Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O encanto das águas está em seu uso consciente

“Não há jardim bonito e bem cuidado que não necessite de água, porém, mais do que a importância estética de seu uso em jardins, está o impacto do uso correto da água em toda sociedade”. Com este pensamento a engenheira agronômica Ana Rita Gimenes, que coordena a amostra de paisagismo da Expoflora em Holambra, interior de São Paulo, iniciou a entrevista. Com o tema ‘Um amor de jardim’, a ideia é mostrar que os jardins não são apenas espaços para contemplação, mas lugares de interação para as pessoas e a natureza. A mostra reúne 25 ambientes criados por engenheiros, decoradores, paisagistas e outros profissionais da área. Durante um passeio pelos espaços, as celósias com seu vermelho vibrante, dão as boas vindas aos visitantes. Os bancos rústicos trazem uma linguagem mais moderna, com seus troncos retorcidos também contam sua história na natureza e nos remetem ao romantismo dos jardins. A novidade fica por conta do gramado, que recebeu um sistema moderno de irrigação que funciona de forma automática para que não haja desperdício ou falta de água. “É a tecnologia cada vez mais acessível gerando economia e facilidade no manejo”, aponta a engenheira.

Sistema de irrigação

Trata-se de um sistema simples voltado para pequenos ambientes e pode ser instalado em residências ou ambientes coorporativos. O sistema de irrigação Pop-up é instalado debaixo da terra que é ligado através de um sistema de tubos. Quando programado para irrigar o jardim, emerge do solo, sob pressão da água, um pistão que distribui a água de forma igual para todo o gramado. Quando a rega termina o rotator volta a ficar camuflado na grama. O sistema automático permite que a pessoa possa programar a rega em ciclos e por setores. Regar duas vezes por dia um gramado de 300 m², por cinco minutos é suficiente. Com o método pop-up a utilização da água é controlada e pode reutilizar a água da chuva através do sistema de reuso, que consiste em reaproveitar a água captada em um reservatório ou cisterna. Para o engenheiro agrícola Mateus Caffaro Piccinini o objetivo é minimizar o uso da água ao longo do dia, “Temos que preservar os recursos hídricos para que todos tenham água no futuro e apresentamos soluções para ambientes internos e externos, priorizamos recursos para que não haja excesso nem falta de água”.

A ordem é reaproveitar!

Lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em dezembro do ano passado, o Ano Internacional da Cooperação pela Água, considera a água vital para a vida e desenvolvimento, mas as fontes do recurso do planeta são limitadas e economizar água demanda colaboração. Em todo o mundo há um esforço em favor da preservação, reutilização e economia de água, o que tem motivado pesquisadores e organizações a desenvolverem soluções que apontem um futuro sem desperdício.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros