Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tomada solar recarrega aparelhos na janela

São Paulo – A janela da sua casa pode parecer um lugar improvável para recarregar o celular, mas uma equipe de designers industriais tornou essa opção viável. Eles criaram um carregador portátil que, quando afixado no vidro na presença da luz do sol, é capaz de produzir eletrcidade com ajuda de um conversor.

Após ação do MPF/SE, aldeia Xocó terá água potável

Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou, liminarmente, o imediato abastecimento de água potável para a comunidade Xocó da Ilha de São Pedro, localizada no município sergipano de Porto da Folha. A ação foi movida em dezembro passado durante o Dia D da Saúde Indígena, a mobilização nacional do MPF pela saúde dos povos indígenas de todo o país.

Mais planetas deveriam ser considerados habitáveis, defende cientista na Science

A revista Science desta semana traz uma grande revisão sobre os exoplanetas, planetas fora do Sistema Solar, e a possibilidade de se encontrar vida em outros astros do Universo. Sara Seager sugere que o conceito de zona habitável precisa ser expandido para incluir outras possibilidades que não apenas procurar planetas em locais que poderiam ter água líquida, como considerar atmosferas ricas em hidrogênio e com pouca água.

Madeira ilegal poderá ser usada na construção de casas populares

Carregamentos de madeira extraída ilegalmente e apreendida pela fiscalização ambiental poderão ser doados para projetos de construção de casas populares. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) está pronta para aprovar a medida, sugerida em projeto de lei (PLS 172/2007) do senador Mário Couto (PSDB-PA). A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) é que deve dar a palavra final sobre o assunto no Senado.

Rio espera diminuir em 1,8 mi de toneladas os gases estufa até 2016

O Estado do Rio de Janeiro espera reduzir em 1,8 milhão de toneladas as emissões de gases do efeito estufa de 2014 a 2016, apenas com a ampliação e melhoria dos serviços de trens, metrô, barcas e vias exclusivas para ônibus no Grande Rio. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a redução equivale a quase metade dos 3,8 milhões de toneladas que o governo fluminense comprometeu-se a deixar de emitir no setor de transportes até 2030.

Pernambuco integra rede mundial de produção de energia limpa

O estado de Pernambuco agora está representado em uma das mais conceituadas redes de atuação em defesa da energia limpa no mundo, a Global Alliance for Clean Cookstoves, em português, Aliança Global para Fogões Limpos. O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) é a única organização do Nordeste Brasileiro e a segunda, no Brasil, a integrar a rede. A Prolenha, que tem sede em Minas Gerais, é a outra organização representante do Brasil na rede.

Camisa que dura até 100 dias sem lavar poupa água e dinheiro

A camisa é um dos itens do vestuário masculino que mais costumam bater ponto na máquina de lavar. Ao contrário de outras peças, como calças e blazers, um único dia de uso pode ser suficiente para deixá-la em mau estado, sem possibilidade de ser usada novamente. Já calculou quanta água, energia, sabão e dinheiro são gastos nesse processo?

Brasil é país mais bem informado sobre biodiversidade

Os brasileiros são o povo mais bem informado a respeito de biodiversidade. O título foi dado pela pesquisa Barômetro de Biodiversidade 2013, feita pela União para o Biocomércio Ético (UEBT). Em sua quinta edição, o estudo avaliou o nível de conhecimento e preocupação da população de dez países, além do Brasil, com relação à fauna e flora.

Casa com fachada de algas produz energia, calor e biogás

Algas microscópicas, que podem fornecer material reciclável e combustível, enfeitam as paredes exteriores daquele que talvez seja o projeto mais original da exposição internacional da construção em Hamburgo (IBA, em alemão), aberta em março deste ano e prevista para terminar em novembro. A feira propõe um conceito inovador de arquitetura sustentável que, além de economizar, também produz energia.

Políticas anticrise afetaram saúde de europeus e americanos, diz estudo

As políticas anticrise impostas na Europa e na América do Norte estão tendo um efeito devastador sobre a saúde da população destas regiões, provocando suicídios, depressão e doenças infecciosas, além de reduzir o acesso a atendimento médico e remédios, disseram pesquisadores.

Redução de sacolas plásticas pode diminuir poluição nos mares

Muitos banhistas conhecem a sensação de estar nadando na praia e, de repente, ter uma sacola plástica enrolada em sua perna. O incidente não é fruto do acaso, mas sim, segundo especialistas, consequência das entre 100 e 150 milhões de toneladas de lixo que estão espalhadas pelos oceanos. E o volume, alertam, está aumentando – só de plástico são cerca de 6,5 milhões de toneladas por ano.

Concentração de CO2 se aproxima de limite aceitável e preocupa ONU

A secretária-executiva da Organização das Nações Unidas para o clima, Christiana Figueres, expressou nesta segunda-feira (29) preocupação e fez um apelo para uma ação “urgente” ante a evolução da concentração de CO2 na atmosfera, a ponto de superar o limite simbólico dos 400 ppm (partes por milhão).
segunda-feira, 29 de abril de 2013

Polícia Federal prende Secretario de Meio Ambiente do RS e Secretario Municipal de Meio Ambiente de POA. Em Pelotas também haverá prisões


Essa é realmente uma segunda-feira que há muito merecia existir na história da luta ecológica do RS!!!!!

A Polícia Federal desencadeou a Operação Concutare (do latim, concussão) para executar o cumprindo 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Poluição está mudando infância de crianças chinesas

A tosse crônica e nariz entupido do garoto começaram no ano passado, quando ele tinha 3 anos de idade. Seus sintomas pioraram neste inverno, quando a poluição na região norte da China chegou a níveis recorde. Agora ele precisa fazer inalação e limpeza nasal todas as noites com água salgada canalizada através de tubos de uma máquina.

Brasil tem tecnologia para promover revolução na citricultura, diz pesquisador

Agência FAPESP – A citricultura brasileira poderá ser palco de uma importante transformação nos próximos anos, com a incorporação de conhecimentos avançados em melhoramento genético e genômica. As pesquisas estão bastante adiantadas, disponibilizando novas variedades, mais resistentes às doenças e à seca.

O valor da reciclagem: conhecendo para valorizar

 Vivemos num país onde a desinformação sobre recicláveis é muito grande, fato é geramos grandes volumes de resíduos e não há no país um plano de eficaz de gestão. No entanto, a quantidade de recicláveis que geramos, em vez de reciclados ou reutilizados, são encaminhados aos aterros sanitários (cerca de 70% desses recicláveis, impactam o solo e lençol freático).

Emissão de gases estufa em países industrializados cai em 2011

As emissões de gases do efeito estufa por nações industrializadas caíram 0,7 por cento em 2011, graças à adoção de novas fontes energéticas nos EUA e à desaceleração econômica na Europa, segundo dados compilados pela Reuters e apresentados nesta sexta-feira (26). Por Alister Doyle, da Reuters, no UOL Notícias.

Fim dos lixões sem inclusão dos catadores pode levar a problema social

O fim dos lixões em todo o país, previsto para ocorrer a partir de agosto de 2014, representará um ganho ambiental mas poderá gerar um passivo social. A Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga os municípios a depositarem o lixo em aterros sanitários controlados, o que significa um melhor ordenamento dos resíduos, que deixarão de poluir o meio ambiente, mas ao mesmo tempo representa o fim do trabalho para milhares de catadores.

Demanda crescente por metais exige que se repense as práticas para reciclagem


Dois relatórios divulgados pelo Painel Internacional de Recursos (IRP), um grupo de especialistas reunidos pelo PNUMA com o objetivo de contribuir para o uso sustentável de recursos, chegaram conclusão que a crescente demanda por metais – e que deve aumentar dez vezes nos próximos anos – urge para que as práticas e processos de reciclagem sejam repensados.

Estudo investiga eficiência da Caatinga na absorção de gás carbônico

A vegetação da Caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico presente na atmosfera, em um processo natural, conhecido como sequestro de carbono. É o que pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, querem provar. Para isso, iniciaram um estudo por meio do qual foram instaladas duas estações micrometeorológicas em Campina Grande, na Paraíba, para monitorar o dióxido de carbono absorvido pelas plantas da região.

Rio diz que vai fechar todos os lixões até agosto de 2014

A meta de fechar todos os lixões até agosto do ano que vem, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), certamente será alcançada no Rio de Janeiro. A garantia é do superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio, Victor Zveibil.

Envelhecimento expõe América Latina ao risco de câncer, diz estudo

O envelhecimento da população latino-americana, que tende a aumentar nos próximos anos, deve provocar também um grande crescimento no número de mortes pelo câncer. A conclusão é de um estudo feito por um grupo por mais de 70 especialistas no tratamento da doença na região, cujos resultados foram publicados pela revista médica “Lancet Oncology” e apresentados em uma conferência em São Paulo nesta sexta-feira (26).

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros