Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Autoridade dos EUA propõe banir gordura trans adicionada a alimentos

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (7) sua intenção de declarar que os óleos parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans em alimentos processados, não são seguros para uso em comida, devido aos riscos que implicam para a saúde.


A FDA afirmou que baseou sua decisão em provas científicas disponíveis e conclusões de painéis de especialistas científicos.

O órgão tornará efetiva sua decisão depois de um período de 60 dias para obter mais informações sobre o tempo que a indústria da alimentação necessita para cumprir com a proibição desse ingrediente. Os prazos serão diferentes para cada alimentos, dependendo da dificuldade que será para substituí-los.

“Apesar de o consumo de gorduras hidrogenadas artificiais, potencialmente perigosas para a saúde, ter diminuído nas últimas duas décadas nos Estados Unidos, continua sendo uma preocupação maior em termos de saúde pública”, afirmou a diretora da FDA, Margaret Hamburg.

Segundo a FDA, a ingestão de gordura trans por consumidores americanos diminuiu de 4,6 gramas por dia em 2003 para uma grama por dia em 2012.

“Uma nova redução nas quantidades dessas gorduras na dieta americana poderá evitar 20 mil ataques de coração e 7 mil mortes a mais a cada ano”, assinalou.

Natural x artificial – Gorduras trans naturais são encontradas em níveis baixos em alguns alimentos, como carne e produtos derivados do leite. As gorduras trans artificiais são feitas a partir de um processo de hidrogenação do óleo, e são conhecidas como gordura hidrogenada. Esse tipo de gordura pode ser usado, por exemplo, para fazer frituras.

Gorduras trans artificiais também podem ser encontradas em comidas processadas, como biscoitos e bolos, e são as vezes usadas para prolongar a vida dos produtos nos prateleiras.

Uma dieta rica em gorduras trans pode também levar a altos níveis de colesterol ruim no sangue. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros