Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tocantins decreta estado de emergência por causa de queimadas


O Tocantins continua em segundo lugar no ranking de focos de incêndio no país. A situação fez com o que o governo do estado decretasse situação de emergência por motivo de risco de desastre ambiental por consequência das queimadas. O decreto foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (23).

De acordo com informações do governo estadual, o decreto foi baseado na portaria do Ministério do Meio Ambiente que enquadrou diversos estados, entre eles o Tocantins, em situação de emergência ambiental no período de abril a novembro deste ano.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no período de 1º de janeiro a 25 de julho deste ano, o Tocantins registrou 2626 focos de incêndio, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que contabilizou 4752. Em 2012, no mesmo período, o estado registrou maior número de incêndios, no total de 3039.

Ainda segundo o INPE, três municípios tocantinenses aparecem entre os dez com maior número de focos nas últimas 48 horas. São eles, Araguaçu (6 focos), Ipueiras (4 focos) e Caseara (3 focos). “Não temos como fugir, o nosso clima é todo propício. O risco de fogo é muito alto nesta época e não precisa de muito para surgirem os focos”, diz a coordenadora de monitoramento da Defesa Civil do estado, Andreya Cruz, lembrando que no estado existe uma cultura de se colocar fogo em lixos e vegetação seca, o que aumenta o número de focos.

Brigadistas – Para o combate a esses focos, a Defesa Civil do Tocantins formou cerca de 600 brigadistas no Tocantins para atuarem em 31, dos 139 municípios. Andreya ressalta que a Defesa Civil faz o treinamento, mas que cabe ao município a contratação dos brigadistas. Segundo ela, somente quatro municípios (Ananás, Angico, Lajeado e Peixe) contrataram os profissionais.

A coordenadora afirma que foi feito um trabalho de conscientização junto aos municípios e que, mesmo com os benefícios do ICMS ecológico (um benefício financeiro destinado aos municípios que obtiverem resultados positivos em forma de ações diretas ao meio ambiente), os gestores alegam não ter recursos para contratar os profissionais.

O governo do estado anunciou que serão contratados 50 brigadistas para conter o aumento das queimadas no Tocantins.

Do começo do ano até esta sexta-feira (26), Palmasx registrou 16 focos de queimadas, aparecendo na 51º posição nacional, segundo o INPE. Andreya diz que na capital, existem 40 brigadistas da Defesa Civil municipal que trabalham no combate ao fogo. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros