Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para mais de 7 mil crianças

O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®, iniciativa da BASF – empresa química líder mundial, implementado pela Fundação Espaço ECO®, leva para quatro cidades brasileiras o projeto Teatro Mata Viva®. A iniciativa, que tem como objetivo abordar o tema da sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas, beneficiará mais de 7 mil crianças de escolas das redes municipal e estadual de ensino.
A estreia aconteceu no dia 2 de setembro, em Frutal (MG), onde o Teatro Mata Viva® ficou até a última quarta-feira (11). Até novembro, o projeto levará arte-educadores para as cidades de Rio Verde (GO), Paranapanema (SP) e Camaçari (BA). As apresentações têm como público crianças com idade entre 6 e 12 anos – estudantes de escolas públicas das regiões visitadas. O projeto tem apoio das prefeituras municipais. Nas cidades de Frutal, Rio Verde e Paranapanema, conta também com a parceria de cooperativas agrícolas.

Durante uma semana, em cada cidade, um ônibus itinerante leva estudantes e docentes para o local da apresentação – são duas diariamente – onde também acontecem atividades de educação socioambiental com conceitos de cidadania e cuidados ambientais, aproximando-os do cotidiano das crianças. Com isso, pretende despertar para uma nova consciência e sensibilizar o público para a adoção de práticas sustentáveis na busca pela diminuição do impacto gerado pelas atividades do dia a dia.

O espetáculo educa e diverte o público. Ele narra a trajetória de Manuela, uma garota que, usando seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante a peça, ela e seu novo amigo Navegador terão de vencer muitos desafios até encontrar o verdadeiro significado desse conceito tão discutido e importante nos dias de hoje. Em sua caminhada, a garota se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos-chave da sustentabilidade.

Por meio de um diálogo e muita interação com o público, os arte-educadores realizaram, após o espetáculo, um bate-papo para obter a impressão dos participantes sobre o tema da peça. Após essa atividade, acontece uma oficina de arte por meio do jogo interativo “Corrida Sustentável”. Este jogo consiste na recuperação de uma árvore cênica, na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no País. Ao término, as crianças levam essas fitinhas para casa, contendo mensagens sobre o seu relacionamento com a natureza.

O Teatro Mata Viva® integra o eixo educacional do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®. Ao longo de quatro anos, já beneficiou mais de 36 mil crianças e jovens de mais de 240 entidades, de 16 municípios no Brasil.

Histórico

teatro Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para mais de 7 mil criançasO Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® tem como objetivo orientar produtores rurais sobre recuperação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos das propriedades. Também visa levar o conhecimento e o despertar para a importância da sustentabilidade para todos os beneficiados por suas ações. A iniciativa não só colabora para a recuperação de áreas degradadas, mas também busca conscientizar os envolvidos a melhorarem sua relação com o ambiente em que vivem.

“Estamos falando, principalmente, de comunidades de áreas rurais, que nem sempre têm acesso a projetos que proporcionam essa conscientização. Em parceria com cooperativas agrícolas e prefeituras municipais, vamos até lugares que poucos chegam, levando uma estrutura capaz de proporcionar esses resultados que, com muito orgulho, comemoramos agora”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Em quase 30 anos de história, o programa já diagnosticou 42 mil hectares, atendendo 144 propriedades rurais distribuídas em 75 municípios. 518 hectares já foram restaurados e aproximadamente 96 mil pessoas, entre alunos, professores e comunidades, envolvidas em ações de educação ambiental.

Para as ações de educação ambiental são desenvolvidos três projetos: Atlas Ambiental Mata Viva®, Teatro Mata Viva® e o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva®.

Sobre a Fundação Espaço ECO®

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros