Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Aterro de São Sebastião da Grama é um dos 50 piores de SP, diz Cetesb

Um relatório anual, divulgado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em junho, apontou o aterro sanitário de São Sebastião da Grama (SP) como um dos 50 piores do Estado de São Paulo. É o único da região de São Carlos (SP) com pontuação abaixo do recomendado pelos órgãos ambientais. O Departamento Ambiental informou que melhorias já foram feitas.

Educação ambiental sem fronteiras



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou do 7º Congresso Mundial de Educação Ambiental, em Marrakesh, no Marrocos. O evento teve como tema este ano “Educação ambiental em cidades e áreas rurais – buscando maior harmonia”, reunindo 2 mil educadores, pesquisadores e gestores de todo o mundo.

Poluição dos aguapés pode causar morte de peixes em Araçatuba/SP

Uma grande quantidade de aguapés surgiu na prainha de Araçatuba (SP) revela um problema sério: o excesso de poluição na água. A grande quantidade da planta aquática impede que a luz do sol chegue até o fundo do rio onde ficam as algas, responsáveis pela oxigenação da água que da vida aos peixes.

Aprenda a fazer um rímel caseiro utilizando restos de maquiagem

Desde que foi inventado, na França, no século XIX, o rímel marca presença no estojo de maquiagens da maioria das mulheres do mundo. O cosmético, responsável por dar cor e volume aos cílios, pode ser feito em casa – não só em ocasiões de emergência, mas, principalmente, como alternativa sustentável à maquiagem tradicional.

Gás não convencional: uma aposta energética



Uma fonte energética explorada nos EUA e no Canadá, o gás não convencional, conhecido popularmente como gás de xisto, é uma das apostas energéticas do Brasil. No entanto, a extração do gás é alvo de polêmicas por conta de contaminações ambientais que podem ocorrer por causa do vazamento do gás, ou no processo de fraturamento das rochas. Na entrevista a seguir, concedida por telefone à IHU On-Line, o geólogo Colombo Celso Gaeta Tassinari explica como acontece o processo de extração do gás e quais os riscos ambientais.

Transporte público: tarifa zero é possível?

Depois de vários protestos em capitais de todo o país e um dia após as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em São Paulo, fomos conversar com o engenheiro Lúcio Gregori, que foi secretário de Transportes de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina, nos anos 1990, quando elaborou o projeto “Tarifa Zero” para o transporte público municipal. Leia a seguir a entrevista:

Países emergentes aumentam investimento em renováveis

Nos últimos anos, o mapa dos investimentos nas fontes de energia renovável está mudando sensivelmente: o financiamento de projetos e políticas está se deslocando de países desenvolvidos para nações emergentes, mesmo com o atual panorama de incertezas no setor. É o que sugerem dois novos relatórios apresentados nesta quarta-feira (12) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Há muita comida no fundo do oceano

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está convencida de que o planeta tem a capacidade de produzir alimento suficiente para seus sete bilhões de habitantes. Porém, e apesar dos progressos das últimas duas décadas, cerca de 870 milhões de pessoas ainda sofrem fome crônica.
quinta-feira, 13 de junho de 2013

Saneamento e hipocrisia ambiental, artigo de Geraldo M Martins

Uma coisa da qual Cristo tinha e tem grande ojeriza é a hipocrisia. Infelizmente, todos nós, seres humanos, uns menos outros mais, adquirimos esse atributo. Aprendemos a mentir, a fingir e a enganar. Isenção absoluta não há. Mas o pior é enganar a si mesmo. Pensar de um jeito e agir de outro. Ter conhecimento do correto, mas agir falsamente. Não é por menos que muita gente, e os políticos principalmente, fazem de tudo para aparecerem honestos e bonzinhos, enquanto agem como sagazes pilantras. Esperteza! É a velha arte de levar vantagem em tudo: na política, no trabalho, no comércio, na escola e até nas religiões. Maquiavel explorou bem a utilidade desse comportamento humano para os príncipes e governantes dominarem com eficiência os seus súditos. A mentira camuflada.

Poluído na capital, Tietê pode resolver falta de água em Araçatuba/SP

Conhecida pela poluição na região da Grande São Paulo, a água do rio Tietê vai servir para abastecer as torneiras das casas de Araçatuba, a 530 quilômetros da capital. Esta será a primeira cidade não ribeirinha do Estado a usar a água do rio para abastecer sua população de 180 mil habitantes.

Megacidades têm desafio de conciliar crescimento e ar limpo

Em janeiro, imagens apocalípticas percorreram o mundo. O ar sobre as ruas de Pequim escureceu por conta de poeira e partículas de sujeira. O sol se tornou apenas um ponto luminoso distante no horizonte. Nas filas de veículos pelas ruas da capital chinesa, passavam pessoas usando máscaras de proteção para respirar. O governo aconselhou a todos que ficassem ao ar livre o mínimo possível. Uma nuvem gigante de poluição envolveu o país desde a costa leste e fez disparar o número de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Brasileiros criam cinema itinerante movido a energia solar

Um cinema itinerante movido a energia solar foi apresentado no último sábado (8), durante a terceira edição da Virada Sustentável, em São Paulo. Desenvolvido por um conjunto de empresas brasileiras, o sistema de projeção foi instalado em um furgão e abastecido pelos painéis fotovoltaicos fixos na parte superior do veículo, que ficou estacionado no Parque Villa Lobos.

Brasil está entre países que alcançaram metas internacionais contra a fome

Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe estão entre os trinta e oito países que cumpriram os objetivos estabelecidos internacionalmente na luta contra a fome, antecipando o prazo fixado para 2015, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Falta ao Brasil a consciência da gravidade e de como são imediatos nossos problemas ambientais

Com a experiência de quem acompanha de perto o debate sobre meio ambiente, o jornalista Washington Novaes tem credenciais para fazer um alerta. “Falta ao Brasil a consciência da gravidade e de como são imediatos nossos problemas ambientais, como a questão da falta de saneamento e da poluição nas cidades”, afirma, em entrevista para Plurale em revista.

Casca de ovo não é lixo: conheça seus usos inusitados

As cascas de ovo são as maiores inspiradoras de embalagens no mundo. Muitos produtos estão ganhando e já ganharam formas arredondadas baseadas no ângulo fechado da curvatura do ovo na vertical, que faz com que a resistência da casca anule a força aplicada para quebrá-lo e o torna muito forte.

Participe do Eco&Ação









Participe do blog do Instituto Eco&Ação, uma organização civil com objetivos socioambientalistas.

Todo dia, nossa equipe cria, pesquisa e publica textos e reportagens sobre meio ambiente, sociedade civil organizada, sadia qualidade de vida, ...

O Eco&ação entende que, através da difusão da informação, poderá auxiliar as pessoas a gerenciarem seus problemas em observância ao desenvolvimento sustentável, que é o exercício das atividades econômicas com utilização racional e planejada dos recursos naturais, garantidor de sadia qualidade de vida às gerações presentes e futuras.

Conheça nosso blog, deixe seu comentário, seja um dos seguidores,...


Para o ideólogo italiano Domenico De Masi, as determinantes das chances de uma nação alcançar um patamar respeitável de riqueza e bem-estar social amparam-se nas idéias dos que investem na capacidade de elaborar idéias, de criar e fortalecer a cultura.  

A Conspiração dos Derrotados ou Joaquim Barbosa pode renunciar

Por Carlos Chagas



                                               Serão desastrosas as conseqüências, se  os mensaleiros conseguirem convencer a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal a iniciar o segundo tempo do julgamento do  maior escândalo político nacional, dando o dito pelo não dito e o julgado por não julgado, na   apreciação dos embargos apresentados até quinta-feira.
quarta-feira, 12 de junho de 2013

Oficinas trazem experiência dos EUA para tratamento de resíduos sólidos

As cidades de Itanhaém, Guarujá , Ubatuba e São Paulo recebem, a partir desta quarta-feira (12), oficinas sobre alternativas no tratamento de resíduos sólidos ministradas pelo coordenador do Programa Resíduo Zero, da prefeitura de São Francisco (EUA), Kevin Drew. Gestores públicos e membros da sociedade civil poderão conhecer o trabalho desenvolvido na cidade norte-americana, que atinge um índice de 80% na recuperação de resíduos. O resultado é possível com o uso da biodigestão para tratamento dos resíduos orgânicos combinado com a reciclagem dos materiais secos (papel, metal, vidro e plástico).

Nova bateria de íon de lítio pode durar mais de 25 anos

Quantos anos dura uma bateria de carro elétrico? Essa é uma das perguntas mais levantadas por consumidores que têm interesse em comprar um carro elétrico ou híbrido. Em geral, a resposta se aproxima de algo como um “depende das condições de uso” e por “até 10 anos em média”. Durante evento anual da Sociedade Americana de Química, em abril, os cientistas chegaram a cravar um prazo ainda maior: de 5 a 20 anos. É possível ir além.

Governo respeitará direitos indígenas sem abrir mão de grandes empreendimentos, diz Carvalho

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse na terça-feira (11), que o governo federal se mantém disposto a dialogar com os povos indígenas, consultando-os sobre iniciativas e empreendimentos que os afetem, mas sem abrir mão das obras consideradas essenciais ao desenvolvimento do país, a exemplo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Europa tem que cortar emissões em 55% até 2030, aponta ONG

Estudo divulgado nesta terça-feira (11) pela organização não-governamental Greenpeace aponta que a União Europeia terá que realizar um novo corte de 7% nas emissões de CO2 até 2030, para compensar a falha do mercado de crédito de carbono e fazer com que as medidas ambientais sejam realmente eficazes.

Brasil terá quase uma "Belo Monte eólica" em 2020, projeta EPE

Com abordagem exclusiva em fontes de energia eólica, o Leilão de Reserva de 2013, previsto para 23 de agosto, recebeu um número recorde de inscrições: ao todo foram cadastrados 655 projetos de parques eólicos, que juntos somam 16.040 MW de potência. O início de suprimento de energia elétrica está marcado para ter início em 1º de setembro de 2015.

Groupon cria oferta especial para ajudar a Iniciativa Amazônia Viva do WWF

O Groupon, pioneiro no mercado de compras coletivas no mundo, se aliou ao WWF para ajudar a conservar a Amazônia. Entre os dias 10 e 16 de junho, ficará disponível no site do Groupon uma oferta especial para arrecadar fundos para a Iniciativa Amazônia Viva.

Maior aterro de pneus do mundo é visto do espaço

Para os que cuidam direitinho de um pneu, ele pode percorrer em média 32 mil km. Ao fim da vida útil os seus materiais podem se reciclados ou reutilizados para uma variedade de fins. Mas, ainda existem muitos que vão parar em aterros. Um exemplo dessa realidade está na região de Sulaibiya no Kuwait, onde fica o aterro considerado o maior do mundo para pneus.

Manning - o soldadinho de aço



Ana Echevenguá





“... E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos..." - Rui Barbosa - Discursos Parlamentares - Obras Completas - Vol. XLI - 1914 - Tomo III - pág. 86/87. - 1914 - TOMO III - pág. 86/87


Quem luta por Justiça está de olhos e ouvidos abertos para o julgamento do soldado Bradley Manning, que começou em 03 de junho de 2013; e que poderá durar meses, até a decisão final. 
terça-feira, 11 de junho de 2013

Catraca Livre em Florianópolis - Urgente!!



Assine a Petição


O Sintraturb se colocou à disposição da Justiça e da cidade para fazer uma “greve ao contrário” em Florianópolis. Ao invés de paralisar os serviços, nos propomos a operar 100% da frota dos transportes, desde que os ônibus circulem sem a cobrança das tarifas, em sistema de “catraca livre”, enquanto durar a greve. Assine esta petição e ajude-nos a mudar o transporte.
Catraca Livre em Florianópolis

Por que isto é importante?


Os trabalhadores do transporte coletivo da Grande Florianópolis estão em greve desde o dia 10 de junho, causando transtornos para toda a população. O Sindicato dos trabalhadores, Sintraturb, defende a Catraca Livre, uma espécie de "greve ao contrário", ou seja, a circulação de 100% da frota sem cobranças de tarifa. Para tanto, os trabalhadores precisam de autorização judicial e/ou da Prefeitura de Florianópolis. Sem essa autorização judicial, a polícia poderia prender os trabalhadores por apropriação indébita. Quem deve perder com a greve são os empresários do transporte, e não os trabalhadores e a população de Florianópolis. 

Joaçaba (SC): Decisão judicial inédita alegra ambientalistas de todo o País



A proteção ambiental objetiva a preservação da natureza em todos os elementos necessários à vida e à manutenção do equilíbrio ecológico e social, diante do instinto predatório das atitudes civilizadas que, em nome do desenvolvimento e socialização da humanidade, devastam florestas, distratam o solo, extinguem a fauna, poluem as águas e o ar (1). Fernando Cordioli Garcia, Juiz Substituto.

Juiz não homologa acordo e encaminha autos ao Tribunal de Ética da OAB/SC

Decisão proferida pelo juiz Fernando Cordioli Garcia, da comarca de Otacílio Costa (SC), não homologou acordo entabulado entre cliente e instituição bancária – por seus advogados –, sob o fundamento de que seus termos configuram “ato atentatório à dignidade da Justiça”.

Após três anos, BP conclui limpeza de petróleo em três estados dos EUA

Três anos após um gigantesco vazamento de petróleo no Golfo do México, a empresa British Petroleum anunciou que vai concluir as operações de limpeza em três estados americanos (Mississippi, Alabama e Flórida) e manter os trabalhos na Louisiana, o mais atingido pela catástrofe ambiental.

Plano busca viabilizar uso de biocombustíveis na aviação

Agência FAPESP – O Brasil pode ter um papel relevante na indústria mundial de biocombustíveis para aviação. Um relatório elaborado pela Boeing, pela Embraer e pela FAPESP, coordenado pela Unicamp, identificou lacunas e apontou os caminhos que o país deve percorrer para ocupar posição de destaque nesse mercado: mais pesquisa nas áreas de matérias-primas e de produção de biocombustíveis, logística de distribuição, adequação da legislação, entre outras. O relatório foi divulgado pelos três parceiros nesta segunda-feira (10/06), em evento realizado na FAPESP.

Jovem portuguesa encontra no quintal matérias-primas para criar cosméticos naturais

Com o desejo de mudar alguma coisa no mundo e inspirada pela natureza, a portuguesa Francisca Vidal, de 25 anos, criou no início de 2013 uma marca de cosméticos naturais, a Da’ki. Sem a presença de substâncias químicas tóxicas, os produtos artesanais são produzidos pela jovem com a ajuda apenas do namorado.

Vale a pena trocar lâmpadas fluorescentes por LED, defende órgão americano

Vale a pena susbtituir as lâmpadas fluorescentes pelas de LED (light-emitting diode – diodo emissor de luz)? O Departamento de Energia dos EUA (DoE) provou que 675 milhões de dólares (1,2 bilhão de reais) foram economizados com a utilização dos diodos emissores durante o ano de 2012.

Mais da metade dos parques nacionais ainda estão irregulares

Mais da metade dos 68 parques nacionais (Parnas) continuam irregulares, quase oito décadas depois da criação da primeira unidade de conservação (UC) com as regras vigentes. A falta de regularização fundiária dessas áreas tem sido uma das cobranças mais frequentes feitas pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em reuniões com autoridades ambientais federais.

Ação com idosos de favela carioca é exemplo internacional de cidadania

Um projeto de assistência médica gratuita foi desenvolvido no morro Santa Marta, zona sul do Rio de Janeiro. Durante 18 meses, a iniciativa disponibilizou atendimentos médicos a domicílio e favoreceu a popularização de novas tecnologias para a saúde pública, além de dar origem a estudos sociais que revelam condições dos moradores da favela carioca.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros