Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Estudo europeu diz que um refrigerante por dia aumenta risco de diabetes

Beber uma ou mais latas de refrigerantes por dia aumenta o risco de diabetes na vida adulta, de acordo com um estudo europeu [Consumption of sweet beverages and type 2 diabetes incidence in European adults: results from EPIC-InterAct] publicado na revista britânica Diabetologia.

Para fórum, segurança alimentar depende do fim de agrotóxicos e transgênicos

 
 Um novo modelo de  produção de alimentos, baseado na agroecologia, sem o uso de sementes transgênicas, agrotóxicos e fertilizantes químicos, em pequenas propriedades familiares, e a regulação do abastecimento e distribuição são os maiores desafios para a segurança alimentar no Brasil.

Novas regras para Reserva Legal

As regiões da Zona Leste e Calha Norte do Pará têm novas regras para recuperação da Reserva Legal. Decreto Presidencial publicado nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a redução da Reserva Legal para até 50% da área de imóveis rurais situados em áreas definidas pelo Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) nessas regiões.

Estado do Rio vai facilitar licenciamento ambiental para silvicultura

O secretário de estado do Ambiente, Carlos Minc, informou na quinta-feira (25) que o governo do Rio de Janeiro vai baixar um decreto regulamentando projeto de lei já aprovado pela Assembleia Legislativa e que facilitará a concessão de licenças ambientais para os silvicultores que plantarem até 50 hectares de árvores para fins comerciais em suas propriedades. O decreto, que já está nas mãos do governador Sérgio Cabral, foi resultado de um trabalho conjunto das secretarias do Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico.

Estudo aponta que bagaço da cana pode ajudar a purificar água poluída

Um engenheiro ambiental descobriu que o resíduo do bagaço da cana de açúcar pode retirar corantes de águas contaminadas, resultantes de processos industriais. A descoberta partiu de um estudo de Mestrado de Ecologia na Universidade Santa Cecília, em Santos, e está em processo de patente.

Suíça sugere normas para reduzir sofrimento no sacrifício de répteis

A Suíça anunciou nesta quinta-feira (25) que vai propor uma série de normas para reduzir o sofrimento de répteis abatidos para o uso do couro. Animais como serpentes, crocodilos e lagartos são usados pela indústria da moda para a confecção de bolsas, sapatos e outros artigos.

Rio e Acre assinam acordo para agilizar mercado de carbono no País

Sob o “guarda-chuva” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os estados do Acre e do Rio de Janeiro assinaram nesta quinta-feira (25), na sede do banco, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de alavancar o desenvolvimento de um mercado de ativos ambientais no Brasil. Segundo o BNDES, o acordo abre caminho para o estabelecimento de um mercado de carbono no Brasil.

Ritmo de consumo na Ásia pode se tornar insustentável, diz ONU

A região da Ásia e Pacífico ultrapassou o resto do mundo no consumo de matérias-primas e irá continuar líder no setor, indica um relatório lançado nesta quarta-feira (24) pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma. Mas de acordo com a agência, o ritmo atual pode se tornar insustentável para o continente.
quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hidrelétricas podem afetar sistema hidrológico do Pantanal

O projeto de construção de mais 87 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na Bacia do Alto Paraguai, em discussão atualmente, pode afetar a conectividade do planalto – onde nasce o Rio Paraguai e seus afluentes – e a planície inundada do Pantanal – por onde as águas desses rios escoam –, dificultando o fluxo migratório de peixes e outras espécies aquáticas e semiaquáticas pelo sistema hidrológico.

Incentivo às embalagens sustentáveis

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) firmou compromisso com o Instituto de Embalagens para o desenvolvimento sustentável do setor e promoção do consumo consciente, do descarte responsável e da educação e conscientização da população. A iniciativa faz parte do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) e foi celebrada na modalidade “iniciativa voluntária”, que são ações empreendidas pelo setor privado ou por organizações da sociedade civil sem o concurso de recursos governamentais.

Vírus semelhante ao da hepatite C é encontrado em morcegos, diz estudo

Os morcegos armazenam naturalmente vários grupos de vírus, incluindo um semelhante ao da hepatite C, ainda que seja desconhecida a relação entre os animais e a enfermidade infecciosa humana, de acordo com um estudo divulgado nesta semana na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”.

Grande SP tem pior qualidade do ar em dez anos, diz Cetesb

A região metropolitana de São Paulo atingiu em 2012 o pior índice de poluição por ozônio (O3) nos últimos dez anos, mostra relatório anual de qualidade do ar da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O informe revela, ainda, que quase 10% da qualidade do ar foi considerada inadequada ou má no ano passado, outro recorde da década.

Para proteger ozônio, ONU ajudará China a acabar com gás HFC

O organismo da ONU encarregado da luta contra as substâncias que reduzem a camada de ozônio anunciou nesta terça-feira que concederá à China US$ 385 milhões em um período de 17 anos para ajudar a deter a produção do gás HFC, utilizado em geladeiras, aerossóis, ou nos aparelhos de ar-condicionado.

Cientistas modificam bactéria para produzir biodiesel mais eficiente

Cientistas alteraram amostras de Escherichia coli, tipo de bactéria da qual há cepas que comumente se encontram no intestino, para produzir um tipo de biodiesel mais eficaz do que os que existem hoje no mercado. O trabalho foi feito por cientistas britânicos e publicada nesta segunda-feira (22) pela “PNAS”, a revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Caminhadas por trilhas antigas revelam belezas, mas também ocupações ilegais em Florianópolis


Protegidos por propriedades particulares, caminhos usados por agricultores e caçadores desde o período colonial agora têm acesso restritoA subida aos quatro pontos mais elevados da Ilha, ou ao mais próximo possível deles, seguindo caminhos ainda hoje percorridos e respeitando nomes e conhecimentos repassados de pai para filho há pelo menos 300 anos, revelou ângulos inéditos de Florianópolis. Lugares antes só vistos por agricultores e caçadores que, independentemente da altitude conquistada, testemunharam o surgimento gradativo de manchas urbanas na mata nativa. Presenciaram, também,  a transformação irreversível da paisagem natural da Ilha.

Bons ventos sopram no Sul

Escolhida por seu potencial eólico, região abrigará, em novembro, maior feira de energias renováveis do país. Evento foi lançado em Hannover e será divulgado em 62 paísesOs 10 mil metros quadrados da RENEX (Renewable Energy Exhibition) abrigarão 150 expositores, dos quais 30% devem ser estrangeiros. “Estamos iniciando hoje a divulgação em 62 países.
terça-feira, 23 de abril de 2013

STJ derruba liminar que suspendeu estudos de licenciamento ambiental de usina no Rio Tapajós

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar que suspendeu temporariamente o processo de licenciamento ambiental das obras da Usina Hidrelétrica São Luís do Tapajós, no Rio Tapajós, oeste do Pará. O presidente do STJ, Felix Fischer, acatou pedido feito pela União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão do ministro deve ser publicada até quarta-feira (24).

Casca de banana pode descontaminar águas poluídas com pesticida, diz pesquisa da USP

Um estudo da USP identificou que a casca de banana pode ser utilizada no tratamento de água contaminada pelos pesticidas atrazina e ametrina. Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) fizeram testes com amostras coletadas nos rios Piracicaba e Capivari, no interior do estado de São Paulo, que comprovaram a absorção de 70% dos químicos pela casca. Embora ainda não comprovada a toxicidade desses pesticidas em seres humanos, a utilização de ametrina é proibida nos Estados Unidos por ter provocado mutação em espécies aquáticas.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem planta com tolerância à seca

Um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pode ser a solução para os estragos causados pela estiagem nas lavouras. Pesquisadores descobriram no café o gene CAHB12, com tolerância à seca.

Autoridades da China admitem que transmissão do vírus H7N9 pode ser possível entre pessoas




As autoridades sanitárias da China admitiram na quinta-feira (18) que o contágio de três membros de uma mesma família pelo vírus H7N9 pode indicar que há transmissão entre humanos da nova variante de gripe aviária. Apenas na China, 83 pessoas foram afetadas pelo vírus. O caso mencionado pelas autoridades refere-se a uma família, de Xangai, que inclui o pai, de 87 anos, que morreu no último dia 4, e dois filhos.

Reativação do programa nuclear é prioridade para o governo, diz ministro

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, afirmou na quarta-feira (17) durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que a reativação do programa nuclear brasileiro para fins pacíficos é um dos principais programas do ministério e prevê a construção de um reator que produzirá energia limpa para utilização medicinal.

Gorbachev pede uma ‘perestroika’ das políticas ambientais globais


O ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev, pediu nesta quinta-feira (18) uma “perestroika” (reestruturação, em russo) das políticas ambientais para reduzir a brecha existente entre países ricos e pobres, além de revolucionar a maneira que a população valoriza a vida do planeta.

Sustentabilidade na escola é tema de evento em Brasília




Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Este é o tema da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília. Representantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente (MMA), que a promovem, reúnem-se com entidades parceiras até quinta-feira para discutir o planejamento de metodologia do evento.

Atriz Brigitte Bardot pede que Tailândia acabe com tráfico de cães



A ex-estrela do cinema francês Brigitte Bardot, que desde sua aposentadoria, aos 39 anos, dedica sua vida à defesa dos animais, pediu nesta quarta-feira (17) à primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, que proíba o tráfico ilegal de cachorros, que são abatidos em matadouros clandestinos por causa da carne e do pelo.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros