Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

ONU quer fim do ‘tabu dos banheiros’ no mundo e melhorar acesso


A Organização das Nações Unidas lançou nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, uma campanha para tentar terminar com o mortal “tabu dos banheiros” e melhorar o acesso a instalações sanitárias para as 2,5 bilhões de pessoas que não as utilizam, uma causa importante de problemas de saúde.

A iniciativa busca reduzir a triste estatística de 3.000 crianças menores de cinco anos que morrem diariamente por doenças resultantes da ingestão de água imprópria para o consumo, como a cólera ou a disenteria.

“É uma catástrofe silenciosa que merece toda a nossa atenção”, disse o vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson. “Há um tabu no que se refere aos banheiros ao ar livre”, acrescentou Eliasson.

Esta é uma prática corrente para milhares de pessoas nos países pobres, obrigadas a fazer suas necessidades ao ar livre. “Podem imaginar a falta de dignidade deste ato, o risco de ser estuprada se for uma mulher ou uma jovem quando sai à noite, assim como também o risco para a saúde e o meio ambiente”, acrescentou o diplomata sueco.

Um dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio sobre a saúde e a pobreza, estabelecidos no ano 2000, era diminuir em 50% o número de pessoas que não têm acesso a banheiros com água potável para 2015.

Este objetivo está muito longe de se concretizar: ao ritmo anual, nada será alcançado até 2075. “É um tabu com o qual queremos terminar. É um problema para 2,5 bilhões de pessoas”, insistiu Eliasson.

A ONU quer alcançar em 2025 a meta estabelecida em 2000. O grupo WaterAid estima que 2030 é uma data mais realista, mas para cumprir com isso são exigidos dezenas de bilhões de dólares de investimentos.

Segundo Eliasson, os governos devem gastar mais em investimentos sanitários e a construção de banheiros precisa ser uma prioridade. Também é preciso educar a população para evitar doenças. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros