Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto da ANA está entre os 30 mais sustentáveis do Brasil


Devido ao Projeto Servidor Consciente Preserva o Meio Ambiente, a Agência Nacional de Águas (ANA) foi selecionada para integrar o Ranking 2013 do 11º Benchmarking Brasil, que é um programa de fomento à sustentabilidade e que reconhece os detentores das melhores práticas socioambientais do País. Sendo assim, a iniciativa, que é desenvolvida no âmbito da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), está entre as 30 melhores práticas do Brasil no tema da sustentabilidade, segundo o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Em 1º de agosto, acontecerá em São Paulo o Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. Na data, no auditório do Tribunal Regional Federal 3ª Região, serão apresentados os trabalhos selecionados e a lista de classificação das boas práticas de 2013, entre as quais está a iniciativa da ANA. O Projeto Servidor Consciente Preserva o Meio Ambiente visa a sensibilizar, conscientizar e capacitar os servidores da Agência com palestras, campanhas e dicas que busquem chamar a atenção para temas socioambientais importantes, esclarecendo a relevância e os impactos de cada cidadão.

Num primeiro momento, a iniciativa realiza capacitações, palestras e debates técnicos com duas turmas de servidores e colaboradores por ano. Outra linha de ação é por meio da divulgação interna de conteúdos de educação ambiental.

A cada quatro meses, o Projeto Servidor Consciente Preserva o Meio Ambiente visita as salas da ANA para checar se práticas ambientais estão sendo adotadas no ambiente de trabalho, tais como: utilizar o ar-condicionado com janelas e portas fechadas para evitar desperdício de energia, desligar os monitores dos computadores quando estiver fora da sala, imprimir só o necessário e dos dois lados da folha, destinar papéis para a reciclagem e evitar o uso de copos descartáveis, dando preferência a canecas ecológicas.

A partir da análise que o projeto realiza em cada sala, o local recebe uma classificação de: bom, razoável e insuficiente. A sala que completa todos os requisitos ambientais recebe cartão verde e na porta é fixado um certificado de boas práticas atestando que aquele ambiente é uma Sala Sustentável.

Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma iniciativa independente de incentivo à sustentabilidade e busca a difusão, o fortalecimento e o incentivo à adoção das boas práticas socioambientais em instituições brasileiras.

Fonte: Agência Nacional das Águas

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros