Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de julho de 2013

País debate gestão de resíduos

A gestão dos resíduos sólidos está sendo debatida em todo o país, que se mobiliza para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Das 668 conferências agendadas, 402 já foram realizadas (60%) até 15 de julho. Deste total, 275 foram conferências municipais, 67 regionais, que englobam mais de um município, e 60 livres, que são as conferências convocadas por qualquer cidadão.


Nas conferências municipais e regionais são definidas ações prioritárias e responsabilidades sobre assuntos que tangem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os chamados eixos temáticos. “Estamos acompanhando as conferências locais e a nossa expectativa é que as contribuições vindas de todo país ajudarão a tornar a PNRS uma realidade no Brasil”, afirma o coordenador geral da 4ª CNMA e diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu.

Delegados - Das etapas municipais e regionais saem delegados que participarão da etapa estadual, que acontece em agosto e setembro (confira as datas abaixo). Nesta fase, além de definir ações em todo o estado, também são eleitos os delegados para a etapa nacional, a ser realizada em outubro, em Brasília. “Essas etapas contribuem para que estados e municípios solucionem entraves e superem os desafios na implantação da gestão dos resíduos sólidos”, destaca Abreu.

Ao contrário das conferências municipais e regionais, as conferências livres não elegem delegados. As propostas definidas durante as reuniões são enviadas diretamente para a etapa nacional. Os dois estados que mais realizaram conferências livres até o momento foram São Paulo e Paraná, com dez e oito reuniões, respectivamente. No total, já foram 60 conferências livres, em 19 estados, com a participação de mais de 7,5 mil pessoas. A sociedade civil é a mais engajada, com a organização de 32 conferências livres, seguida pelo poder público, com 24, e pelo setor empresarial, com quatro.

Outra modalidade de participação popular é a conferência virtual, que acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro, via internet, em parceria com o e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Os participantes poderão propor ações que também serão enviadas diretamente para a etapa nacional, que acontece de 24 a 27 de outubro, em Brasília. O evento reunirá os delegados de todos os estados para produzir um documento com ações prioritárias e uma carta de responsabilidades compartilhadas da 4ª CNMA.

A proposta da 4ª CNMA é divulgar a PNRS para toda a sociedade e contribuir para sua implantação, conhecendo e incentivando parcerias entre governos, setor privado e sociedade civil. O evento também servirá para difundir práticas exitosas que contribuam para desenhos de políticas públicas locais e regionais que envolvam a gestão do lixo. 

Fonte: MMA

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros