Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Chiclete pode melhorar desempenho cerebral



Ato de mastigar estimula nervo que ativa área do cérebro responsável por estado de alerta.

Mascar chiclete pode “acordar” o cérebro, sugere um estudo do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão, que publicou artigo no periódico “Brain e Cogntion”. Os indivíduos que estavam mascando chicletes durante os testes tiveram uma reação 10% mais rápida do que os demais.

Utilizando ressonâncias magnéticas funcionais, os pesquisadores descobriram que o ato de mastigar afetava oito partes do cérebro - a maioria delas envolvidas na função executiva (ações) ou nas funções motoras, explicou, ao Daily Mail, Duncan Banks, diretor da Associação de Neurociência Britânica.

- Aquelas áreas pareciam mais ressaltadas em pessoas que mascavam chiclete.

Segundo os cientistas, existe uma forte evidência de que o hábito aumenta o estado de alerta, ajuda a manter a atenção e acelera a reação do corpo. O ato estimularia o nervo trigêmeo (de olhos, maxilar e mandíbula), que ativa a parte do cérebro responsável pelo estado de alerta. O chiclete também aumenta a frequência cardíaca, o que, por sua vez, gera fluxo mais intenso de sangue no cérebro.

- As pessoas que mascam chiclete relatam maior produtividade no trabalho, o que se encaixa com o que os estudos mostram no laboratório - comentou Andrew Smith, da Cardiff University, cujo trabalho no passado foi em parte financiado por fabricantes de chicletes.

No estudo da Universidade de Cardiff, o chiclete melhorava a performance quando as pessoas lutavam para prestar atenção ao completar tarefas monótonas. Mas isso não fazia diferença em outras situações.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros