Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Uma pilha pode contaminar o solo por cerca de 50 anos






Alguns objetos muito comuns no dia-a-dia doméstico têm, em sua composição, elementos químicos considerados perigosos, como mercúrio, cádmio, níquel, zinco, manganês e chumbo. Esses materiais estão nas lâmpadas fluorescentes, pilhas, tintas, restos de produtos de limpeza, embalagens de aerossóis – coisas sem as quais não conseguimos viver – e podem causar grandes estragos no meio ambiente e na saúde humana, caso não sejam descartados apropriadamente.

Embalagem biodegradável indica se alimento está impróprio para consumo

Um novo tipo de embalagem biodegradável para alimentos, criada em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP, muda de cor quando o produto começa a se deteriorar, indicando aos consumidores que está impróprio para o consumo. A embalagem, feita com fécula de mandioca, possui um pigmento chamado antocianina, que altera sua cor quando há mudança no pH  do produto (passando de ácido para básico), que acontece durante o processo de deterioração. O projeto foi criado pela engenheira agroindustrial Ana Maria Zetty Arenas, no Laboratório de Engenharia de Alimentos da Poli, e pode ser usado em embalagens de peixe cru.

Prejuízo provocado por carvão e gado é o dobro do PIB do Brasil

A pecuária na América do Sul e a extração de carvão na Ásia são as atividades econômicas mais prejudiciais ao meio ambiente. É o que mostra um estudo publicado na segunda-feira pela coalizão de negócios para Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB, na sigla em inglês), órgão ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Pnuma.

Parlamento europeu rejeita subir preço das emissões de CO2

O Parlamento europeu rejeitou nesta terça-feira (16) uma medida para aumentar nos próximos anos o preço das cotas de emissão de CO2 na UE (União Europeia). Foram 334 votos contrários, 315 a favor e 63 abstenções para a proposta que iria duplicar o preço de CO2 no mercado europeu, prejudicando as grandes indústrias afetadas pela crise econômica.

Indígenas usam educação como ferramenta para recuperar tradições culturais




“Morîîpe erepantî”. É com esta saudação que os visitantes são recebidos na Escola Estadual Padre José de Anchieta, uma das duas existentes na comunidade do Barro. A saudação significa “sejam bem-vindos” na língua macuxi e revela um novo entendimento no processo de educação dos povos indígenas.
terça-feira, 16 de abril de 2013

Justiça suspende operação Tapajós



 Operação militar e policial estava sendo feita na região da Terra Indígena Munduruku, onde está planejada a usina hidrelétrica São Luís do Tapajós

  16/04/2013 às 13h00

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, determinou a suspensão da Operação Tapajós, operação militar e policial promovida a mando do governo federal na região da Terra Indígena Munduruku, onde está planejada a usina hidrelétrica São Luís do Tapajós, no oeste do Pará.

Pesquisa revela que 22,7% da população adulta brasileira sofrem de hipertensão


A hipertensão atinge 22,7% da população adulta brasileira. Desse total, o diagnóstico em mulheres é mais comum, 25,4%, e em homens 19,5%. Os dados são da mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2011, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Degelo na Antártica é 10 vezes mais rápido que há 600 anos




O degelo da Antártica durante o verão é 10 vezes mais rápido que há 600 anos e acelerou nos últimos 50 anos, revela um estudo internacional [Acceleration of snowmelt in an Antarctic Peninsula ice core during the twentieth century] divulgado nesta segunda-feira. Matéria da AFP, no UOL Notícias*.

Usinas eólicas encerram 2012 com capacidade instalada de 2,5 gigawatts


A capacidade eólica brasileira instalada em seus 108 parques alcançou 2,5 gigawatts (GW) no ano de 2012, crescimento de 73% em relação a 2011, segundo o balanço anual divulgado ontem (15) pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Com isso, esse tipo de energia respondeu, no ano passado, por 2% da matriz elétrica do país.

Poluição sonora é alvo do Ministério Público


A poluição sonora agrava problemas de saúde e segurança, aumenta os índices de violência e é considerada um dos grandes desafios ambientais do mundo moderno, mas, mesmo assim, é tratada com omissão por parte dos órgãos públicos. Por isso, o MP quer fechar um cerco contra essa grande vilã das grandes cidades e vai discutir a questão no XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente que acontece do dia 17 à 19 de Abril, em Vitória (ES).

Governo do Rio tem projeto para reassentar 1,5 mil famílias de áreas de risco em Petrópolis


O governo do Rio de Janeiro pretende reassentar 1,5 mil famílias que hoje vivem em áreas de risco máximo no município de Petrópolis, na região serrana fluminense. A ideia é recorrer ao sistema de compra assistida, ou seja, o governo comprará as casas localizadas em áreas de risco e, com isso, ajudará os moradores a adquirir um novo imóvel. A casa comprada pelo Estado é demolida.

DF recolhe 850 toneladas de lixo durante mutirão antidengue


Servidores do governo do Distrito Federal recolheram 850 toneladas de lixo durante o mutirão de combate à dengue realizado na semana passada em Taguatinga. A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira (15) que 26 caminhões e duas carregadeiras retiraram o entulho, móveis e eletrodomésticos na quinta e na sexta.

O comércio ilegal de bílis de urso, cobiçada por suas supostas propriedades medicinais, quase levou estes animais à extinção no Vietnã, onde restaram apenas cem exemplares em liberdade. Segundo a Fundação Animals Asia, há cerca de três mil ursos amontoados dentro de exíguas jaulas em dezenas de fazendas do país, onde lhes extraem a bílis todos os meses para fabricar remédios tradicionais contra doenças hepáticas.

Práticas sustentáveis nas escolas

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) tem o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, promover espaços educadores sustentáveis e apresentar propostas para políticas públicas, por meio de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. O debate nas escolas já iniciou e segue até 31 de agosto. A etapa nacional da conferência acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília.

Em busca do milagre energético

A Lockheed Martin tem um plano para transformar o sistema energético mundial: um tipo viável de fusão nuclear. Bill Gates e outro veterano da Microsoft, Nathan Myhrvold, já despejaram milhões de dólares em um reator de fissão que poderia funcionar à base de resíduos nucleares. A China aproveitou uma pesquisa descartada nos EUA para tentar desenvolver um reator mais seguro, baseado num elemento abundante chamado tório.

Defensoria Pública do Pará pede investigação sobre atuação da Força Nacional em Belo Monte

A Defensoria Pública do Pará em Altamira encaminhou um ofício ao Ministério Público Federal pedindo investigação sobre a atuação da Força Nacional de Segurança Pública nas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. De acordo com o defensor público Fábio Rangel, coordenador do órgão na região, operários que trabalham no canteiro Belo Monte, uma das frentes de obras, denunciaram a ação truculenta de homens da tropa federal.

Cientistas alertam para desequilíbrio de nitrogênio na atmosfera, no solo e nos rios da América Latina

Estudo [Latin America's Nitrogen Challenge] publicado nesta quinta-feira (11) na revista “Science” e que reúne pesquisadores do Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e México defende a adoção de soluções sustentáveis para reduzir o impacto humano no ciclo do nitrogênio na atmosfera, no solo e nos rios da América Latina. Matéria de Eduardo Carvalho, do G1, com informações adicionais do EcoDebate.

Bancada ruralista pressiona para tirar poderes da Funai na demarcação de terras indígenas

Deputados da bancada ruralista prometem apertar o cerco contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a atribuição do órgão de auxiliar na demarcação de terras indígenas no Brasil. Entre as estratégias para pressionar o governo por mudanças, integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura dizem já ter assinaturas suficientes – mais de 180 – para protocolar um pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a Funai, mas ainda não há definição sobre quando isso será feito.

Programa da prefeitura de SP para censo de árvores está ultrapassado

Quantas árvores há em São Paulo? É provável que você não saiba. Nem o poder público da cidade de 459 anos. O prefeito Fernando Haddad (PT) se comprometeu a resolver o mistério: anunciou há uma semana que fará, em dois anos, o inédito censo do verde paulistano.

Cientista brasileiro analisa efeitos da gravidade zero em células do câncer

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (12) na “Nature Reviews Cancer”, que conta com um pesquisador brasileiro como um dos autores, analisa dados divulgados nos últimos 40 anos sobre os efeitos da ausência de gravidade e de viagens ao espaço na biologia das células humanas. O artigo foca em células cancerígenas e no que ocorre com elas – alteração no citoplasma, na expressão das proteínas e outros fenômenos.

Leilão vai contratar energia solar para comunidade isolada no Pará

O primeiro leilão para a contratação de energia elétrica destinada ao suprimento de regiões remotas dos sistemas isolados está marcado para o dia 7 de maio, pelas Centrais Elétricas do Pará (Celpa). O fornecimento de energia será feito por meio de painéis fotovoltaicos (equipamentos usados para absorver a energia solar e transformá-la em elétrica) com conversão para a corrente alternada. Serão atendidas 1.422 casas da Reserva Extrativista Verde para Sempre, que fica no município de Porto de Moz (PA).

Pesquisadores tentam salvar o café das mudanças climáticas

Com um quarto da produção mundial, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do planeta, e o consumo da bebida aumenta cada vez mais. Segundo o IBGE, a estimativa para o ano de 2013 no Brasil é de colher 47,8 milhões de sacas de 60kg de café, mais de 2 milhões de toneladas.

Países discutem eliminação dos HCFCs

Medidas capazes de reduzir os impactos causados à camada de ozônio serão discutidas com governantes e especialistas de todo o mundo. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) enviará representante para participar, nesta semana, da 69ª Reunião do Comitê Executivo do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal, no Canadá. O acordo internacional prevê a redução da emissão de substâncias nocivas à concentração de gases que protege o planeta dos raios ultravioletas.

Cuba pode perder quase 3 mil km2 de terra por avanço do mar até 2050

Cuba corre o risco de perder 2.700 km2 de terra e milhares de moradias até 2050 devido ao aumento do nível do mar, apesar de um programa do governo para diminuir seu impacto, alertou nesta quinta-feira o diretor da Agência Nacional de Meio Ambiente, Tomás Escobar.

Personalidades emitem apelo global em favor da proteção dos oceanos

Um grupo de personalidades, incluindo o filho do comandante Jacques-Yves Cousteau e o príncipe Albert de Mônaco emitiram nesta quinta-feira (11), em Paris, um apelo a favor da proteção dos habitats do alto-mar, prejudicados pelo saque de recursos e pela poluição generalizada.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros