Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dez alimentos indispensáveis para as crianças

A alimentação durante a infância tem poder de determinar a qualidade do desenvolvimento físico e intelectual para o resto da vida. A gerente de nutrição da Clínica da Primeira Idade, Renata Esteves, preparou uma lista com dez superalimentos que não podem faltar no cardápio dos pequeninos.
Segundo a especialista em nutrição clínica, a ingestão desses nutrientes básicos evitam problemas como atraso no crescimento, dificuldade no ganho de peso, falta de concentração e dificuldade de aprendizado.
 
01 - Carne
 
Seja de boi, frango ou peixe, elas possuem alto teor de ferro heme (hemínico ou orgânico), só encontrado nesses alimentos, e zinco, que previnem anemia e ajudam na formação dos sistemas nervoso e circulatório.

02 - Cereais

Itens como arroz branco e integral, aveia, massas, batatas e mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia.

03 - Frutas in natura

As frutas são excelentes fontes de vitaminas e fibras. As cítricas são ricas em vitamina C, que auxiliam na imunidade e na absorção do ferro não heme proveniente de alimentos de origem vegetal.

04 - Vegetais escuros

Fontes de vitamina A e C, ácido fólico e potássio, o espinafre, o brócolis, a couve e o agrião, por exemplo, ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.

05 - Fígado

Rico em vitamina K, esse alimento é responsável pelo processo de coagulação sanguínea.

06 - Feijão

O feijão é uma poderosa fonte de proteína, ferro não heme (não hemínico) – que está presente também nos vegetais, no leite e nos ovos – e fibras.

07 - Hortaliças cruas

Nas saladas, as hortaliças são um prato cheio de fibras que ajudam no funcionamento intestinal.

08 - Vegetais amarelo-alaranjados

Alimentos como cenoura, abóbora, manga e mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.

09 - Óleos e manteiga

Apesar de serem consumidos em pequena quantidade, azeite e outros óleos vegetais, além da manteiga, são energéticos e ricos em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.

10 - Água

Melhor foram de hidratação do corpo - enriquecida com flúor em estações de tratamento como as da cidade do Rio - é essencial para a mineralização de dentes e ossos.

Fonte: O Globo - Online

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros