Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Caminhoneiros franceses bloqueiam estradas contra ecotaxa

Os caminhoneiros franceses protestaram mais uma vez contra a chamada “ecotaxa” ao realizar diversos bloqueios neste sábado (30), provocando grandes engarrafamentos nas principais estradas da França.


No início da noite de sábado os principais pontos de bloqueio começaram a ser liberados, informou à AFP uma fonte da Organização dos Transportadores de Estradas Europeus (OTRE, em francês), organização responsável pelo movimento que pede o fim da taxa.

Segundo os organizadores, foram 26 “cortejos” de caminhões, com um total de 4.500 veículos mobilizados. Ela afirma que outros coletivos de motoristas também fizeram 21 mobilizações, reunindo entre 2.000 e 3.000 caminhões.

“Estamos muito satisfeitos com esta mobilização, maior do que a que fizemos há 15 dias”, afirmou à AFP Gilles Mathelié-Guinlet, da OTRE.

No final da tarde as primeiras barreiras de contenção começaram a ser levantadas, especialmente na região parisiense e no nordeste.

Caminhões que vinham de outros países ficaram bloqueados pelos manifestantes ou reencaminhados pelas autoridades que faziam o controle das barreiras.

O órgão responsável pelo controle das estradas, CNIR, disse, ao final do dia, que havia “acúmulo de 36 quilômetros de engarrafamentos” na região de Paris e de 28 quilômetros de extensão no interior, “o que corresponde à média habitual”.

A “ecotaxa”, imposto aplicado a caminhões com mais de 3,5 toneladas que circulam fora de determinadas vias, deve entrar em vigor no início de 2014, após diversos atrasos. 

Fonte: Exame.com

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros