Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Praça Tancredo Neves deve se tornar um local de lazer na Capital



Prefeito Cesar Souza Junior propõe parceria para a reforma


A revitalização da praça Tancredo Neves, no Centro, pode sair mais rápido do papel caso a sugestão de uma parceria financeira com a prefeitura seja aceita pelos poderes Legislativo  e Judiciário. Seguindo o projeto original, aprovado em concurso nacional há dois anos, o espaço hoje usado para assembleias sindicais e o Pop Gay, no Carnaval, seria remodelado e receberia anfiteatro, cafés, áreas de convivência e estacionamento subterrâneo para mais de 500 carros.

A ideia desta parceria foi apresentadana manhã de ontem pelo prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), em reunião com os presidentes da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Claudio Dutra, e do Tribunal de Contas, Salomão Ribas Júnior. Como a sugestão foi recebida com simpatia, agora o prefeito deve agendar visitas às instituições para apresentar pessoalmente o projeto.

O objetivo da prefeitura é revitalizar o espaço, dando vida, fazendo com que as pessoas possam frequentá-lo de dia, à noite ou nos fins de semana. “A Assembleia construiu anexos, novos espaços para os parlamentares; o Tribunal de Justiça ergueu um novo prédio, o Tribunal de Contas tem agora uma sede à altura da sua importância. E o que fizemos com a praça? Precisamos dar um presente à cidade, revitalizar a praça Tancredo Neves”, disse o prefeito.

O projeto que está com o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) é orçado em cerca de R$ 20 milhões.  Para o superintendente Dalmo Vieira Filho, a proposta de parceria leva em conta que as instituições convidadas serão amplamente privilegiadas com a revitalização. “Seriam disponibilizadas de 600 a 800 novas vagas de estacionamento, que hoje é uma necessidade da nossa cidade”, reiterou, lembrando que este poderia ser o primeiro de uma série de estacionamentos subterrâneos na Capital.

A ideia da parceria financeira mesclaria as responsabilidades da reforma, que teria uma parte bancada pelas instituições e outra pela prefeitura. “Toda a sociedade ganharia com isso, pois teríamos um novo espaço de lazer e permanência, não apenas de passagem como hoje acontece”, frisou Dalmo. 

“Belo e rico espaço”

O projeto de revitalização da praça Tancredo Neves foi apresentado pelo arquiteto Hector Vigliecca, de São Paulo, vencedor do concurso nacional realizado em 2010 pela Prefeitura de Florianópolis. O concurso tinha como perspectiva a conectividade com a malha urbana e a valorização dos edifícios situados no entorno, bem como a integração com o sistema de transporte coletivo e atenção ao possível conflito entre carros e pedestres.

O projeto de Vigliecca, segundo anunciado na época pela prefeitura, foi escolhido por apresentar “caráter entre forma e função, tendo uma concepção plástica muito feliz, externamente simples e perfeitamente integrada à paisagem que resultou em um belo e rico espaço que valoriza os edifícios públicos vizinhos”.

Segundo o projeto do arquiteto, o anfiteatro de eventos deve ser  o ponto central do espaço de 20,5 mil m². Ao redor, corredores de árvores formam um teto verde. O projeto vencedor, anunciado Lazer. Anfiteatro deve ser o ponto central da praça em 2011, nunca saiu do papel.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros