Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cosméticos vencidos: conheça dicas e empresas que fazem a coleta



Todos os dias usamos diversos tipos de cosméticos, seja para deixar a pele mais macia ou o cabelo limpo e perfumado. Mas assim como os alimentos, os produtos de beleza também têm data de validade, e quando ela está fora do prazo, a eficiência diminui e os riscos de alergias e irritações na pele aumentam. Mas o que fazer com os cosméticos vencidos?
Como descartar?

Se o produto não é mais próprio para o uso, é preciso se desfazer dele, mas sem agredir o meio ambiente.

Segundo o portal eCycle, o que pode ser feito em casa é separar as peças antes de jogá-las fora. Por exemplo, a embalagem de papel e as partes plásticas e metálicas devem ser devidamente limpas e dispensadas nas respectivas lixeiras para recicláveis. No caso do conteúdo em si, especialistas recomendam colocar no lixo orgânico.

Boas iniciativas

Atualmente, a lista de fabricantes que se responsabilizam pela coleta e descarte adequado de seus cosméticos é muito pequena, já que ainda não existe uma legislação específica que determine para onde devem ir estes resíduos. Mas algumas marcas possuem iniciativas que servem de exemplo.

Brigada de Maquiagem e Esmalte – Avon

Em parceria com a TerraCycle, a Avon criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. A participação é gratuita e aberta a todo território nacional. Basta se cadastrar no site, imprimir uma etiqueta pré-paga pela organização e levar o pacote a uma agência dos Correios. A quantidade mínima para envio são 30 unidades. Podem ser enviados: embalagens de maquiagem de plástico ou papel, tubos e frascos de maquiagem, vidros de esmaltes, pincéis e esponjas de maquiagem e estojos de maquiagem em geral.

Coletor de Esmaltes – Risqué

Quem for à loja Ikesaki, especializada em cosméticos, no bairro da Liberdade, em São Paulo, vai encontrar um coletor da Risqué em formato de um vidro de esmalte gigante. É nesse local que esmaltes de qualquer marca podem ser descartados. Quando recolhidos eles vão parar na indústria de cimento como fonte de energia.

Back to M.A.C

A grife de maquiagem tem um programa de incentivo à reciclagem em que os clientes podem trocar seis embalagens de plástico de produtos da marca, sem resíduos, por um batom. Basta levar as embalagens até uma das lojas da marca. Não participam da ação os batons das linhas Viva Glam e Pro Longwear.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros