Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ONG lança aplicativo para alertar sobre praias impróprias para banho de mar no Reino Unido

Uma organização não governamental (ONG) britânica lançou um aplicativo de celular que avisa banhistas e surfistas sobre as praias impróprias para banho por causa da poluição.

O serviço gratuito envia alertas ou mensagens de texto sobre o lançamento de esgoto e água da chuva em quase 250 praias da Inglaterra e do País de Gales.

O aplicativo foi criado em resposta às preocupações sobre um aumento do despejo de esgoto nas zonas costeiras do país, o que pode causar inúmeras doenças.

A iniciativa, desenvolvida pela ONG Surfers Against Sewage (SAS, na sigla em inglês, ou Surfistas contra o Esgoto, em tradução livre), foi financiada pela agência de meio ambiente do Reino Unido.

As enchentes ocorridas no verão de 2012 no país aumentaram a quantidade de praias sem as exigências mínimas de qualidade da água. Ao mesmo tempo, o número de locais para banho de mar com um maior nível de limpeza caiu.

O aplicativo pode ser baixado em smartphones iPhone ou Android. Além disso, o serviço acessa dados das companhias de água sobre o transbordamento das estações de esgoto. Em dias de chuva forte, esse sistema das estações permite que a água das ruas e o esgoto não tratado sejam despejados no mar, para evitar que haja refluxo nos canos das casas.

Doenças – O aplicativo ainda envia alertas ou mensagens de texto aos usuários quando a poluição atinge níveis considerados perigosos. A informação é postada online.

A SAS espera que o serviço ajude os banhistas a escolher seus locais de lazer com maior segurança, sem o temor de contrair doenças como infecções ou hepatite.

O aplicativo também permite que os banhistas enviem uma mensagem para “cobrar” as companhias de água e relatar lançamentos de esgoto à agência de meio ambiente do país.

O serviço de alerta de esgoto foi testado em três praias de Cornualha, no sudoeste da Inglaterra.

Além disso, uma pesquisa conduzida pelo governo britânico envolvendo 591 pessoas revelou que 94% dos indivíduos que recebiam informação atualizada sobre despejo de esgoto evitavam frequentar as praias onde havia esses lançamentos.

Andy Cummins, um dos diretores da SAS, descreveu a iniciativa como “um conceito inovador, alcançado graças a anos de campanha contra o despejo secreto de esgoto pelas companhias de água”. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros