de dúvida e ajudando a definir as margens e as características do tumor – informações importantes para planejar o tratamento.

Pegada Ecológica e declínio da biocapacidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Footprint Network apresenta duas medidas úteis para se avaliar o impacto humano sobre o meio ambiente e a disponibilidade de “capital natural” do mundo. A Pegada Ecológica serve para avaliar o impacto que o ser humano exerce sobre a biosfera. A Biocapacidade avalia o montante de terra e água, biologicamente produtivo, para prover bens e serviços do ecossistema à demanda humana por consumo, sendo equivalente à capacidade regenerativa da natureza.

Quase 12% dos partos feitos no Brasil são prematuros

Estudo aponta que 11,7% dos partos feitos no Brasil são prematuros, ou seja, ocorrem antes de a gestação completar 37 semanas. Segundo o levantamento, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, feito com a participação de 12 universidades, entre as gestantes menores de 15 anos, o índice de partos prematuros é 10,8%. Entre as mães na faixa dos 20 aos 34 anos, 6,7% dos partos são prematuros.

Lançado fundo para apoiar APA de Cairuçu e Reserva de Juatinga, em Paraty

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Associação Cairuçu acabam de lançar o Fundo Juatinga-Cairuçu, que apoiará a Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu e a Reserva Ecológica de Juatinga, duas importantes Unidades de Conservação (UCs) localizadas em Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria com a EST Cosméticos, marca brasileira de cuidados pessoais.

Grupos de base haitianos contra “atraente” lei de mineração


Enquanto o governo do Haiti prepara uma “lei com incentivos que atrairão investidores” para o setor da mineração, organizações da sociedade civil se mobilizam e formam redes para defender os recursos naturais de seu país. Um terço do norte do Haiti já é objeto de pesquisas e exploração por parte de firmas estrangeiras, e cerca de 2.400 quilômetros quadrados já foram destinados a companhias haitianas que representam interesses norte-americanos e canadenses.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros