Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Escola Ada Sant’anna, de Joinville, reflete sobre biodiversidade em evento da Unesco

Para aderir à "onda verde", alunos vão plantar três mudas de extremosas, árvore que atrai polinizadores
Um novo evento relacionado ao meio ambiente vai mobilizar alunos e professores da Escola Municipal Ada Sant’anna da Silveira, no Paranaguamirim, na próxima quarta-feira (22). Em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), cidades de todo o mundo irão aderir à "onda verde”. O objetivo é celebrar o dia mundial da diversidade biológica.

Reconhecida por suas atividades de educação ambiental, que a levaram a participar da Conferência Rio + 20, no ano passado, e a representar Joinville em um evento da ONU, no dia mundial da água, em março, a escola vai participar de uma iniciativa que prevê o plantio de mudas de árvore, simultaneamente, em diversos locais do mundo. O pátio da escola receberá três novas extremosas, árvore que atrai polinizadores, como beijas-flores e borboletas. A adesão ao evento garantiu um registro no mapa do site especial da Unesco (http://greenwave.cbd.int/en/map_2013).

Além do plantio, que registra novamente o compromisso da escola em cuidar do planeta, os alunos apresentarão um mapa da biodiversidade mundial, elaborado pelas turmas do 6º e 8º anos nas aulas de ciências e matemática. “O mapa traz a biografia de animais presentes no planeta em três dimensões. No Brasil, por exemplo, temos representações do tamanduá bandeira e do jacaré de papo amarelo”, resume a professora Ana Paula Souza. O mapa é um grande painel elaborado com materiais recicláveis, cujo efeito 3D é garantido por embalagens de ovos.

Segundo a professora, os próprios alunos irão fazer registros do evento em diferentes mídias, o que fará parte de um trabalho norteado pelos conceitos de educomunicação (educação pelas e para as mídias). “Eles já estão discutindo o tema da biodiversidade em sala de aula. A apresentação do mapa e o plantio das mudas são ações previstas dentro desse projeto”, relata.

O mapa em 3D apresentado nesta quarta-feira será integrado à grande árvore da biodiversidade, que vai ser inaugurada no próximo dia 5 de junho, o dia do meio ambiente. Animais de diversas espécies serão reproduzidos com material reciclável para registrarem o ano da biodiversidade.

Recentemente, as iniciativas da escola quanto ao meio ambiente e à sustentabilidade foram reconhecidas pelo educador e filósofo Rubem Alves, que recebeu em casa um livro desenvolvido pelos alunos a partir da sua crônica “O Pássaro Encantado”.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros