Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ciclista cria bike elétrica movida a energia solar

Adaptada para receber auxílio elétrico, a Solar-Cross é uma bicicleta de alto desempenho abastecida por painéis fotovoltaicos instalados em sua própria estrutura. Idealizado pelo ciclista Terry Hope, o equipamento produz energia quase incessantemente – desde que a bike esteja estacionada ou em percurso ao ar livre, recebendo os raios solares. Segundo informou o criador da Solar-Cross, o equipamento dá auxílio para que o ciclista alcance uma velocidade máxima de 50 km/h.

Hope inseriu os painéis solares em sua Specialized FSR Extreme 1998, que tem alto desempenho para a modalidade motocross. Segundo publicou o site Ecología Hoy, o valor do sistema fotovoltaico não ultrapassou 200 dólares – preço acessível se comparado com a maior parte dos painéis solares comercializados no mercado – mas, como se trata de um primeiro modelo, o veículo não deverá ser vendido, mas servir de inspiração para a indústria de bicicletas elétricas.

Sem se apropriar das baterias convencionais, a bike inovadora também inspira novas aplicações para o equipamento fotovoltaico, cada vez mais presente em diferentes soluções de tecnologia – como veículos, carregadores de gadgets e até eletrodomésticos. No entanto, o posicionamento das placas solares na bicicleta pode acabar estranhando os ciclistas.

Entre as novidades apresentadas para agregar mais sustentabilidade às bicicletas, também ganha destaque a criação do britânico Matt Hope: o designer montou um sistema que utiliza as pedaladas dos ciclistas para mover um filtro, que purifica o ar poluído ao redor da bike. A solução foi criada para incentivar os habitantes da capital chinesa a andarem de bicicleta da maneira mais saudável possível, já que pedalar por lugares muito poluídos pode acabar comprometendo o desempenho do corpo.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros