Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

No Rio, usina vai transformar o lixo de Gramacho em energia limpa

Transformar o lixo em energia limpa é um desafio que virou realidade com a início das atividades da Usina de Biogás do Aterro Metropolitano de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Instalada no antigo lixão, a primeira usina de gás verde do país vai atender a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.
A usina tem capacidade para suprir 10% da demanda energética da Reduc, com uma produção anual de 70 milhões de metros cúbicos (m³) de gás verde. A obra durou quatro anos e teve investimentos de R$ 240 milhões, com parceria da Prefeitura do Rio e apoio da Petrobras.

O biogás é gerado a partir da decomposição da matéria orgânica do Aterro de Gramacho e em seguida é captado por 301 poços de coleta distribuídos na região. Depois, o produto é transportado por tubulações até a usina de coleta e processamento, onde passa por várias etapas de purificação até atingir o padrão de qualidade exigido pelas especificações técnicas da Petrobras.

O biogás purificado, que será comercializado com a marca registrada Gás Verde, é então bombeado para a Reduc por meio de um gasoduto exclusivo, com seis quilômetros de extensão. A proposta para o futuro é que o biocombustível possa ser produzido para atender o consumo residencial, comercial e veicular.

De acordo com o diretor do Consórcio Novo Gramacho, que integra as empresas Biogás, Synthesis e a construtora J. Malucelli, Paulo Tupinambá, entre as vantagens do biogás estão a inibição de gás carbônico na natureza, as receitas geradas com créditos de carbono, além de benefícios para os municípios do Rio e de Duque de Caxias.

“O biogás é composto por 50% de gás carbônico e 50% de metano gerado da decomposição da matéria orgânica aterrada em Gramacho, o chorume. Se esse gás vai para a atmosfera, o impacto é 24 vezes pior do que o efeito estufa. A usina trata, queima e purifica o biogás que será vendido à Reduc. Ganha o ambiente e ganha a Petrobras, que passa a ter um excedente de gás limpo,” explicou.

Durante 35 anos, o Aterro de Gramacho foi o principal destino de cerca de 80 milhões de toneladas de lixo do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos, tendo se transformado no maior aterro da América Latina. Às margens de um manguezal na Baía de Guanabara, o local foi uma fonte de trabalho para centenas de catadores. O aterro fechou em junho de 2012 e a partir daí o lixo passou a ser levado para a Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica, na região metropolitana do Rio.

O projeto de aproveitamento energético do biogás do Aterro Gramacho foi aprovado recentemente pela UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change) e registrado em maio de 2013 para fins de certificação de créditos de carbono, que serão comercializadas no futuro.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. Falta registrar que o aterro esta encima do manguezal da baia de Guanabara, uma Área de Preservação Permanente - APP como podem notar o código florestal de 1965 já previa o uso e ocupação de app somente pelo poder publico, não consigo compreender como a prefeitura do Rio de Janeiro pode ser proprietária de terra criada em cima de manguezal em outra cidade e ainda ser beneficiada pelos ganhos na venda de créditos de carbono do lixão de outra cidade, gostaria de debate a legalidade disso, hoje a prefeitura do Rio de Janeiro joga lixo em cima do aquífero piranema na cidade de Seropédica no futuro ira ganhar créditos de carbono por isso...ontem foi a baia de Guanabara que perdeu e a cidade de Duque de Caxias, amanha será a qualidade da água potável no lençol freático da baixada fluminense, chamam isso de tecnologia sustentável (economia verde). Ainda o ISS desses serviços serão pagos em suas respectivas sedes no rio de janeiro, existe legislação sobre créditos de carbono? Os catadores aguardam as promessas na epoca do encerramento do lixão...

    ResponderExcluir

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros