Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sábado, 29 de junho de 2013

Golpe de direita em curso?





Montserrat Martins

          
          Tantos amigos me advertindo sobre um golpe de direita em curso, com essas manifestações de rua, que comecei a ficar preocupado. Decidi ficar atento aos sinais, o que seria afinal uma política de “direita”? Já que no Brasil hoje ninguém mais se diz de direita (o PP, herdeiro da antiga Arena, está no governo federal), vou tentar identificar a direita por suas práticas.

Um membro do MP patriota e corajoso – sobre a PEC37

No facebook existe uma manifestação nominada como sendo do Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Márcio Luíz Chila Freyesleben. Vale a pena ler, avaliar seu conteúdo e considerar que o MP não unânime quanto a ser contrário à PEC37 … alguns de seus membros, mais iluminados e sem o ranço do famigerado “espírito de porco”, digo, de corpo, ainda conseguem colocar o civismo sobre suas instituições e demonstram que existem para servir à população e não a eles mesmos.

Pressionada por manifestações, CCJ da Câmara aprova voto aberto para cassação de mandatos

Em mais uma gesto para acalmar as manifestações populares das últimas semanas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, ontem (26), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato por falta de decoro e por condenação criminal com sentença transitada em julgado.

Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental são analfabetos funcionais, diz pesquisa

Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e não interpretam um texto de forma correta, segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada ontem (25) pelo movimento Todos pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

A capitalização da Biodiversidade, artigo de João de Deus Barbosa Nascimento Júnior

“Existe certa Ilusão acerca da noção de sustentabilidade, uma vez que os seus mecanismos de operacionalidade não estabelecem “Como”?”, “Onde?” e “Quando?” romper com a forma clássica de desenvolvimento. Têm-se o risco de se esperar por uma coisa que nunca pode acontecer; em outra forma, pode estar sendo construído um empreendimento socioeconômico estruturalmente inconsistente, e que contribuirá para a intensificação das desigualdades sociais.”

Instituto de Botânica descobre sete espécies de fungos em Paranapiacaba

Estimativas conservadoras apontam a existência de 1,5 milhão de espécies de fungos em todo o mundo. Muitas delas ainda são desconhecidas, mas novos trabalhos na área aumentam, ano a ano, o que se sabe sobre esse reino. Pesquisadores do Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (IBt/SP) vêm contribuindo com tais esforços e acabam de encontrar sete novas espécies na Reserva Biológica de Paranapiacaba (RBP), na Grande São Paulo.

RJ: relação de terrenos contaminados é divulgada pela primeira vez

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou pela primeira vez nesta quarta-feira, em documento publicado no site, os terrenos no Estado do Rio de Janeiro que estão contaminados por substâncias químicas. Dos 160 terrenos identificados pelo órgão, 53% estão contaminados com resíduos da atividade de postos de gasolina e 41% de indústrias.

6 de cada 10 embalagens PET que você consome são recicladas

A nona edição do Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), indica que em 2012 a reciclagem desse tipo de material aumentou 12,6% em relação ao ano anterior.Com o resultado, o país atingiu um índice de reciclagem de 59%, mantendo-se entre os líderes mundiais do setor. Segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (26), no ano passado, foram recicladas ao todo 331 mil toneladas de PET.

Espanha inaugura a Universidade Popular da Bicicleta

A Universidade Popular da Bicicleta está sendo inaugurada nesta terça-feira (25), em Montcada i Reixac, região metropolitana de Barcelona. O primeiro órgão acadêmico do mundo que tem as bikes como temática principal vai realizar um curso de quatro dias, debatendo importantes questões relacionadas ao modal sustentável e à mobilidade urbana em diversas áreas.

Pesquisadores brasileiros indicam a quantidade de água presente nos alimentos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) realizou um estudo para indicar a quantidade de água presente em alguns dos alimentos que consumimos. A pesquisa apontou que até os pratos mais calóricos – como a batata frita – podem ajudar a hidratar o corpo. Além disso, é nos alimentos sólidos que encontramos cerca de um terço da água necessária para o organismo.

Consulta Pública sobre transporte em São Paulo

A passagem de ônibus, metrô e trens na cidade de São Paulo voltou ao valor de R$ 3, como anunciado no dia 19 de junho, graças aos protestos da população que foi às ruas nas últimas semanas. Mas ainda há muita gente descontente e querendo se manifestar por outras causas, entre elas a da melhora na qualidade do transporte, que continua ruim. Trens que quebram constantemente, metrôs que funcionam acima da capacidade e ônibus que travam no trânsito em ruas que poderiam ter corredores exclusivos são só alguns dos problemas que os paulistanos enfrentam.

Belo Monte e a proposição formal de participação

As audiências públicas realizadas em Altamira e o processo de licenciamento ambiental demonstram as deficiências institucionais da construção da hidrelétrica de Belo Monte, diz Maíra Borges à IHU O-Line. Autora do livro recém lançado, intitulado Belo Monte: O estado democrático de direito em questão, a geógrafa assinala que a obra aponta implicações ambientais desde a elaboração do projeto, pois está sendo construída na Volta Grande do Xingu, que é considera Área de Importância Biológica Extremamente Alta de acordo com a Portaria n° 9 do Ministério do Meio Ambiente – MMA, datada de 23 de janeiro de 2007, por concentrar diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. “A bacia hidrográfica do Xingu abriga grande diversidade cultural e biológica e abrange um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas (TIs)”, aponta.

Dubai anuncia o edifício mais sustentável do mundo

Enquanto o Brasil quer alcançar o posto de terceiro lugar no mundo em edificações sustentáveis, Dubai sai mais uma vez na frente e anuncia o edifício mais ambientalmente correto do mundo. A loja de produtos ecológicos localizada em Sheikh Zayed Road desbancou o Bullitt Center, um edifício comercial em Seattle, nos Estados Unidos, que ocupava o topo do ranking.

Vegetação natural cobre 77% do estado do Pará, pastagem já cobre 15%

O estado do Pará ainda preserva cerca de 77% de suas áreas de vegetação natural, segundo dados do Relatório sobre Cobertura do Uso da Terra no Estado do Pará, divulgado hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados de 2010, as florestas respondem por 909 mil quilômetros quadrados (km²), ou 72,9% do território paraense, e os campos, por 54 mil km² (ou 4,3%).

Demandas das manifestações ganham força nas redes sociais e clamam por sustentabilidade

As manifestações recentes da população, que reivindica nas ruas de todo o Brasil uma série de demandas desde a segunda semana de junho, talvez precisem de mais tempo para que sejam devidamente compreendidas. Mas o certo é que o desenvolvimento sustentável tem muita relação com as cobranças cada vez mais recorrentes: melhoria da mobilidade urbana, transparência na gestão pública, respeito as diferentes orientações sexuais, investimentos em educação e saúde.

Câmara aprova projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Executivo que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. Mas, para a aprovação do projeto, as lideranças partidárias fizeram um acordo destinando parte dos recursos para a saúde.

Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondo

O plenário do Senado aprovou hoje (26) projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.

Política Nacional de Resíduos Sólidos não é prioridade dos administradores públicos. Entrevista especial com Carlos Silva Filho

“O município é responsável pelos resíduos gerados em seu território e deve dar a destinação mais adequada para a totalidade deles”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe.

A pirâmide global da riqueza, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O relatório sobre a riqueza global, em 2012, do banco Credit Suisse (The Credit Suisse Global Wealth Report 2012) traz um quadro bastante amplo e esclarecedor da distribuição da riqueza (patrimônio) das pessoas adultas do mundo. A riqueza global foi estimada em USD$ 223 trilhões em 2012 (meados do ano). Como havia 4,59 bilhões de pessoas adultas no mundo, a riqueza per capita por adulto foi de USD$ 49.000,00 (quarenta e nove mil dólares).

O comissariado quer tungar o ronco

A proposta escalafobética da doutora Dilma de convocar uma constituinte exclusiva para decidir uma reforma política foi coisa de um governo que acha que pode tudo, mesmo não sabendo nada. Seu objetivo é tungar o ronco das ruas. Ao tratar das tarifas de transporte público propondo um "Plano Nacional de Mobilidade Urbana", a doutora falou no dialeto de comissários que empulham a rua com eventos. Falando em reforma política, fala de nada.

Bike de papelão feita com US$ 9 pode ter produção em massa

Há poucos meses, o israelense Izhar Gafni ficou famoso ao apresentar para o mundo a sua bicicleta de papelão reciclado, uma engenhoca eficiente e resistente que custou apenas US$ 9, além, claro, da grande dedicação de seu artífice. Agora com uma empresa montada, a Cardboard Technology, Gafni busca tornar sua bike ecológica realidade em larga escala, com produção em massa.

MMA destaca políticas públicas de incentivo à produção agrícola sustentável no Brasil

Políticas públicas de incentivo à produção agrícola sustentável no Brasil foram destacadas pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, na segunda-feira (24), em Brasília, na abertura do Seminário Agricultura e Conservação: discussões e recomendações de políticas públicas. O encontro, promovido pela organização The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), reuniu especialistas da área ambiental e agrícola de entidades e governo federal para discutir os atuais mecanismos de incentivo à produção sustentável no país.

Projeto que monitora qualidade da água dos rios de SP busca financiamento coletivo

A Fundação SOS Mata Atlântica cadastrou o projeto Observando os Rios, que avalia a qualidade da água de importantes rios do Brasil, no site de crowdfunding Causa Coletiva. Lançado em maio deste ano, o portal reúne iniciativas socioambientais bacanas que precisam da contribuição financeira dos cidadãos para virar realidade.

Temer diz que Constituinte específica para reforma política é “inviável”

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse hoje (25) que a proposta de convocar uma Assembleia Constituinte exclusiva para avaliar a reforma política é “inviável”. A sugestão de fazer um plebiscito para convocar um “processo constituinte específico” foi feita ontem (24) pela presidenta Dilma Rousseff durante reunião com governadores e prefeitos de capitais.

Plano propõe limite de emissão para geradoras de energia

Na tarde desta terça-feira (25), em um discurso na Universidade de Georgetown, o presidente Barack Obama apresentará o novo plano de ação climática de sua administração, que, entre outros pontos, promete limitar as emissões do setor de energia, aumentar os incentivos para fontes renováveis e estabelecer medidas de adaptação às mudanças climáticas.

União Europeia aprova novo plano para controle das emissões de CO2 dos automóveis

O parlamento, comissão e a presidência do conselho de países da União Europeia concordaram sobre novos limites para a emissão de dióxido de carbono (CO2) por automóveis até 2020, definindo as “modalidades” que o setor deve operar para cumprir a meta.

Semente urbana

Um pequeno sítio de pouco mais de 1 hectare, em um bairro popular de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, tem uma das maiores produtividades agrícolas já registradas. Dali saem 450 toneladas anuais de alimentos orgânicos, graças a dezenas de voluntários e à otimização de fórmulas tradicionais. A ocupação é total, com seis estufas convencionais e de hidroponia – alimentadas por 300 painéis solares e tanques de água pluvial – e núcleos de criação de abelhas, peixes e animais de pequeno porte (mais em growingpower.org). Para efeito de referência: no Brasil, a produtividade de 14 toneladas por hectare em uma plantação de milho é considerada excelente.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros