Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de julho de 2013

Camera transporta biodiesel por ferrovia


Projeto é desenvolvido em parceria com a América Latina Logística, de Curitiba

A Camera, produtora de biodiesel em sua usina de Ijuí, deverá ser a primeira empresa brasileira do setor a transportar o biocombustível por via férrea. O projeto, desenvolvido em parceria com a América Latina Logística (ALL), já está em fase final de execução e deverá estar operando no início de setembro, quando estará sendo movimentado o biodiesel referente ao 32º leilão (L32).

O Rio Grande do Sul produz aproximadamente um terço da produção nacional de biodiesel e a maior parte deste volume tem como destino região sudeste. Atualmente, todo este transporte é realizado pelo modal rodoviário, com distâncias médias de cerca de 1,2 mil quilômetros. O projeto tem a sinalização positiva dos diversos elos da cadeia do biocombustível, como Petrobras, ALL, ANP e distribuidoras. As sinergias oportunizarão a redução dos custos de transporte, estimada em até 50% em algumas rotas, além da ocupação de vagões que desciam ao Estado com outros combustíveis e voltavam vazios.

Segundo o gerente de Biocombustíveis da Camera, João Artur Manjabosco, cada composição de 15 vagões, que é a capacidade de manobra do Terminal Camera, tirará diariamente das estradas cerca de 30 carretas. A empresa produz até 650 m³/dia do biocombustível em sua usina de Ijuí. O projeto de carregamento ferroviário é piloto para o terminal que futuramente será instalado em Estrela (RS), onde a Camera está construindo sua segunda usina de biodiesel, também com capacidade de 650 m³/dia, que deverá ser inaugurada em janeiro do próximo ano. 

Fonte: Revista Amanhã

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros